A observância do domingo, o dia do Senhor

A redenção precede a santidade. Antes de dar a lei moral para o seu povo, Deus falou-lhe de seu resgate da escravidão (Ex 20.1,2). Porque somos o povo da aliança, devemos observar os preceitos do pacto. Deus nos deu um dia da semana para cessarmos nossas atividades comuns, a fim de cultivarmos um relacionamento profundo com ele. A observância do dia do Senhor é uma expressão do amor de Deus por nós e uma oportunidade para estreitarmos nossa comunhão com ele e nos deleitarmos nele. Devemos nos alegrar em Deus mais do que nas bênçãos de Deus. Deus é melhor do que suas dádivas.

O sábado judaico foi substituído pelo domingo, o dia do Senhor. O sábado marca o fim da obra da criação e o domingo o fim da obra da redenção. Deus designou um dia inteiro em cada sete (Is 56.2-7), que era o sábado desde o princípio do mundo até a ressurreição de Cristo (Gn 2.3) e o domingo desde então, e há de assim continuar até o fim do mundo (At 20.7; 1Co 16.2). Cristo consumou a obra da redenção na cruz e ressuscitou no domingo (Mt 28.1-6). Ele apareceu aos seus discípulos no domingo (Jo 20.19-29). Num domingo, o Espírito Santo foi derramado (At 2.1-4). Num domingo, a igreja cristã se reunia para ofertar e adorar (1Co 16.2) e celebrar a ceia (At 20.7). Num domingo Jesus apareceu a João na Ilha de Patmos para trazer-lhe a revelação apocalíptica (Ap 1.10). Desde então, a igreja cristã, ao longo dos séculos tem separado o primeiro dia da semana, o dia do Senhor, para dedicar-se e consagrar-se a Deus e à sua obra.

Os apóstolos, os nossos primeiros pais, os reformadores, os puritanos e aqueles que nos legaram o evangelho tiveram um santo zelo na observância do dia do Senhor. Entretanto, a secularização que invadiu a nossa cultura tem influenciado de tal forma a igreja, que os cristãos contemporâneos estão desprezando essa observância. Poucos são os crentes que se preparam espiritualmente para virem à Casa de Deus no domingo. Muitas vezes, enchemos de tal maneira a nossa agenda no sábado à noite, que no domingo ausentamo-nos da igreja, ou chegamos atrasados ou até mesmo comparecemos, mas com uma séria indisposição físico-mental para estudar as Escrituras. Há aqueles que substituem o culto do dia do Senhor por quaisquer outros compromissos, dando clara evidência de que relegam a um plano secundário a observância desse preceito bíblico. Na verdade, temos pecado contra Deus neste aspecto. Precisamos nos arrepender e voltarmo-nos ao ensino das Escrituras. Precisamos preparar os nossos corações e de antemão ordenar os nossos negócios ordinários (Ex 16.22-30; Ne 13.15-22; Lc 23.56), a fim de descansarmos de nossos labores seculares (Ex 20.8-11; Jr 17.21,22) e recreações (Is 58.13,14) para nos ocuparmos em exercícios públicos e particulares de culto e também nos deveres de necessidade e misericórdia (Lc 4.16; Lv 23.3; At 20.7).

O desprezo do dia do Senhor traz consequências graves para a família e para a igreja. As diversões, a televisão, os esportes, ou mesmo a ociosidade no dia do Senhor estão levando os crentes à indolência espiritual. Estamos sendo engolidos pelo secularismo que despreza a Deus e sua santa Palavra. Precisamos nos voltar para o Senhor, lembrarmo-nos do dia do Senhor com santo deleite e profusa alegria. Na geração do descompromisso, do relativismo moral, da apatia espiritual, do misticismo heterodoxo, é preciso que a igreja se arrependa, se humilhe e se levante no poder do Espírito para viver de modo digno de Deus. É tempo de resgatarmos a observância fiel e zelosa do dia do Senhor!

13 comentários em “A observância do domingo, o dia do Senhor”

  1. É boa esta palavra. Precisamos de fato retornar ao primeiro AMOR e viver uma vida Maiúscula na dispensação do poder do Espírito Santo. Estamos invertendo a ordem do nosso supremo Mestre que nos mandou buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça, e muitos estão buscando o reino do mundo e sua injustiça. Desperta ó tu que dormes e levanta dentre os mortos e CRISTO te iluminará.

    1. Nunca vi na bíblia que o dia de descanso e o domingo.
      Por favor me mostre na bíblia onde Jesus mudou o sétimo dia do sábado p o domingo por favor

      1. Adriano pessoa Vieira

        culto cristão. O primeiro culto cristão aconteceu no domingo e da mesma forma o segundo (Jo 20.19,26). Nesse dia o Senhor Jesus ressuscitou dentre os mortos (Mc 16.16). O dia do Senhor foi instituído como o dia de culto, sem decreto e norma legal, pelos primeiros cristãos desde os tempos apostólicos (At 20.7; 1Co 16.2; Ap 1.10). É o “sábado” cristão! O sábado legal e todo o sistema mosaico foram encravados na cruz (Cl 2.16,17), foram revogados e anulados (2Co 3.7-11; Hb 8.13). O Senhor Jesus cumpriu a lei (Mt 5.17,18), agora vivemos sob a graça (Jo 1.17; Rm 6.14).
        O Senhor Jesus Cristo disse mais de uma vez que a guarda do sábado é um preceito cerimonial. Ele colocou o quarto mandamento na mesma categoria dos pães da proposição (Mt 12.2-4).
        Propósito. A instituição do sábado legal no Decálogo tinha um propósito duplo: social e espiritual. Cessar os trabalhos a cada seis dias de labor era dar descanso aos seres humanos e aos animais e dedicar um dia para adoração a Deus. É um memorial da libertação do Egito (Dt 5.15). Duas vezes é dito que o sábado é um sinal distintivo entre Deus e a nação de Israel (Êx 31.13,17).
        Nenhum outro povo na história recebeu a ordem para guardar esse dia; é exclusividade de Israel (Êx 31.13,17). O sábado e a circuncisão são os dois sinais distintivos do povo judeu ao longo dos séculos (Gn 17.11).

        1. No Evangelho segundo Lucas, capítulo 23, versículo 56, encontramos a seguinte passagem: “então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos.
          E no sábado, descansaram, segundo o mandamento”…

          Esta passagem refere-se ao sepultamento de Jesus, e no versículo 55 diz que “as mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado”

          Então, está claro, andavam com Jesus, estavam com Jesus, e viram o túmulo de Jesus! Guardaram o mandamento, conforme foi determinado por Deus.

          Qual o sentido de abolir o dia de aliança com Deus? Não há cabimento! Estes comentários falando sobre a guarda do domingo está previsto no livro do apocalipse, logo teremos o decreto dominical e tudo estará finalmente cumprido.

  2. ola amigos,estou de acordo que devemos separar um dia especial pro nosso Deus, mas biblicamente não e o domingo, e sim o sábado sétimo dia da semana como jesus observou com seus apóstolos, o domingo e invenção da igreja catolica

  3. Concordo plenamente com João Celino, porém o sábado tem um diferencial com relação ao domingo: foi abençoado e santificado por Deus logo após a criação, e conforme está escrito na lei moral dada a Moisés no Sinai. Êxodo 20:3-17.

  4. Infelizmente Pr. Hernandes tem pastores, em nossas igrejas não levando isso a sério e as vezes incentivando o contrário, condenando quem alegar estar cansando de não ir a igreja e ao mesmo tempo permitindo que líderes se ausente da EBD em troca de lazer, praia e esporte.

  5. Pastor Hernandes, não vejo nas Escrituras nenhuma bênção sobre o domingo, como existe sobre o sábado.
    Não vejo nenhuma ordem de Jesus para desrespeitarmos o sábado como dia de guarda.
    Gostaria que o senhor mostrasse mais clareza, neste assunto.

  6. Eu acho que a maior preocupação deveria ser em guardar a palavra de Deus de maneira profunda vivendo Sua vontade e sendo exemplo para a sociedade.Na época de Jesus, o sábado era guardado pelos doutores da Lei e pelas autoridades religiosas.Mas o entanto eles crucificaram o senhor Jesus.O que aquele povo vivia era apenas religiosidade.E hoje, não é diferente, guardam o sábado ou mesmo o domingo mas não guardam seus corações do pecado.Vivem uma vida de corrupção, maldade e iniquidade.Uma dia a mulher samaritana perguntou ao Senhor Jesus onde era o lugar de se adorar a Deus, Jerusalém ou Samaria, mas Ele mesmo disse que que nem ali e nem em Jerusalém seria o lugar da adoração, mas a hora chegaria em que os verdadeiros adoradores o adorariam em espirito e em verdade.O dia não é mais importante que Aquele que o criou, mas se no sábado ou domingo o importante é viver uma vida digna de arrependimento que comprovam que somos filhos de Deus genuínos.Se preocupe em servir a Deus em espirito e em verdade e não religiosidade.

  7. Na Bíblia não existe um versículo se quer que diga que o dia de guarda foi mudado do Sábado para o “domingo”.
    Em todo o Novo Testamento o “domingo” é chamado de primeiro dia, não existe qualquer menção especial a este dia. Conforme At 2:42,46 era costume da Igreja primitiva se reunirem todos os dias da semana para partir o pão, em At. 20:7 estavam reunidos partido o pão como faziam em qualquer outro dia da semana, o único evento especial descrito é a despedida de Paulo que viajaria no dia seguinte, nada no texto dá a entender que estavam fazendo uma celebração de culto ou da santa ceia. Em 1Co:16 Paulo solicita que se faça uma coleta especial de ofertas no primeiro dia da semana, não porque este era um dia especial, mas para que as coletas não fossem realizadas quando Paulo estive lá, ou seja, para que a coleta fosse realizada com atecedência. Em Jo 20:19-29 os discípulos estavam reunídos a portas fechadas pois estavam com medo dos judeus que os estavam perseguindo, não porque este dia era especial, aliás, quando Jesus aparece já nem era mais domingo, pois lá fala ao cair da tarde, biblicamente os dias iniciam e terminam em cada por do sol, e depois de 8 dias Jesus aparece aos seus discípulos novamente (Jo 20:26), definitivamente uma segunda, então o segundo dia da semana também não deveria ser guardado? Em At 1:3 deixa claro que depois de ressucitado Jesus apareceu a muitos durante quarenta dias, não somente no dia de domingo, portanto a aparição de Jesus após sua ressureição num determinado dia da semana não o torna santo. Apesar do dia de Pentecostes nada tenha haver com o dia de guarda, em At 2:1-4 não se diz que este dia era um domingo e este texto não tem nenhuma relação com Jo 20:19-29, pois este acontecimento se deu após a ascenção de Jesus descrita em At 1:6-11. Em Ap 1:10 João teve uma visão no Dia do Senhor. Segundo a Bíblia, tanto no Antigo Testamento (Is 58:13-14; Ez 20:18-20) quanto no Novo Testamento (Mt 12:8; Mc 2:28; Lc 6:5), o Dia do Senhor é o Sábado.
    Os primeiros cristãos eram judeus, para um judeu a guarda do Sábado é tão importante quanto, ou até mais do que, a circunsisão. Porque a Igreja se reuniu para discutir a questão da circuncisão dos gentios nada foi declarado a respeito da pretença mudança do dia de guarda?
    Se Jesus mudou mesmo o dia de guarda, porquê em Mt 24:1-2;15-20, quando profetizou sobre a destruição do templo de Jerusalém, o que veio a ocorrer no ano 70, e também podemos interpretar que aqui também se faz referência das futuras perseguições à igreja, Jesus disse (Mt 24:20): “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no Sábado”. Muitos afirmam que o domingo deve ser guardado pois Jesus ressucitou neste dia, mas a morte de Cristo não é igualmente importante? Na verdade Cristo deixou a santa ceia (1Co 11:26) e o batismo (Rm 6:3-11) como celebração e memória de sua morte e ressureição, qual é a necessidade de se guardar um dia com essa finalidade, sendo que na Bíblia não encontramos um verso se quer que indique isso.
    A guarda do Sábado é uma lei moral instituída antes da queda do homem (Gn 2:3), na criação todos os dias foram abençoados, mas o Sábado, o sétimo dia, é o único que foi santificado e no qual, pelo exemplo de Deus, foi instituído como um dia de descanço. Portanto o Sábado foi dado para a humanidade, não somente para os israelitas, é o memorial da criação, instituído por Jesus, pois foi por meio dEle que todas as coisas foram criadas (Jo 1:1-3,14). O decálogo foi escrito pelo dedo do próprio Deus (Ex 31:18), não por mãos humanas, porque somente o quarto mandamento deveria ser revogado? Jesus não veio para revogar a Lei (Mt 5:17-20), mas reprovou veementemente aqueles que seguiam tradições humanas e não cumpriam a Lei (Mt 15:3; Mc 7:6-9). O livo de Hebreus em 4:4-11 deixa claro que o dia de descanço é o Sábado. Além disso, o apóstolo Paulo foi um guardador de todos os mandamentos, incluindo o Sábado, ao longo de toda a sua vida, isso é evidenciado por At 25:8; 26:4-6.
    Portanto, a guarda do Sábado, o quarto mandamento, é muito bem estabelecida tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Não há na Bíblia qualquer sombra de uma mudança no dia de guarda. Isto me leva a conclusão de que a guarda do domingo é fruto de uma tradição humana e não uma lei divina.

  8. Os Antigos Cristãos Adoravam o Deus Vivo e Único no Domingo que foi o Dia da Ressurreição de Jesus e faziam todos os Domingos a Ceia do Senhor.

    “Mas todo Dia do Senhor, reúnam-se e partam o pão, e deem graças depois de ter confessado suas transgressões, para que o seu sacrifício seja puro”

    Didaque- 120 D.C

    No dia dito Domingo reúnem-se em um mesmo lugar todos os cristãos, os que residem nas cidades e os que residem no campo.
    O leitor lê trechos tirados das memórias dos Apóstolos (Novo Testamento) e dos livros dos Profetas (Antigo Testamento).
    Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para explicar aos presentes o que foi lido e exortá-los a pôr em prática tão belos ensinamentos.
    Em seguida, levantamo-nos todos e dirigimos a Deus orações e súplicas (súplica insistente ou ecteni, após o Evangelho).
    Suspendendo as orações, abraçamo-nos uns aos outros.
    Depois levam àquele que preside a reunião dos irmãos em Cristo, pão e um cálice contendo vinho, misturado com água..

    Depois os ministros que chamamos diáconos distribuem a todos os presentes o pão da Eucaristia e o vinho misturado com água..“
    mas domingo é o dia em que todos nós reunimos, porque foi no primeiro dia que Deus … fez o mundo. E Jesus Cristo nosso salvador foi elevado dentre os mortos nesse mesmo dia”

    Justino de Roma- 150 D.C.

    “Não mais observando o sábado, mas vivendo na observância do dia do Senhor”.

    Inácio de Antioquia- 117 D.C

  9. Acho interessante toda esta discursão no que tange qual dia é o dia certo de descanso e adoração exclusiva ao nosso Deus. Diante de tantos pontos e contrapontos a cerca desse assunto ora aqui mencionado, eu me ponho a pensar: será que todas estas pessoas que aqui defendem o sábado ou o domingo como o dia certo, o dia do Senhor, tem vivido conforme pregam? Ou seja, tem tirado o dia de sua defesa e vivido o mesmo unicamente para o serviço e adoração ao Deus de sua vida? Ou isso é mais uma hipocrisia de sua parte?

  10. Paz Deus abençoe…o dia do Senhor e sábado….Apocalipse 1 v 10 , João teve visao apocalíptica no dia do Senhor, que o sábado, Marcos 2 v 27 e 28 Jesus fala q o Senhor do Sábado…mulheres , Maria depois da morte de Jesus observaram o Sábado conforme o mandamento, Lucas 23 v 54 a 56…Jesus guardou o sábado, Lucas 4 v 16 e ressuscitou no sábado, Mateus 28 v 1 a 6….Paulo guardou o sábado, Atos 16 v 13 , Atos 17 v 2..e o mandamento não foi abolido , Romanos 3 v 31 e Romanos 7 v 12 e 22 , e mandamento antigo 1 Joao 2 v 7…..o dia do Senhor ( mesmo quem não consegue guardar porque trabalha ) e o sábado…domingo começou a ser observado em 321 DC imperador Constantino que trocou o sábado pelo domingo em homenagem ao Deus sol..se cumprindo Daniel 7 v 25 que iriam mudar a leis ; tempos…Deus abençoe a todos…Apocalipse 12 v 17 e Apocalipse 14 v 12 fala os que guarda os Mandamentos de Deus e testemunho de Jesus …..Deus abençoe..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *