Como restaurar relacionamentos quebrados
Os relacionamentos mais íntimos podem adoecer. As amizades mais próximas podem se acidentar nos rochedos das decepções e das mágoas. As palavras de amor podem ser substituídas pelas acusações ferinas; os abraços fraternos podem ser trocados pelo afastamento gelado; a alegria da comunhão pode ser perturbada pela tristeza da mágoa.
Os relacionamentos adoecem na família, na igreja e no trabalho. Pessoas que andaram juntas e comungaram dos mesmos sentimentos e ideais, afastam-se. Cônjuges que fizeram votos de amor no altar, ferem um ao outro com palavras duras. Amigos que celebravam juntos as venturas da vida, distanciam-se. Parentes que degustavam as finas iguarias no banquete da fraternidade, recuam amargurados. Irmãos que celebravam festa ao Senhor no mesmo altar, apartam-se tomados por gélida indiferença.
Como podemos restaurar esses relacionamentos quebrados? Como podemos despojar-nos da mágoa que nos atormenta? Como podemos buscar o caminho do perdão e tomar de volta aquilo que o inimigo saqueou da nossa vida?
1. Reconhecendo nossa própria culpa na quebra desses relaciomentos. É mais fácil acusar os outros do que reconhecer nossos próprios erros. É mais fácil ver os erros dos outros do que admitir os nossos próprios. É mais cômodo recolher-nos na caverna da auto-piedade do que admitir com honestidade a nossa própria culpa. A cura dos relacionamentos começa com o correto diagnóstico das causas que provocaram as feridas. E um diagnóstico honesto passa pela admissão da nossa própria culpa.
2. Tomando atitudes práticas de construir pontes de aproximação em vez de cavar abismos de separação. A honestidade de reconhecer nossa culpa e a humildade de dizer isso para a pessoa que está magoada conosco é o caminho mais curto e mais seguro para termos vitória na restauração dos relacionamentos quebrados. Jesus Cristo nos ensinou a tomar a iniciativa de buscar o perdão e a reconciliação. Não podemos ficar na retaguarda, nos enchendo de supostas razões, esperando que os outros tomem a iniciativa. Devemos nós mesmos dar o primeiro passo. Deus honrará essa atitude.
3. Tomando a atitude de perdoar a pessoa que está magoada conosco assim como Deus em Cristo nos perdoou. É mais fácil falar de perdão do que perdoar. O perdão não é coisa fácil, mas ele é necessário. Não podemos ser verdadeiros cristãos sem o exercício do perdão. O perdão também não é coisa rasa. Não podemos nos contentar com uma cura superficial dos relacionamentos feridos. Não podemos ignorar o poder da mágoa nem achar que o silêncio ou o tempo, por si mesmos, possam trazer cura para esses relacionamentos quebrados. O perdão é mais do que sentimento, é uma atitude. Devemos perdoar porque fomos perdoados e devemos perdoar como fomos perdoados. Devemos apagar os registros que temos guardado nos arquivos da nossa memória. Não devemos cobrar mais aquilo que já perdoamos nem lançar mais no rosto da pessoa aquilo que já resolvemos aos pés do Salvador. O perdão é um milagre. Ele é obra da graça de Deus em nós e através de nós. É dessa fonte da graça que emana a cura para os relaciomentos quebrados. Que Deus nos dê a alegria da cura dos relacionamentos no banquete da reconciliação!
| Este artigo foi escrito por Pr. Hernandes em 1 de março de 2010 às 8:16, e está arquivado em Pastorais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site. |




há 6 meses atrás
Que mensagem edificante! O perdão é mesmo um milagre…pois quando oramos por quem nos persegue, sentimos paz e qualquer sentimento ruim fica longe da nossa alma…
há 6 meses atrás
Pastor parabéns seu website eh sempre um banquete de Deus para minha vida.
Deus te abençõe
há 5 meses atrás
Rev. Parabéns.
Deus continue concedendo ao amado discernimento e sabedoria para escrever sobre assuntos tão edificantes.
há 5 meses atrás
Pastor..
Graça e Paz!!
Assisti esta pregação na TV e me apaixonei..chorei muito e adorei este website..Que Deus continue o abençoando com a sabedoria dos céus, mais e mais..
Grande abraço..
há 5 meses atrás
Embora é uma excelente mensagem o Rev. Hernandes por ser um pregador bíblico deveria acrescentar os textos bíblicos que confirmem suas conclusões…
É só…
há 5 meses atrás
Amado rev. o amamos muito,que Deus o conserve
assim como uma boa oliveira juntas as aguas,cmo devemos a vc por sua imensa edificaçao ,com que tem nos edificado no Reino do Pai.
forte abraço no amor de Jesus.
há 5 meses atrás
Pastor Hernandes dias, que Deus te abençoe sempre!
tenho me edificado muito em suas conclusões e estudos, agradeço a Deus por ter descoberto este site
fica na santa paz.
há 4 meses atrás
rev. sinto-me edificado com suas menssagens que DEUS continue abençoando o senhor e sua familia.
há 4 meses atrás
Amado Pastor Hernandes,
gostaria de te dizer que louvo a Deus pela sua vida, pelo seu ministério, e pela palavra que o Senhor Jesus sempre te usa para trazer aos nossos corações. Eu te vejo como um homem sério nas coisas de Deus e como um profeta que Deus usa poderosamente através das suas pregações e ensino da Palavra.
Obrigada,
continue o bom combate, e que o Senhor Jesus supra todas as suas necessidades em Cristo Jesus.
Lembre-se, tudo pode parecer um caos ao nosso redor, ao seu redor mas a terra era sem forma e vazia, um caos ATÉ que: DEUS FALOU. E depois que Deus falou, tudo se transformou. E Deus já falou na sua vida meu amado irmão. A Palavra de Deus está cheia de promessas E Ele JÁ falou, o caos não existe mais. Você é homem muito amado.
No Senhor Jesus,
Maria Aparecida
há 1 mês atrás
Que mensagem maravilhosa e edificadora!
Precisamos viver de acordo com a Palavra do Senhor, só assim seremos sarados de corpo, alma e espírito!
há 3 semanas atrás
Olá pastor como vai? antes gostaria de dizer que o admiro muito pela sua simplicidade, objetividade e humildade ao expor a santa palavra de DEUS. Que o ETERNO Continue a lhe abençoar, para que voce possa sempre ser abençoador.. mas agora me tire uma duvida: o que quer dizer com: “tomar de volta aquilo que o inimgo saqueou de nossas vidas?” seria o mesmo de restituir?
há 3 semanas atrás
Rev. Hernandes
Tenho sido abençoada através do seu programa Verdade e Vida que assisto todos os sábados.
Gostei muito desta mensagem, perdoar é realmente um milagre.
A paz!
Adileia