AS MARCAS QUE DEVEM ORNAR A VIDA DE UM PRESBÍTERO

            O veterano apóstolo Paulo, depois de sua primeira prisão em Roma e antes de seu segundo encarceramento na capital do império, escreveu sua primeira carta ao jovem Timóteo, orientando-o a como proceder na igreja de Deus. Dentre os vários assuntos abordados nessa epístola pastoral, Paulo trata das qualificações de um presbítero. Vejamos:

            Em primeiro lugar, a aspiração ao presbiterato é legítima (1Tm 3.1a). “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado…” O episcopado ou presbiterato é uma sacrossanta vocação, que pode ser legitimamente desejada. Esse ofício não pode ser imposto a ninguém. Nenhuma pessoa deve exercê-lo de forma constrangida (1Pe 5.1-4). O desejo de ser presbítero deve ser confirmado pela livre escolha do povo de Deus, em assembleia solene.

            Em segundo lugar, o presbiterato não é um posto de privilégios, mas uma plataforma de trabalho (1Tm 3.1b). “… excelente obra almeja”. O presbítero deve pastorear todo o rebanho de Deus, uma vez que foi constituído pelo Espírito Santo para esse santo ministério (At 20.28). O presbiterato, portanto, não é um posto de privilégios, mas uma plataforma de trabalho e trabalho árduo. O presbítero não é um homem levantado por Deus para ser servido pelas ovelhas de Cristo, mas um servo chamado por Deus para cuidar das ovelhas do Bom Pastor.

            Em terceiro lugar, o presbítero é um homem que tem bom testemunho dentro de casa e fora dos portões (1Tm 3.2,5,7). O presbítero é um homem de uma só mulher, que governa bem sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito. Sua vida no lar é o alicerce de sua conduta fora de casa. Os princípios que governam sua vida são transmitidos a seus filhos. A mesma verdade que vive e prega aos outros, é ensinada aos filhos com todo zelo. Seu testemunho dentro de casa referenda seu ministério na igreja de Deus. Além de ter uma conduta ilibada dentro de casa, tem bom testemunho dos de fora. É um homem consistente tanto no recesso do lar como na sua vida pública.

            Em quarto lugar, o presbítero é um homem que tem o coração aberto, o bolso aberto e a casa aberta (1Tm 3.2,3). O presbítero não pode ser um homem avarento, ou seja, amante da prata. Quem ama o dinheiro não pode amar a Deus nem ao próximo. O presbítero precisa ser um homem hospitaleiro, ou seja, amigo dos estrangeiros. É um homem de coração aberto para amar, de bolso aberto para socorrer aos necessitados e de casa aberta para acolher os forasteiros.

            Em quinto lugar, o presbítero é um homem equilibrado, de notório domínio próprio (1Tm 3.2,3). O presbítero deve ser um homem temperante, sóbrio e modesto. Não é dado ao vinho nem às contendas. Ele vive em paz e promove a paz. O presbítero não é um provocador de intrigas, mas um apaziguador. Não cava abismos entre as pessoas, mas constrói pontes de reconciliação entre elas. Seu temperamento é controlado pelo Espírito. Suas palavras são medicina para alma. Suas ações e reações trazem paz à igreja e não guerra.

            Em sexto lugar, o presbítero é um homem estudioso das Escrituras, apto para ensinar o povo de Deus (1Tm 3.2,6). O presbítero não pode ser um neófito, ou seja, um novo convertido. Precisa ter notório conhecimento das Escrituras e reconhecida maturidade espiritual, pois cabe-lhe a honrosa tarefa de ensinar o povo de Deus. Ele precisa ser apto para ensinar. Ninguém pode dar o que não tem. Ninguém pode ensinar a Palavra de Deus se não se alimenta da Palavra.

            Em sétimo lugar, o presbítero é um homem que deve vigiar constantemente seu coração para não cair nos laços da soberba (1Tm 3.6,7). A liderança que exerce não pode fazer do presbítero um homem soberbo, altivo de coração. Render-se à soberba é incorrer na condenação do diabo. É cair no opróbrio e no laço do diabo. Nunca é demais enfatizar, portanto, que a vida do líder é a vida de sua liderança. O presbítero deve cuidar de sua piedade certo de que Deus cuidará de sua reputação.

Rev. Hernandes Dias Lopes

2 comentários em “AS MARCAS QUE DEVEM ORNAR A VIDA DE UM PRESBÍTERO”

  1. João Ferreira de Almeida Atualizada
    Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
    Porque em pleno século 21 em 2021 a igreja presbiteriana ainda faz acepção de pessoas onde o gênero masculino continua dominando tudo, Deus deu as mulheres inteligência, capacitação, conhecimento é a maioria dentro das igrejas, mais ativas e presentes, mas na hora de exercer um cargo de liderança prevalece a lei da velha aliança, em Jesus tudo novo se fez, toda a maldição da queda foi paga, e ele nos fez um em Cristo Jesus, mas a igreja insiste em manter este formato. Lá fora as mulheres vão para o espaço, dominam a ciência, política etc, e dentro da igreja elas tem que permanecerem caladas como um animal sem entendimento. O que dizer para as nossas filhas com respeito aos homens, a única coisa que tenho observado são igrejas mais vazias com homens mais machistas, muitas vezes agressivos com suas esposas e filhos e ninguém vê que é por causa desse princípios ultrapassados, e totalmente fora da nova aliança com Jesus .

    1. Amada irmã!!
      Muito oportuna e interessante sua observação.
      Porém, mesmo no que você chama de Nova Aliança, JESUS escolheu 12 HOMENS como discípulos e posteriormente apóstolos.
      NENHUM livro do Novo Testamento foi escrito por mulheres.
      Foi no Novo Testamento que o Apóstolo Paulo escreveu: 1 Coríntios 14:34 As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja. 36 Porventura, saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
      O que dizer as suas filhas: O Mundo muda, mas Cristo não, importa que preguemos a salvação, o mundo jaz no maligno.
      Importante é guardar a Palavra de DEUS, independente da função que ocupa, TODAS são essenciais na obra de DEUS, tudo PRA ELE.

      Que DEUS a abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *