Batismo infantil

As crianças fazem parte da família de Deus. Deus firmou conosco uma aliança eterna, prometendo ser o nosso Deus e o Deus dos nossos filhos (Gn 17.1-10). O selo espiritual dessa aliança foi a circuncisão (Rm 4.16-18; Gl 3.8,9,14,16). A circuncisão era o rito de entrada no pacto. A criança era circuncidada ao oitavo dia e a partir daí participavam dos benefícios do pacto (Gn 17.10; Is 54.10,13; Jr 31.34). O pacto feito com Abraão, o pai da fé, não foi ab-rogado (Is 59.20,21; At 2.37-39). A promessa está vigente na nova dispensação (Rm 4.13-18 e Gl 3.13-18). Na nova dispensação os infantes não foram excluídos. O Novo Testamento confirma que as crianças de pais crentes era membros da igreja (Mt 19.14; Jo 21.15; At 2.39; I Co 7.14). Temos forte evidência de que os apóstolos batizaram crianças (At 10.48; 11.14; 16.15; 16.33; 18.8; I Co 1.16; I Co 7.14). Outrossim, os principais pais da igreja, como Justino, o mártir, Irineu, Orígenes, Agostinho e Tertuliano fizeram menção dessa prática apostólica. Os teólogos reformados e as principais confissões de fé da igreja reformada também defenderam a prática do batismo infantil, como a Confissão belga, O Catecismo de Heidelberg, os Cânones de Dort e a Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster.

Aqueles que se opõem ao batismo infantil, levantam algumas objeções:
1. As crianças não podem exercer uma fé pessoal em Cristo como seu salvador e por isso não devem ser batizadas (Mc 16.16). Esse texto não está endereçado às crianças. Porque a dedução lógica, então, seria que a criança por não crer está condenada, enquanto o próprio Jesus disse que das tais é o Reino dos céus. O apóstolo Paulo disse também: quem não quer trabalhar, também não coma. Poderíamos nós aplicar esse texto a uma criança?

2. O batismo das crianças inconscientes é uma violação da sua liberdade de escolha pessoal. Não foi essa a visão de Josué quando disse: “Eu a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Nos pactos de Deus com o seu povo, os pais sempre foram legítimos representantes dos seus filhos (Gn 9.8,9; 17.7). Os pais escolhem vestuário, alimentação, escola. Não teria que decidir sobre a quem a criança deve adorar? O argumento teria que ser usado também para o caso da criança que era circuncidada ao oitavo dia.

3. Não há no NT nenhum mandamento expresso para se batizar criança. Não há necessidade, pois que não há nenhum que o proíbe. Então, o princípio não foi ab-rogado. Já que o batismo substituiu a circuncisão, o batismo infantil está absolutamente legitimado no NT.

4. O batismo não pode ser substituto da circuncisão, por que esta era só aplicada aos do sexo masculino. As mulheres no velho pacto era representadas pelos pais e pelos maridos. Entretanto, no NT Cristo conferiu novos direitos à mulher (Gl 3.28).

5. A circuncisão era apenas um distintivo de nacionalidade entre os judeus, sem significação religiosa. Esse não é o ensinamento das Escrituras como podemos testificar em Rm 4.10,11; Dt 10.16; 30.6.

6. Se o batismo é o sinal da recepção da criança na igreja, assim como os adultos, porque eles então não participam da Ceia? No rebanho há cordeirinhos e ovelhas. O adulto senta-se à mesa e come feijoada, a criança leite. Nem por isso, a criança deixa de ser membro da família. Uma criança não pode votar, nem por isso deixa de ser cidadã.

7. Quando se batiza uma criança não se pode ter certeza da sua regeneração, ela pode se desviar. O mesmo pode acontecer com os adultos. Batizamos pela ordenança do pacto (Pv 22.6).

8. Por que então, Jesus não foi batizado na infância e por que ele não batizou as crianças que vieram a ele? Primeiro, porque Jesus foi circuncidado ao oitavo dia (ato semelhante ao batismo infantil). Segundo, porque o batismo cristão ainda não havia sido instituído. Portanto, estava em vigência a circuncisão. O batismo cristão foi instituído depois da ressurreição de Cristo (Mt 28.19).

A prática do batismo infantil não é uma inovação católica, como querem os antipedobatistas, mas um ensino profundamente arraigado nas Escrituras do Velho e Novo Testamento.

Rev. Hernandes Dias Lopes.

19 comentários em “Batismo infantil”

  1. As pessoas acabam por esquecer que os escritos de Calvino NÃO é o do Senhor Jesus… me pergunto: se Calvino tivesse sido credobatista, nós teríamos a mesma opinião? O Batismo Infantil, ironicamente, viola o princípio regulador do culto. Não somos Luteranos que acham que por não estar claro na Bíblia então pode; pelo contrário!!! Acordem, reformar sempre reformando, cada vez mais Bíblico… sou calvinista, mas antes sou biblicista… Não tenho vergonha de mudar de opinião, porque não tenho vergonha de pensar… Soli Deo Gloria…

    1. Parabéns. Gustavo. essa deveria ser a mentalidade dos cristãos. Sou da assembleia que acredita que os cristãos não passarão pela grande tribulação. fui ensinado assim. mas hoje já estou formando uma opinião diferente, porque cada dia que passa vejo a bíblia confirmando outra visão.
      Devemos sempre ter a humildade de mudar, desde que não nos afete o caráter cristão.
      Tmj meu irmão

      1. Boa tarde, Leandro. Sei que já faz muito tempo que você publicou este comentário, e por isso, talvez tenha opinião bem diferente, ou nem se importe mais com a questão!
        Entretanto, com o mesmo cuidado pela preservação da obediência à Palavra de Deus, posso garanti-lo que o batismo é profundamente bíblico e posso assegurar que não existe, sequer, uma citação bíblica que dê a entender que o batismo não se aplica à crianças recéns nascidas. Digo-lhe mais, posso afirmar, biblicamente, que a criança recém nascida tem fé!

  2. Acredito que não podemos comparar a circuncisão com o batismo,como dito no proprio estudo o batismo foi depois da ressurreição e foi instituido para aqueles que se convertem, o texto é claro o que crer e for batizado, uma criança não crê em nada,não podemos dizer que escolhemos roupas, escola, é igual escolher o batismo, tem muita diferença, o pai não leva o pecado do filho e vice-versa,conversão, salvação é individual,filho de peixe é peixinho, mas filho de crente não é crentinho,Quando Paulo fala quem não trabalha não coma, esta dizendo para o adulto, pois o pai é o provedor do filho, e se ele não trabalhar ele não vai comer e nem os seus filhos.Nas escrituras não há nehum ensinamento ou exemplos que autorizem o batismo de crianças, e preciso arrepender dos seus pecados e crer em Jesus, uma criança nao podem fazer uso completo da razao, não estando em condições de cumprir esses requisitos,batismo não apresentação sim, isso é biblico.Um abraço, de alguem que muito te admira.

    1. Apresentação só se for do primogênito (1° filho homem) circuncidado, matando uma pomba ou rolinha no altar. Se é pra apresentar faça de forma bíblica então!!!

  3. Apesar de ter convivido com uma doutrina assembleiana durante 28 anos, onde não batiza mas apresenta o recém-nascido, sempre fui desfavorável aos dois atos. Não se conhece em nenhuma parte dos Atos dos Apóstolos qualquer apoio a essas práticas judaicas, sendo praticadas pela igreja primitiva.

  4. Amados irmãos, graça e paz!!

    Rev. Hernandes, sou um grande admirador seu e leio frequentemente seus artigos e livros. Porém, em relação ao assunto sobre batismos de crianças, permita-me discordar totalmente. Creio que o batismo requer do candidato consciência, responsabilidade e compromisso. Qual é a vantagem de uma criança crescer batizada mas sem ter recebido o Senhor como Salvador?

    Paulo Morais

  5. Vamos unir as idéias: o povo de Deus, que é a igreja onde o sinal desta aliança é a batismo (antiga circuncisão). O coração do homem foi circuncidado espiritualmente, passando este a ser detentor de uma graça invisível, e agora externa publicamente está graça por meio de um sinal visível que é o Batismo.Os gentios são batizados Batismo no Espírito Santo (Atos 10:44)), Pedro ordena o batismo com água como sinal do que o Espírito Santo já fez (Atos 10.48). Existe uma relação direta da circuncisão com o batismo se entendermos que o Batismo é para os adultos que se convertem e um sacramento onde se deve incluir o filhos dos pais cristãos, como integrante da igreja, do povo de Deus, já que a promessa também é para eles. Acho que falar mais do que isso é mera repetição do que já foi exposto no texto pastoral, tornando-se enfadonho.

  6. Realmente, os pais da Igreja testificam que os apóstolos tinham essa prática, mas infelizmente nosso povo gosta de ser anticatólico e sem conhecimento de história culpando de ‘católico’ práticas que eles não conhecem a origem. “Examinai tudo…”

  7. Pingback: Batismo Infantil: Por que praticamos? | Primeira Igreja Presbiteriana de Guarapari

  8. li todos os comentarios contra ou a favor e deixo uma pergunta no ar: existe nas Escrituras algum texto que proíba a prática do batismo infantil? claro que não! ademais, todas as justificativas apresentadas contra são pessoais e desfundamentadas. Dessa forma, age corretamente o presbiteriano ao seguir a linha geral de batizar seus filhos ainda crianças e podemos observar isto nos comentários de Hodge, Elwel e tantos outros renomados teólogos calvinistas! corretíssimo o raciocínio do reverendo Hernandes! e vou mais longe, sou em favor do batismo por aspersão porque é bíblico também!

  9. No livro “Batismo” de Charles Hodge, o autor aborda no capítulo 2 o assunto com muita competência e fundamento bíblico, cujo título “a quem se deve batizar”! Adoro estudar os livros de autores como Hodge pois trata-se de homem com conhecimento proficuo sobre o tema

  10. concordo com o Batismo em Cristo da crianca e incentivo os pais a faze-lo uma vez que nossa criancas estao expostas ao batismo do inferno atraves da TV, Internet, jogos, etc. Acredito que o Batismo e um Sacramento que separa e protege a crianca da influencia espiritual do mal.

  11. Estou bastante surpresa com os argumentos do pastor Hernandes a quem aprecio bastante, leio os seus livros mas a Biblia é clara neste ponto.
    *Onde está escrito na Biblia dizendo que o batismo substitui a circuncisão? qual versículo?…
    * Deut 24:16 é claro, não existe maldição e nem benção hereditaria. Educamos nossos filhos na Palavra de Deus mas a decisão
    * as crianças não precisam do batismo (dos tais é o reino dos ceus!), o batismo não salva…é testemunho, é inútil batizar crianças
    *Pv 22:6 fala de instrução, evangelização, …e não de batismo!
    * Jesus foi circuncidado porque era judeu, estava debaixo da lei. Não tem nenhum lugar da biblia que diz que circuncisão é semelhante ao batismo. O batismo cristão foi o que Jesus recebeu aos 30 anos de idade sendo batizado no rio Jordão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *