A escola do deserto

Deus treina seus líderes mais importantes na escola do deserto. Moisés, Elias e Paulo foram treinados por Deus no deserto. O próprio Jesus antes de iniciar o seu ministério passou quarenta dias no deserto. O deserto não é um acidente de percurso, mas uma agenda de Deus, a escola de Deus. É o próprio Deus quem nos matricula na escola do deserto. O deserto é a escola superior do Espírito Santo, onde Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós. Deus nos leva para essa escola não para nos exaltar, mas para nos humilhar. Essa é a escola do quebrantamento, onde todos os holofotes da fama se apagam e passamos a depender total e exclusivamente da graça de Deus e da provisão de Deus e não dos nossos próprios recursos. Destacaremos, aqui, três verdades importantes:

1. Na escola do deserto aprendemos que Deus está mais interessado em quem somos do que naquilo que fazemos – Deus nos leva para o deserto para falar-nos ao coração. No deserto ele nos humilha não para nos destruir, mas para nos restaurar. No deserto, Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós, provando que ele está mais interessado em nossa vida do que em nosso trabalho. Vida com Deus precede trabalho para Deus. Motivação é mais importante do que realização. Nossa maior prioridade não é fazer a obra de Deus, mas ter intimidade com o Deus da obra. O Deus da obra é mais importante do que a obra de Deus. Quando Jesus chamou os doze apóstolos, designou-os para estarem com ele; só então, os enviou a pregar.

2. Na escola do deserto aprendemos a depender mais do provedor do que da provisão – Quando o profeta Elias foi arrancado do palácio do rei e enviado para o deserto, ele deveria beber da fonte de Querite e ser alimentado pelos corvos. Naquele esconderijo no deserto, o profeta deveria depender do provedor mais do que da provisão. Deus o sustentaria ou ele pereceria. Deus nos leva para o deserto para nos mostrar que dependemos mais dos seus recursos do que dos nossos próprios recursos. É fácil depender da provisão quando nós a temos e a administramos. Mas na escola do deserto aprendemos que nosso sustento vem do provedor e não da provisão. Quando nossa provisão acaba, Deus sabe onde estamos, para onde devemos ir e o que devemos fazer. A nossa fonte pode secar, mas o manancial de Deus jamais deixa de jorrar. Os nossos recursos podem escassear, mas os celeiros de Deus continuam abarrotados. Nessas horas precisamos aprender a depender do provedor mais do que da provisão.

3. Na escola do deserto aprendemos que o treinamento de Deus tem o propósito de nos capacitar para uma grande obra – Todas as pessoas que foram treinadas por Deus no deserto foram grandemente usadas por Deus. Quanto mais intenso é o treinamento, mais podemos ser instrumentalizados pelo Altíssimo. Porque Moisés foi treinado por Deus quarenta anos no deserto, pôde libertar Israel da escravidão e guiar esse povo rumo à terra prometida. Porque Elias foi graduado na escola do deserto pôde enfrentar, com galhardia, a fúria do ímpio rei Acabe e trazer de volta a nação apóstata para a presença de Deus. Porque Paulo passou três anos no deserto da Arábia, ele foi preparado por Deus para ser o maior líder do Cristianismo. Quando Deus nos leva para o deserto é para nos equipar e depois nos usar com graça e poder em sua obra. Deus não desperdiça sofrimento na vida dos seus filhos. Ele os treina na escola do deserto e depois os usa com grande poder na sua obra. Não precisamos ter medo do deserto, se aquele que nos leva para essa escola está no comando desse treinamento. O programa do deserto é intenso. O curso é muito puxado. Mas, aqueles que se graduam nessa escola são instrumentalizados e grandemente usados por Deus!

15 Comentários

  • Wilson Dias Posted 30 de novembro de 2010 17:59

    E uma grande verdade e uma realidade na vida daqueles a quem o Senhor tem planos.
    mensagem muito edificante, consoladora porque no deserto não estamos só.

  • elicio Dimas Mendonça Posted 4 de dezembro de 2010 15:44

    O deserto revela ao discipulo ele mesmo e como um espelho nos mostra Quão miseraveis nós somos, e o quanto Deus nos ama. Parabéns por mais esta bela mensagen encorajadora e continue nesta força PR Hernandes. E que o nosso Senhor continue a te levar a voar sempre mais alto.

  • Pr. Fanuel Santos Posted 14 de dezembro de 2010 15:48

    Texto mui belo, vazado de ensinamentos perenes. fez me lembrar oseias 2.14. “Portanto eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coracao.. Feliz Natal Reverendo Hernandes.

  • MISS SOLANTE SILVA Posted 22 de dezembro de 2010 22:59

    Bem sei o quanto isso é verdade…
    Deus continue te dando graça e coragem pra proclamar a palavra do Senhor de forma íntegra como tem feito. A paz do Senhor.

  • angela oliveira Posted 23 de dezembro de 2010 10:23

    é no deserto que conhecemos a soberania,a misericordia e o grande amor de DEUS por nós.É no deserto que realmente criamos intimidade com DEUS,é realmente quando estamos nas mãos do oleiro. Parabens por este edificante estudo.

  • Luis claudio ribeiro Posted 25 de dezembro de 2010 20:30

    meu amado irmão que deus continue inspirando o amado pastor, pelo sue programa aos sabados, deus é louvado quando sua palavra é anunciada aos perdidos; eu ´so ouço mensagem que só fala com a igreja mais as mensagens do irmão tem falado com os pecadores.
    conte com minhas orações.


    Wilson Dias:

    E uma grande verdade e uma realidade na vida daqueles a quem o Senhor tem planos.
    mensagem muito edificante, consoladora porque no deserto não estamos só.

  • Carlos Alberto Posted 26 de dezembro de 2010 8:57

    Mensagem edificante para nossas vidas, que bom saber que Aquele que nos conduz ao deserto, primeiro nos conhece e sabe que somos limitados e nessa caminhada não deixar faltar água, elemento essencial durante a traversia, pois ele a água da vida.

  • Ramiro Rodrigues Posted 27 de dezembro de 2010 9:02

    Excelente mensagem. Como todas as mensagens que já li, ou ouvi do Pastor Hernandes Dias.
    Que o Espírito Santo continue iluminando-o cada dia mais.

    Ramiro Rodrigues
    Presbítero – Ass. de Deus Nova Aliança

  • Fernando Posted 27 de janeiro de 2011 19:14

    Eu estou vivendo esse deserto e sei que Deus tem algo grande para minha vida. Como dói o deserto, como estressa e cansa o deserto. <mas a minha esperança está no Senhor. Você que stá lendo agoram creia e confie em Jesusm porque Ele é fiel…

  • Ernandes Sarmento Oliveira Ernandes Sarmento Oliveira Posted 8 de fevereiro de 2011 9:53

    Glória a Deus pela palavra e dom recebido e exercitado com sabedoria.
    Deus continue a usá-lo com poder e graça.

  • Tânia Posted 18 de fevereiro de 2011 22:32

    Pastor Hernandes é o maior comunicador da América Latina.
    Deus abençoe sua vida

  • Marli Butignoli Diniz Posted 2 de março de 2011 15:55

    Todas as pregações do Pastor Hernandes são
    verdadeiramente inspiradas por Deus.
    Que Deus possa te usar sempre, para dar esperança para todos nós…

  • JOELSON SANTOS SILVA Posted 16 de abril de 2011 13:07

    é verdade o deserto nos insina cré em deus porque ele vive.

  • vinícius Magalhães de souza silva Posted 13 de agosto de 2011 20:51

    Sou um grande fã do reverendo hernandes por isso, pela sua competência com as palavras e pelas revelações que Deus lhe concede.

    Que Deus continue te abençoando

  • Joalison Weverton Posted 28 de setembro de 2013 14:05

    Mensagem muito linda. Revigorada, cheia de maná…
    Amém, que Deus abençoe a todos sempre.

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *