A enfermidade na perspectiva de Deus

01. Somos um ser integral – Lc 2:52 = somático, social, intelectual e espiritual. Martin Luther King diz que a religião trata com o céu e com a terra. Trata com o corpo e com a alma. O pecado não só separou o homem de Deus, mas separou o homem de si mesmo. O homem é um ser em conflito, um ser doente. A enfermidade atingiu também a natureza. Ela está gemendo aguardando o dia da sua redenção.
02. O corpo na perspectiva de Deus – A dicotomia que diz que Deus está interessado apenas na salvação da alma (Pietismo) não possui base bíblica. Ela é fruto do dualismo grego: espírito puro e matéria má. Assim, o corpo era visto como o claustro da alma. 1) O corpo é santo (Jesus tem um corpo); 2) O corpo será glorificado (Rm 8:11); 3) O corpo é santuário de Deus (1 Co 6:19,20); 4) O corpo é meio de adoração (Rm 12:1); 5) O corpo é instrumento da ação de Deus (Fp 1:20-24).
03. A saúde e a doença – Até a Renascença, a medicina era “à beira-do-leito”. A partir daí, o corpo passou a ser dissecado, detalhado. Surgiu então, a medicina tecnológica. A Revolução Industrial, criando os grandes centros urbanos, propiciou a proliferação do atendimento hospitalar. A medicina deixava de ser “à beira-do-leito” para ser “medicina-de-massa”, despersonalizada, impessoal, coletiva. O paciente deixava de ser uma pessoa que padecia, para ser “um caso”, um órgão doente. Era a medicina organicista que surgia.
04. O temor do Senhor é saúde – As leis cerimoniais suplantavam em termos de cuidados profiláticos a medicina mais avançada da época (Ex 15:26)- A circuncisão é um dos meios mais eficazes para se evitar o câncer no colo do útero. O menor índice está em Israel. O isolamento do leproso foi um avanço tremendo para tratar a questão da lepra, a mais temida enfermidade dos séculos antigos. Nem mesmo a peste negra no século XIII e XIV que matou um terço da Europa ou o aparecimento da Sífilis nos fins do século XV produziu tal pavor. A lepra foi um terror nos séculos VI e VII e atingiu seu pico aterrador nos séculos XIII e XIV. A lepra foi vencida quando os médicos voltaram-se para o princípio de Levítico 13:46. O enterrar as fezes era um expediente fundamental para evitar-se a proliferação de doenças. O livro de Levítico é um manual de medicina profilática, mais avançado que os mais modernos manuais de medicina da época.
05. A doença é uma das facetas do sofrimento humano. O mundo ainda geme em suas dores; ainda temos corpos corruptíveis (Rm 8:22,23; 2 Co 5:2; 1 Co 15:53). A Bíblia fala de homens santos que ficaram doentes: Eliseu (2 Rs 13:14; Epafrodito (Fp 2:25-27; Timóteo (1 Tm 5:23; Trófimo (2 Tm 4:20); Paulo (2 Co 12:7).
06. Medicina psicossomática – Esse termo foi cunhado em 1818. Essa medicina vê o homem como uma unidade que sente e sofre de maneira global (Pv 12:25; 15:13; 17:22; 18:14; Sl 38:2,4,9,11,8,3,7,10).
07. A medicina humana e a medicina de Deus – A cura de Ezequias. Deus cura através dos meios – O plano de Deus inclui tanto a medicina humana como a divina. Há lugar para a prevenção e para a cura. Há lugar tanto para a oração da fé quanto para a terapêutica do remédio. Há lugar tanto para o relógio de Acaz quanto para pasta de figos. Há lugar tanto para a ação sobrenatural de Deus quanto para a ação natural do conhecimento humano. A medicina não age à parte de Deus, mas como instrumento de Deus. Tirem a pedra da incredulidade e vejam a glória de Deus. Entre a morte e a vida existe uma pedra que precisa ser removida.
08. A paz não vem em comprimidos. Os vícios e as doenças = O álcool é um assaltante de milhões de cérebros. Doença coronária e câncer nos maços de cigarro. A cegueira pela gonorréia. Várias doenças físicas e mentais pela sífilis. Com a invenção da penicilina na década de 1940 parecia que as doenças venéreas iriam recuar, mas isso não aconteceu em todos os países. As doenças sexualmente transmissíveis destroem milhões de pessoas em todo o mundo (1 Co 6:18; Rm 1:24-28). A AIDS é hoje uma pandemia. O preservativo ao mesmo tempo que tenta evitar as conseqüências, estimula a prática da causa. Os superlativos do sexo são hoje a causa de doenças terríveis no corpo, nas emoções e na alma.
09. Mente transtornada, corpo doente – Distúrbios no sistema digestivo, no sistema circulatório, no sistema nervoso, nos músculos das juntas, doenças de pele. O problema não é fundamentalmente sua comida, mas a preocupação que devora você. O alto preço da vingança. Quem não perdoa não tem paz. Quem não perdoa adoece. Amem ou pereçam. “No momento em que começo odiar um homem, torno-me seu escravo. O homem que odeio me acompanha onde vou. Não posso escapar a esta pressão da mente. O homem que odeio não me permite saborear a comida. O homem que odeio não me permite dormir. Minha cama é uma tortura. Realmente devo entender que sou um escravo do homem sobe quem recaiu o meu ódio.”
10. As doenças hamartiagênicas – O pecado produz doenças (Sl 32, 38, 1 Co 11:30; Tg 5:16).
11. Lama ou estrelas? Dois homens olham através das mesmas barras, um vê a lama, o outro, as estrelas – Exemplo: John Bunyan, David Brainer, William Cowper. “Por trás de uma providência carrancuda, esconde-se uma face sorridente”.
12. Esboço do estudo
1) Conceito de enfermidade
2) Abrangência de enfermidade: emocional + psico + espiritual + físico
3) Posições extremadas
3.1) O diabo é o protagonista de todas as enfermidades
3.2) Todas as enfermidades são conseqüência de um pecado específico e pessoal
3.3) A expiação incluiu tanto o pecado como a enfermidade. Assim, portanto, como somos salvos por meio da cura, devemos necessariamente sermos curados pela cruz
3.4) Se a enfermidade é obra de Satanás, devemos rejeita-la como rejeitamos o pecado.
3.5) Não devemos orar pela cura, dizendo: “se for da tua vontade”
3.6) É da vontade de Deus curar sempre
3.7) A falta de fé e o pecado são a única causa que inibe a cura.
3.8) Deus não cura mais hoje. Agora ele não é mais o EU SOU, mas o EU ERA (Jesus e Marta).
3.9) Os dons cessaram.

4) As causas da enfermidade
4.1) Pecado original é a causa maior
4.2) Pecado pessoal
4.3) Diabo
4.4) Desobediência aos mandamentos de Deus – Ex 15:26; Dt 28; Os mandamentos de Deus na lei (sobre circuncisão, lepra, higiene, gordura etc).
4.5) problemas naturais – catástrofes
4.5) Epidemias – mosquito dengue, tifóide,
4.5) vícios – álcool, fumo, drogas, sexo, ansiedade

5) Os propósitos da enfermidade
5.1) A enfermidade em si não é boa, mas Deus pode usa-la para a sua glória – Jo 9; 11.
5.2) Trazer senso da eternidade
5.3) Trazer quebrantamento
5.4) Trazer humildade

1 Pedro 2:24-25 e Isaias 53
Tanto Isaías quanto Pedro estão falando da expiação do pecado e não da enfermidade. O texto de Pedro explana 5 elementos da salvação: 1) O fato da salvação v. 24a; 2) Os propósitos da salvação – v. 24b; 3) Os meios da salvação – v. 24c; 4) A necessidade para a salvação – v. 25a; 5) O resultado da salvação v. 25b. Assim, 1 Pedro 2:24-25 tem tudo a ver com cura espiritual, que a bíblia chama de salvação. Pedro realmente confirma o divino propósito do sofrimento na vida humana, em vez de elimina-lo (v. 18-21).
Existem algumas meias-verdades que circulam os meios evangélicos sobre cura divina: 1) Porque Deus deseja que os cristãos desfrutem de suas bênçãos, enfermidade mostra que você está for a da vontade de Deus; 2) Pecado é a causa da enfermidade; portanto, você deve resistir a enfermidade, como resiste ao pecado; 3) Desde que Cristo morreu pelas suas enfermidades, como morreu pelos seus pecados, você deve ficar livre de ambos; 4) Se você tem fé o suficiente, você pode ser curado; 5) O que você confessa é o que você possui; então confesse a sua doença e você estará enfermo, confesse a sua cura e você ficará curado; 6) Toda adversidade vem de Satanás; então, a doença como Satanás, deve ser repreendida; 7) Desde que Cristo e os apóstolos curaram em seus dias, os cristãos podem curar hoje; 8) Desde que a doença procede de Satanás, nada de bom pode vir da doença; 9) Desde que Deus deseja ver você bem, você jamais deve orar: Seja feita a tua vontade para oração de cura; 10) Desde que o pecado é a causa da enfermidade, então você doente está em pecado; 11) Deus tem curado você, mas o diabo não deixa os sintomas da doença sair.

O século da cura

Desde os anos 1980 duas correntes se destacaram: De um lado dos defensores da saúde e riqueza, com a teologia da prosperidade e confissão positiva: Paul Yong Cho, Morris Cerullo, Kenneth Hagin, Marilyn Hickey, Benny Hinn são seus mais conhecidos representantes. O segundo grupo tem sido chamado de Movimento de Sinais e Maravilhas ou Terceira Onda com Jack Deere, Wayne Grudem, Kevin Springer, John Wimber e Peter Wagner. Hoje há muitos embustes. Há também declarações de cura que nunca aconteceram. Há comércio do sagrado. Há holofotes nos operadores de cura. Há o efeito placebo.

O contraste entre Benny Hinn e a Bíblia sobre cura

1. Benny Hinn não ora: “Seja feita a tua vontade”, Cristo orou (Lc 22:42).
2. Ele afirma que é da vontade de Deus curar sempre, mas a Bíblia diz que alguns santos jamais foram curados (Jacó e Paulo).
3. Ele diz que podemos dar ordens para Deus curar, enquanto a Bíblia nos ensina a pedir (1 Jo 5:14-15).
4. Ele ensina que o milagre divino da cura é gradual, mas as curas bíblicas aconteceram instantaneamente.
5. Hinn ensina que a fé é essencial para a cura, mas a Bíblia diz que as vezes, a pessoa cura não exercia fé.
6. Hinn ensina que primeiro precisamos fazer a nossa parte para sermos curados, a Bíblia diz que Deus é soberano.
7. Hinn acredita que um crente não deve ficar doente, mas a Bíblia diz que pode e até mesmo vir a morrer.
8. Hinn ensina que o diabo pode roubar a cura divina e não permitir que seus sintomas desapareçam. A Bíblia não ensina isso.

As curas divinas eram caracterizadas por

1. Eram curas imediatas
2. Eram via de regra em público
3. Elas aconteciam em lugares ordinários e via de regra sem ocasiões planejadas
4. Eram curas que incluíam doenças incuráveis pela medicina da época: lepra, cegueira, surdez, paralíticos
5. Eram curas completas e irreversíveis
6. Eram curas inegáveis, até mesmo pelos céticos

Curas no Velho Testamento
1. Causas: 1) Doenças provocadas pelo pecado – Nm 12:1-15; 2) Acidentes – 2 Sm 4:4; 3) Doença provocada por Satanás – Jó 1,2; 4) Homens de Deus enfermos – Isaque (27:1); Jacó (48:1)
2. Curas no VT – 1) Gn 20:17 – Abraão orou pela casa de Abimeleque; 2) Gn 21:1 – O Senhor curou Sara; 3) Gn 29:31 – O Senhor abriu a madre de Lia; 4) Gn 30:22 – O Senhor curou Rebeca; 5) 1 Sm 1:12-16 – O Senhor curou Ana; 6) 1 Rs 13:6 – O homem de Deus orou por Jeroboão; 7) 2 Rs 20:3 – Ezequias orou por si mesmo;
3. Os métodos variados da cura de Cristo – 1) Cristo tocou – Mt 8:15; 2) Cristo falou (Jo 5:8-9); 3) O aflito tocou as vestes de Cristo (Mt 9:20-22); 4) Cristo usou cuspe (Mt 8:22-26); 5) Cristo apertou os ouvidos com os dedos e usou saliva na língua (Mc 7:33-35); 6) Cristo ungiu com lodo e saliva (Jo 9:6).

Por que Isaías 53 não é expiatório quanto à enfermidade
1) O nosso corpo é corruptível, ele irá se degenerar até morrermos – Tg 2:26; Rm 8:23; 1 Co 15:50-54;
2) Cristo morreu pelos nossos pecados – Mt 1:2; Jo 1:29; 1 Co 15:1-3;
3) Cristo foi feito pecado e não doença – 2 Co 5:18-21;
4) Cristo perdoou os nossos pecados e não as nossas doenças – 1 Jo 2:12;
5) Cristo deu-se a si mesmo pelos nossos pecados e não por nossas doenças – Gl 1:3-4;
6) A Bíblia ensina que se uma pessoa é verdadeiramente salva, ela não pode perder a sua salvação – Jo 5:24; 10:28-29; Fp 1:6; Jd 24. Se a cura física imediata está incluída na expiação, então, não poderíamos ficar doentes nem morrer; mas a Bíblia que todos vamos morrer (Hb 9:27).
7) Como verdadeiros crentes somos assegurados da nossa salvação eterna, mas não da nossa saúde física – Tg 4:13-14;
8) Se a cura imediata está incluída na expiação e se ela aplica-se ao físico, aqueles que pedem pela fé a cura e não a recebem devem ter também dúvidas quanto ao perdão de seus pecados e sua salvação;
9) Se a cura do corpo está incluído na expiação, então assim como a salvação é eterna, deveríamos ter corpos imortais;
10) Tanto o eunuco como Felipe entenderam que Isaías 53 trata da questão do pecado e não da questão da enfermidade (At 8:28,32-33).
11) Conclusão: A cura está incluída na expiação, mas não para o tempo presente. Só no céu as lágrimas, a dor, e a morte vão passar (Ap 21:4).

AS heresias da Teologia da Prosperidade

· Três são as ênfases básicas: Cura + Prosperidade + Confissão Positiva
1) “Nós, como cristãos, não precisamos sofrer reveses financeiros, não precisamos ser cativos da pobreza ou da enfermidadse” Haggin
2) Como fica Timóteo (1 Tm 5:23); Epafrodito (Fp 2:27); Trófimo (2 Tm 4:20) e Paulo (2 Co 12)
3) Por que os crentes adoecem? 1) falta de fé; 2) desconhecerem os seus direitos; 3) não pedem ajuda; 4) pecado não confessado; 5) deixar de expulsar satanás.
4) É errado procurar um médico, sob quaisquer circunstâncias. Aqueles que apelam para um médico, que são internados em hospitais, demonstram uma falta de fé que desonra a Deus” R. R. Soares.
5) As curas hoje são de doenças funcionais e não orgânicas. São graduais e não instantâneas. Exige fé daquele busca o milagre. Está à disposição apenas dos crentes. Envolve muito espetáculo.
6) Nenhum milagre divino pode estar em oposição aos ensinos de Deus. SE a cura vem de forma contrária aos ensinos de Deus, não pode ser divina. “O inexplicável e o miraculoso não são exatamente sinônimos” (Warfield).

Rev. Hernandes Dias Lopes.

2 comentários em “A enfermidade na perspectiva de Deus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *