Alcoolismo, uma tragédia nacional

O alcoolismo é um dos mais graves problemas sociais do nosso país. Ele é responsável por mais de cinquenta por cento de todos os acidentes de trânsito, bem como de todos os assassinatos. As cadeias estão lotadas de seus protagonistas e os cemitérios cheios de suas vítimas. O álcool não é apenas um ladrão de cérebros, ele é também um destruidor do caráter. Há muitas vidas arruinadas por causa do alcoolismo. Há muitos casamentos desfeitos, muitos lares cobertos de opróbrio e muitos filhos machucados emocionalmente por causa dessa tragédia nacional. A Palavra de Deus trata desse assunto de forma objetiva em Provérbios 23.29-35. Destacaremos, aqui, quatro lições:

1. O alcoolismo é uma tragédia por causa de seus efeitos devastadores (Pv 23.29,30). A pergunta perturbadora que se faz ouvir é esta: “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada”. A dependência da bebida alcoólica produz um sofrimento indescritível para a família. Uma pessoa prisioneira do vício da bebida alcoólica destrói sua reputação, sua autoestima, sua saúde e seus relacionamentos. Muitas brigas deixariam de existir se as pessoas não fossem cativas desse vício humilhante. Muitas paixões avassaladoras não empurrariam homens e mulheres para o abismo do adultério se as pessoas não fossem seduzidas pelos falsos encantos do álcool.

2. O alcoolismo é uma tragédia por causa de sua sedução traidora (Pv 23.31,32). O autor sagrado faz um alerta solene: “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavamente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco”. A bebida alcoólica é sedutora. As propagandas mais elaboradas e mais glamorosas são de bebida alcoólica. Porém, o encanto da bebida alcoólica é uma farsa. Atrás de seu colorido fascinante há o veneno de uma víbora. Atrás de um copo resplandecente e espumante há uma alma prisioneria e uma família que agoniza. O veneno do álcool mata o corpo e a alma, destrói a saúde e a reputação, afasta o homem de Deus, de si mesmo e do seu próximo.

3. O alcoolismo é uma tragédia por causa das alterações que provoca em seus dependentes (Pv 23.33). O escritor sagrado é enfático: “Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades”. O alcoolismo não é um estimulante, mas um depressivo. Ele interfere na capacidade de raciocínio, embassa a visão, rouba a lucidez e corrompe as atitudes. Uma pessoa alcoolizada perde o respeito próprio ao desandar a boca para falar perversidades. Há uma lenda que diz que uma pessoa alcoolizada passa por quatro estágios: Começa galanteador como um pavão. Depois torna-se valente como um leão. Em seguida chama a atenção para as suas peripécias como um macaco e termina na lama como um porco.

4. O alcoolismo é uma tragédia por causa da degradante dependência que produz (Pv 23.34,35). O escritor sagrado conclui: “Serás como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber”. O alcoolismo produz uma cruel solidão, como alguém que se deita no alto do mastro. Uma pessoa dependente do álcool torna-se alvo da agressão coletiva, um saco de pancadas, mas já não sente mais os esbarros que recebe. O mais grave, é que a despeito de tantos tormentos e desatinos, quando acorda desse torpor, volta a beber, pois está cativo pelas algemas desse vício mortal. Acautelemo-nos acerca desse vício tão devastador. Ele é uma tragédia nacional!

8 comentários em “Alcoolismo, uma tragédia nacional”

  1. Pastor, que o nosso Deus continue te abençoando e nos abençoando com suas ricas mensagens.

    Gostaria de fazer um pedido ao querido irmão, eu tenho um blog da congregação da qual sou membro e gostaria de postar algumas de vossas mensagens lá e ficaria muito honrando se fosse autorizado. Lembrando que sempre colocarei o vosso nome como autor.

    No amor em Cristo
    Jucielde Pereira (AD Natal,RN)

  2. amado pr achei o máximo esta mensagem do dia 04/ 09. meditei orando au sr, pedindo que esta pessoas que tem este vicio tão ruim , e leva as familia ao sofrimento. continui assim. sou seu ouvinte todos os sabado de manhá. abraço.

  3. Graca e paz, com muita alegria e toda honra ao nosso Deus pela mensagem sobre alcool , pois infelizmente em minha cidade alguns membros e oficiais bebem e querem defender biblicamente a bebedeira. Louvo a Deus pela firmeza na Palavra de Deus , onde o pr colocou a posicao sobre a bebida. Que Deus continue a te usar para honra e gloria do Sr,

  4. A paz amado e querido Pr. que palavra atual confrontatora reflexiva , essa mensagem para mim é universal atinge todos os seres humanos em todas as épocas , e tempos , quão seria importante que todos que meditassem nesse tema , pudesse espalhar como fogo em palha seca,via email ou qualquer outro método , ex; imprimir tirar xeroz e colocar nas caixas de correios , distribuir entre vizinhos e escolas , centro de recupreação sei la invente pense medite ore e peça ao Senhor alguma forma de espalhar essa mensagem em nome de Jesus. A nação brasileira precisa saber das verdades que a inerrante Escritura Sagrada nos adverte

  5. Verdadeiramente me afastei da presença do Senhor e me afundei no alcool… Hoje estou na presença de Deus e ainda luto com o vício. E o pior, minha esposa torno-se dependente e vive chegando embreagada em casa, inclusive já sofreu abuso por culpa de seu alcoolismo que a leva a desmaiar. Estou hoje pensando em me separar dela por causa disso, pois muitas vezes tenho de buscá-la nas calçadas e butecos fedorentos da vida.

    Reinaldo – Rio de Janeiro

  6. Louvo ao Senhor por existir vasos tão valiosos em Suas mãos, leio suas mensagens e fico pensando Deus ñ nos esqueceu aqui atravez de sua instrumentalidade vejo o agir de DEUS Ele mesmo possa abençoa-lo a cada dia A PAZ DO SENHOR

  7. Olá Reverendo Hernandes. realmente, nossa nação tem sido vilipendiada, familias arruinadas, sonhos castrados em flor por causa do alcoolismo. Os profetas não podem silenciar sua voz. que Deus continue te abençoando em grau superlativo.

  8. A Paz do Senhor;
    Sou ouvinte do programa Verdade e Vida, e quero parabelizar o Pr. que tem sido canal de benção na minha vida e do meu esposo que ainda não é crente mas gosta muito de assisti-lo. Sempre divulgo suas mensagens para as pessoas que cruzam o meu caminho e todos tem sido abençoados por elas. Que o Senhor Jesus continue te abençoando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *