LIÇÕES IMPORTANTES DA GENEALOGIA DE JESUS

A Bíblia nos apresenta a genealogia de Jesus em duas perspectivas. Mateus apresenta Jesus como descendente de Abraão e Lucas retrocede sua linhagem até Adão. Mateus apresenta Jesus como o Rei dos judeus e Lucas como o Homem perfeito. Marcos e João não tratam da genealogia de Jesus Cristo, por causa do propósito para o qual escreveram. Marcos, escrevendo para os romanos, apresenta Jesus como servo e destaca suas obras mais do que suas palavras. João, escrevendo um evangelho universal, tem como escopo apresentar Jesus como o Filho de Deus e como tal, ele não tem genealogia.

Tanto no registro de Mateus como no de Lucas, vemos na genealogia de Jesus Cristo pessoas más, que se insurgiram contra Deus.

Destacaremos aqui, alguns pontos:

Em primeiro lugar, vemos na genealogia de Jesus Cristo mulheres em cuja vida há marcas reprováveis. Tamar, coabitou com o seu próprio sogro Judá e gerou dele dois filhos gêmeos Perez e Zera; Raabe era prostituta em Jericó; Rute era moabita e Bate-Seba, mãe de Salomão, adulterou com Davi. Mui provavelmente nenhum personagem gostaria de destacar em sua biografia mulheres com esse passado. Mas por que elas estão inseridas na genealogia de Jesus Cristo? Para reforçar a verdade de que o Filho de Deus se identificou com os pecadores a quem veio salvar.

Em segundo lugar, vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de mentira. Os patriarcas mencionados aqui, Abraão, Isaque e Jacó tiveram momentos de fraqueza na área da mentira. Eles não só se omitiram, mas esconderam a verdade e inverteram os fatos com medo de sofrerem com as consequências de  seus atos. Foram fracos e repreensíveis. Isso prova que Deus nos escolhe não pelos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos.

Em terceiro lugar, vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de violência. Na lista da genealogia de Jesus há homens como Davi, cujas mãos estavam cheias de sangue. Roboão governou Judá com truculência. O rei Acaz queimou seus filhos, perseguiu seu próprio povo e cerrou ao meio o profeta Isaías. Manassés foi muito violento. Ele encheu Jerusalém de sangue. Foi um monstro. Um tormento para seu próprio povo. Oh, jamais escolheríamos homens dessa estirpe para integrar nossa família. Oh, a genealogia de Jesus Cristo aponta-nos para a infinita misericórdia de Deus! Ele ama com amor eterno os mais indignos.

Em quarto lugar, vemos na genealogia de Jesus homens em cuja vida há marcas de idolatria. Salomão, por causa de suas muitas mulheres, sucumbiu à idolatria. Roboão, fez um bezerro de ouro e construiu novos templos em Israel para desviar o povo de Deus. Acaz fechou a casa de Deus e encheu Jerusalém de ídolos abomináveis. Manassés foi astrólogo, idólatra e feiticeiro. Levantou altares pagãos e prostrou-se diante de todo o exército dos céus. Oh, na esteira da genealogia de Jesus Cristo temos pessoas que nos deixam perplexos por causa de sua afrontosa rebeldia a Deus. Isso prova, de forma incontestável, que Deus ama os objetos de sua ira e enviou Jesus para identificar-se com os pecadores e salvá-los de seus pecados.

Mas, antes de ficarmos mais chocados com essa assombrosa lista, olhemos para nós mesmos. Somos indignos. Somos pecadores. Somos culpados. Nosso coração é desesperadamente corrupto. Por que Deus nos escolheu? Por que ele nos amou? Por que ele não poupou o seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou, para morrer em nosso lugar? A resposta é: Por causa de sua graça, que é maior do que o nosso pecar!

Rev. Hernandes Dias Lopes

19 comentários em “LIÇÕES IMPORTANTES DA GENEALOGIA DE JESUS”

  1. Boa tarde, gostei muito desse estudo, porém não vejo culpa em Bate_seba , pois ela era apenas uma mulher que estava na sua casa tomando banho, e o rei a cobiça e manda busca_la , o que ela poderia fazer contra o rei?

    1. Ja ouviu falar no ditado popular que “quando um não quer dois não briga”
      Acho que encaixa perfeitamente nesta história de Davi e Bate_seba.
      Não estou isentando Davi de sua culpa, mas acho que Davi deveria estar na guerra e Bate_seba tomando banho em um local coberto.

  2. Samuel,

    Bom dia!!! Discordo de sua colocação dado ao fato que não pode existir força ou poder no mundo que nos obrigue a pecar. Isso é do caráter de cada pessoa e engodo de seus próprios desejos. A Bate-seba como qualquer mulher no mundo poderia sim resistir ao Rei, se ela bem quisesse e impedir que a desgraça entrasse na família de Davi pelo fato de concordar com o adultério do Rei. Se assim o fizesse livraria também o seu marido da morte em campo de guerra para ocultar esse pecado. No entanto, a Graça divina nos alcança em nosso mundo ruido e falido para uma chance de salvação e vida eterna, desde que nos acheguemos a Deus e nos arrependamos de nossos pecados. Abraço

    1. A lei protegia a mulher, Samuel, fosse ela casada ou não. Nenhum homem podia tomar uma mulher se seu pai ou marido permitisse, fosse rei ou não. Veja isso na atitude do proprio Davi em tentar omitir seu pecado, tentando que Urias fosse pra casa e ficasse com sua mulher, qnd Bate-seba descobre que ta gravida. Ela poderia ter se negado a ir a Davi chamando ele a consciencia, que era casada e ainda mais com um homem de confiança dele, ou mesmo contado ao marido. Mas ela consentiu com tudo.

    2. Se hoje tendo o Espírito Santo habitando dentro de nós! É difícil escolher não pecar!
      Imagina antes com a lei!
      Se soubéssemos de todas as consequências que o pecado produz e pudéssemos ver antes mesmo de conceber seria um pouco mais fácil não pecar! Porém mesmo com todas as consequências claras antes mesmo de conceber o pecado duvido que isso empediria! Ainda hoje tendo o Espírito que nos compele a viver pela palavra temos também a carne que nos complete a viver o mundo e seus desejos carnais! Todos os dias temos que alimentar nosso Espírito pra não dar lugar pra carne fazer o que ela quer!

    3. Que palavra meu irmão, concordo com vc plenamente, somos responsáveis por nossas escolhas e Bate sena fez a dela, muito boa sua resposta

  3. Amados irmãos , ainda falando de Bate-seba, ela só tinha duas opções, a 01 = , aceitar o convite do rei Davi, a 02 = morrer. Pois, na época quem não obedecesse uma ordem do rei, era morto ou morta. Ela não tive opção . Ou ela aceitava as ordens do rei, o caso contrario, seria tirada do meio da sua família através da morte. E quem sabe, depois do rei irado por a desobediência dela, ( falo de Bate-seba ) o rei não mandasse matar também o seu marido . É o chamado, se corre o bicho pega, se ficar o bicho come, ela não tinha alternativa diante do rei.

  4. O rei queria manter o caso com Bete Sabá em oculto, tanto do marido quanto da sociedade. Uma simples ameaça de escândalo por parte dela já afugentaria a intenção do rei.

  5. Jó de Souza dos Santos

    Duscussão acirrada, mas se observarem, os dois foram citados pelo Rev. Hernande como pessoas que tiveram ações pecaminosas, mas a graça de Deus alcançou a ambos. O que precisamos entender é que os relatos dos seus atos nos mostram que temos um Deus que ama o pecador, independentemente do erro, quando existir arrependimento sincero. Se não fosse assim, a história não continuaria e eles não teriam gerado o rei Salomão, dando sequência a genealogia da decendência de Jesus.

  6. Bem! Nao tentemos defender o erro… Pois nem o rei e nem Beteseba tinha razao… Pois todos se observavam no ambito dos desejos carnais afim de acontecer o perigo. Por esse motivo, Deus puniu ambos; melhor as consequencias do pecado cairam pra ambos.

    Espero que esse espirito que pousou em Davi nao pouse em nos. Louvores a Deus em nome de Jesus!

  7. Ivani Lúcia Silveira Madoglio Sultani

    Achei ótima essa explicação, pois sempre em meio a momentos turbulentos em minha vida, reconhecendo a minha fraqueza e meu pecado, questionava a Deus por que achou graça em mim tão pecadora, porquê, porque? Quando derrepente me vejo agindo mal, e chego na presença dele querendo ser transformada não praticar mais, logo vem o refrigério, a paz o choro cessa? Eu sinto esse amor, fui resgatada, estou em processo de vencer a carne todos os dias. Hoje ficou muito claro ele me ama, mas o acusador sempre vai nos momentos mais frágeis querer convencer que não merecemos essa graça maravilhosa e não merecemos mesmo, mas aprouve ao Senhor nos resgatar do pecado para a gloriosa luz do Evangelho de Jesus e quem somos nós para dizer não? Ele se apresenta tão meigo, amável, protetor, amigo, mega Pai…essa luz de Cristo que nos ilumina brilhar mais que as trevas!
    Muito obrigada Rev. Hernandes!

  8. Não estamos aqui para julgar o rei Davi e nem Betseba, saber quem errou ou não só compete a Deus. O que nos importa é que a graça de Deus é maior que os nossos pecados. Basta só nos arrepender e nos aproximarmos de Deus.

  9. É como a mulher de Jó, que não é mencionada, até que, em seu desespero, sugere que Jó amaldiçoe a Deus e morra. Entretanto, Jó lhe responde: como fala uma louca, assim falaste. Receberíamos o bem de Deus e não o mal? HÁ quem queira defender a mulher de Jó, dizendo que não foi bem isso o que ela quiz dizer ou que disse. Entretanto, seu estado emocional, dadas às circunstâncias, as emoções, o contexto, a resposta de Jó, tudo aponta para isto. Mesmo assim, ela foi restaurada e perdoada, pois foram suas fraquezas que a levaram à imprudência.

  10. edson carlos ferreira

    Deus e mais .
    eu simplesmente amei ,Hernandes dias Lopes para mim e o tope dos topes, simplesmente perfeito. eu sou diácono e aprendi a pregar com ele; é meu sonho e ter a concordância dele ,jesus, e meu sonho

  11. ADALTON CARDOSO SANTANNA

    Sinceramente? Poderia tomar banho da sua purificação dentro da sua casa e não “Se expor” qualquer soldado, servo, ou alguém de outra janela poderia asssitir a cena de uma nudez explicita. Nos dias de hoje: Fez um nudes e publicou, se expos sem necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *