A ceia do senhor, o sacrifício supremo

INTRODUÇÃO

1. A Ceia do Senhor, um dos temas mais polêmicos da História da Igreja

A ceia do Senhor é o elo de ligação entre as duas vindas de Cristo. Ela é o monumento da primeira e a promessa da segunda. Poucos assuntos foram mais polêmicos do que a Ceia do Senhor. Esse assunto dividiu opiniões, igrejas e até denominações. Depois da Reforma do Século XVI cristalizaram-se quatro posições diferentes de interpretação:
a) Transubstanciação – Os elementos da Ceia se transubstanciam em corpo, sangue, nervos, ossos e divindade de Cristo.
b) Consubstanciação – Cristo está presente fisicamente em e sob os elementos.
c) Memorial – A Ceia não passa de uma lembrança do que Cristo fez na cruz.
d) Meio de Graça – A ceia é um instrumento de edificação espiritual dado à igreja.

2. A Festa do Ágape, uma distorção que fez mal à igreja (1Co 11.17-22)

Na igreja primitiva, antes da celebração da Ceia havia uma refeição onde todos os crentes participavam. Eles traziam de casa a sua comida e faziam um “ajunta pratos”. O objetivo desta festa era a manifestação do amor solidário e a demonstração da comunhão fraternal. Quem tinha mais ajudava quem tinha menos. Assim, os crentes mais pobres podiam usufruir as benesses de uma mesa mais farta. Esta prática, porém, perdeu seu propósito original, uma vez que os crentes de Corinto perderam de vista a solidariedade e conseqüentemente a comunhão fraternal. O resultado Paulo denuncia:

Em primeiro lugar, eles faziam acepção de pessoas (11.21,22). Os ricos se afastavam dos pobres em grupinhos seletos e comiam e se embebedavam enquanto os pobres nada tinham o que comer. Assim, eles menosprezavam a igreja e humilhavam os pobres. As ordenanças de Cristo nos tornam melhores e então ficamos piores. As ordenanças de Cristo derretem o nosso coração ou então, o endurecem. Ilustração: a brincadeira no piquenique da igreja: Dois grupos jogando ovos para os outros pegarem. Enquanto eles jogavam duas crianças pobres chegaram para a pessoa que estava organizando e perguntou: se sobrar alguns ovos da brincadeira, eu e meu irmão podemos levar para casa. A pessoa sabiamente interrompeu a brincadeira, premiou o vencedor e deu todos os ovos para os dois meninos. Entendeu que era errado alguns membros da igreja se divertirem à custa de outros.

Em segundo lugar, eles tinham divisões dentro da igreja quando se reuniam (11.18). Possivelmente os quatro partidos da igreja (Paulo, Apolo, Cefas e Cristo) podiam ser vistos na reunião da Ceia.

Em terceiro lugar, eles se reuniam para pior, pois pervertiam o significado da Ceia do Senhor (11.17,20). Ao reproduzirem uma caricatura da Ceia do Senhor e distorcerem seu significado, eles se reuniam para pior e não para melhor. Eles saíam da igreja mais culpados, mais longe de Deus e uns dos outros. Eles pecaram contra os irmãos (11.22) e contra Cristo (11.27).

Clique aqui para ler o texto na íntegra

3 Comentários

  • pastor o sr e uma benção Posted 15 de dezembro de 2011 17:35

    pastor o sr e uma benção

  • jose ernani filuszteck Posted 29 de abril de 2016 17:59

    reverendo hernandes ;esta sendo uma honra em enviar lhe a minha satisfaçao.sou grato ao nosso DEUS ,por usar vossa senhoria.sou muito grato a ti .tenho copiado todas as mensagens a mao ,agradecido ernani.moro bem perto da igreja batista monte horebe.do pastor paulo ramos.mais eu pertenço a assembleia de deus jardim colina no bairro inhoaiba.sou muito grato .caso tenha estudos novos ,envia me estou sendo enrequecido com as mensagens que tu mandas DEUS TI ABENÇOE

  • ewerton gusmao Posted 2 de fevereiro de 2019 19:00

    gloria a Deus graça e paz reverendo

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *