Como ser um político modelo em tempo de crise

Referência: Neemias 1.1-11

1) Vós sois ministros de Deus = Esta é uma socrossanta vocação.
2) Vós governais debaixo do governo de Deus = Peca contra os céus e contra o povo o governante que não leva Deus a sério. “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.” – “Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam os sentinelas.”
3) O propósito do vosso do vosso governo = Promover o bem e coibir e punir o mal.
4) Governantes justos inspiram o povo = Quando os governantes levam Deus a sério e obedecem a Sua Palavra, governando com sabedoria, o povo é abençoado e próspero.
5) É impossível governar bem sem a Bíblia = Esta foi a afirmativa do grande estadista americano, o cristão Abraão Lincoln. Infelizmente hoje existem muitos políticos que só buscam os seus interesses. Legislam em causa própria. Vivemos numa sociedade invertebrada, sem parâmetros morais firmes, sem referencial. O povo precisa de modelos. Nosso povo estará olhando para vós. Sois um modelo para esta cidade.

Ø A crise de liderança em Israel levou a nação ao caos – 931-586 = Quando homens justos, tementes a Deus governam a cidade prospera, a nação tem ordem e progresso, mas quando os homens sem princípios e valores assumem as rédeas do governo, o povo geme sob o látego do desespero mais fatídico. Precisamos de guardiães da virtude na política brasileira. O Brasil atravessa uma grave crise. Nossa maior crise não é econômica, é moral. Há desmandos, fisiologismo, corporativismo, interesses escusos e subalternos. Nossa nação precisa de cirurgia e não apenas de maquiagem. Por isso esperamos em Deus que esta cidade continue sendo um modelo de administração capaz, eficiente e justa.
Ø UM POLÍTICO MODELO…

I. UM POLÍTICO QUE SE INTERESSA DE VERDADE PELOS PROBLEMAS DO POVO
Ø Neemias tinha boas razões para não se envolver com a cidade de Jerusalém: estava no palácio, no luxo, no fausto, na opulência. Era primeiro ministro. Tinha mordomias. Alto salário.
Ø Podia ainda raciocinar: 1) O que um homem sozinho pode fazer? 2) Ele estava muito longe da cidade de Jerusalém – 1500 Km. 3) Ele precisava abrir mão de muitas regalias. 4) Ele não tinha culpa pela crise que a cidade estava mergulhada.
Ø Mas Neemias faz perguntas. Sua vocação política nasce no ventre da crise e vem à luz pelos gemidos e soluços de dor do seu povo.
Ø Ele chora, jejua, demonstra empatia pelo povo. Não pode viver regalada e nababescamente depois de saber do opróbrio da sua cidade e da angústia do seu povo.
Ø Ela chora pela falta de segurança da cidade (MUROS CAÍDOS). Chora pela falta de justiça (PORTAS QUEIMADAS A FOGO), chora pela fome, opressão e estado de pobreza em que o povo vive.
Ø Os problemas do povo eram os seus problemas. Os pecados do povo eram os seus pecados.
Ø Max Filho nossa ardente expectativa é que vós mergulheis na alma do nosso povo, choreis com ele, sofrais com ele, sintais os seus gemidos, ouçais o seu clamor. Que haja em vós verdadeira empatia por este povo que vos ama e vos escolheu com expressiva votação para serdes os nossos governantes.

II. UM POLÍTICO QUE A DESPEITO DE SUAS QUALIFICAÇÕES PESSOAIS RECONHECE QUE SÓ DEUS PODE TRAZER SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DO POVO
Ø Por isso na hora da crise ele ora. Ele busca a Deus. Ele se volta para o trono do Deus todo poderoso que governa a terra e o céu.
Ø Ele não é um místico alienado nem um pragmático materialista. Um homem de joelhos enxerga mais longe do que um filósofo na ponta dos pés. Quem ora tem audiência na sala do trono com o rei do universo. Os grandes homens práticos são aqueles que sabem dobrar os joelhos e buscam a direção de Deus.
Ø DANIEL um político que foi forjado e galvanizado na bigorna do cativeiro, por causa da sua sabedoria, temor a Deus, assistiu a queda e o levantamento do reis, a queda e o levantamento de reinos e permaneceu sobranceiro e vitorioso em meio as crises e a perseguição, porque foi um homem que ousava crer em Deus e orar a Ele no meio de uma geração de incrédulos.
Ø Max Filho esperamos que o vosso governo seja feito aos pés de Deus. Tereis momentos de crise, de aflição, de decisões difíceis. Haverá momentos em que sereis entrincheirados por situações adversas e não vereis saída. Busquem a Deus. Faça do vosso gabinete um altar de oração e os céus se vos abrirão em copiosa ajuda.

III. UM POLÍTICO DE VISÃO E AÇÃO
Ø Neemias era um estadista. Tinha trânsito livre com Deus e com o rei. Buscava os recursos do céu e os da terra. Ele ora e trabalha. Trabalha e confia.
Ø Ele é um homem que tem estratégias claras = Vai a Jerusalém. Inspeciona a obra. Toma as decisões cabíveis para otimizar o seu trabalho.
Ø Ele é um homem popular = Ele sabe mobilizar o povo. Faz do povo seu parceiro na obra.
Ø Ele resolve os verdadeiros problemas do seu povo =
1. Remove o entulho = Antes de reconstruir uma cidade é preciso remover os entulhos e os escombros que bloqueiam os caminhos do povo. Que entulhos são esses? São parasitas no governo. Gente sanguessuga, gente que ganha e não trabalha, gente que emperra a máquina – (4.10).
2. Reconstrói os muros = Muro é sinal de segurança = A cidade precisa de segurança. Cresce a cada dia a criminalidade, a delinqüência, o narcotráfico, os assaltos aos bancos, os seqüestras. Os muros da saúde, da educação, da proteção à família precisam ser reerguidos.
3. Repara as portas = Lugar onde ficam os juízes da cidade. O poder judiciário estava em crise. Não havia mais tribunais. O povo estava sendo pisado, injustiçado. Os juízes vendiam os pobres por dinheiro. As sentenças eram compradas. Precisamos de justiça em nossa cidade. Precisamos de ter autoridades que julguem com reta justiça. A verdade muitas vezes é pisada pelas ruas. O clamor dos injustiçados se levanta com fortes gemidos.
Ø Luiz Paulo e Luzia esperamos de vós uma administração que contemple as necessidades urgentes do nosso povo: segurança, saúde, educação, moradia, crianças, emprego.

IV. UM POLÍTICO QUE ENFRENTA OPOSIÇÃO POR SER HONESTO E JAMAIS SE DEIXA CORROMPER
Ø Os inimigos quiseram astuciosamente se aliar a Neemias.
Ø Hoje são muitos os políticos que naufragam neste mar de lama da corrupção. Muitos vendem suas consciências, traem o povo, conspurcam a honra e maculam seus nomes porque não sabem lidar com a fama nem com a oposição.
Ø Neemias enfrentou toda tipo de oposição. Vasculharam sua vida. Investigaram seu passado, trafegaram pelos corredores de todas as suas obras. Usaram contra ele arsenal pesado. Lançaram contra ele torpedos mortíferos. Fizeram acusações maquiavélicas e diabólicas para denegrirem sua honra e fazerem cessar seu ideal de reconstruir a cidade.
1. Ridicularização – 2.10,19
2. Conspiração = 4.7,8
3. Violência traiçoeira = 4.11
4. Intriga = 6.1-2,4
5. Acusação falsa = 6.5-7
6. Intimidação = 6.10,12,13
Ø Precisamos de políticos que se dobrem aos interesses dos poderosos nem se intimidem com a oposição e perseguição daqueles que não querem ver a reconstrução da cidade e o bem estar do povo.
Ø Max Filho, certamente enfrentareis lutas, injustiças, perseguições, por abrigardes na alma o sacrossanto ideal de realizar um mandato sob os auspícios da bênção de Deus. Oposições levantar-se-ão tentando vos desestabilizar. Os arautos do caos astuciosamente buscarão vos enredar com seus subornos. Mas esta cidade espera de vós uma conduta irrepreensível. Os olhos do nosso povo estarão sobre vós esperando um enfrentamento ousado de todas as forças deletérias que conspiram contra o futuro de Vitória.

CONCLUSÃO
Neemias tirou a sua cidade do cipoal de uma crise avassaladora. Ele foi poupado de forma milagrosa de todos os ataques. Ele se tornou bênção para a sua geração e para as gerações vindouras.
Max Filho, hoje queremos rogar a Deus por vós. Queremos colocar vossa vida no altar de Deus. Queremos augurar-vos uma caminhada pontilhada de sucesso, desejando que vossa administração glorifique a Deus, erga o estandarte da justiça, promova a prosperidade, finque as estacas do progresso, desfralde as bandeiras da paz e conduza o nosso povo a uma vitória cada vez melhor e mais feliz.

Rev. Hernandes Dias Lopes.

2 Comentários

  • Fernando Sales Campelo, Macau-RN Posted 13 de julho de 2010 14:14

    estou muito feliz pois, continuo ouvindo as mensagens do pastor Hernandes e alimentando-me das mesmas. que o senhor nosso grande Deus continue nos abençoando em nome de Jesus.

  • Lucimar Posted 15 de fevereiro de 2018 0:14

    Fazendo uma reflexão neste texto vejo claramente que só o Senhor poderá se compadecer da nação brasileira é levantar um homem de caráter íntegro é honesto para Governar nosso País. Oremos ao Pai que nos socorre ouve nossas orações.

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *