Mel na caveira de um leão morto

Sansão foi levantado por Deus num tempo de opressão. Seu nascimento foi um milagre. Foi consagrado a Deus como nazireu desde o ventre. Tornou-se um portento. Sua força era colossal. Era um jovem prodígio, um verdadeiro gigante, homem imbatível. Seu único problema é que não conseguia dominar seus impulsos. Um dia viu uma jovem filisteia e disse a seu pai: “Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois por esposa […] porque só desta me agrado” (Jz 14.2,3). Seu pai tentou demovê-lo, mas Sansão não o ouviu.

Certa feita, caminhando pelas vinhas de Timna, um leão novo, bramando, saiu ao seu encontro, mas Sansão rasgou esse leão como se rasga um cabrito. Depois de alguns dias passou pelo mesmo local e foi dar uma olhada no corpo do leão morto. Estava ali, na caveira do leão, um enxame de abelhas. Sansão pegou um favo de mel nas mãos e se foi andando e comendo dele (Jz 14.8,9). Sansão era nazireu e não podia tocar em cadáver. Ele quebrou, ali, o primeiro voto de sua consagração a Deus. Ele procurou doçura na podridão. Ele comeu mel da caveira de um leão morto. Muitos ainda hoje buscam prazer no pecado e procuram doçura naquilo que é impuro. Por isso, perdem a unção, a paz e a intimidade com Deus.

A Bíblia diz que um abismo chama outro abismo. Porque Sansão quebrou o primeiro voto do nazireado, abriu a porta para outras quedas. Na festa de casamento, com vergonha de assumir sua posição de nazireu, Sansão fez ali um banquete; porque assim o costumavam fazer os moços (Jz 14.10). Sansão preferiu imitar os moços de sua época a posicionar-se como um ungido de Deus. Além de não tocar em cadáver, um nazireu não podia beber vinho. Mas, Sansão quebrou mais esse voto de consagração por não ter peito para ser diferente e fazer diferença. Daí para frente, sua vida foi de queda em queda. Coabitou com uma prostituta em Gaza (Jz 14.1) e afeiçoou-se a Dalila (Jz 14.4). Essa mulher astuta o seduziu e arrancou dele a confissão acerca da origem de sua força. Um nazireu não podia cortar o cabelo, mas a cabeça de Sansão foi raspada. Esse jovem prodígio perdeu sua força. O Espírito Santo retirou-se dele. Caiu nas mãos dos filisteus. Estes, lhe vazaram os olhos e escarneceram dele num templo pagão.

Sansão brincou com o pecado e o pecado o arruinou. Sansão não escutou conselhos e fez manobras erradas na vida. Sansão fez pouco caso de seus votos de consagração e perdeu o vigor de seu testemunho. Perdeu sua força e sua visão. Perdeu sua dignidade e sua própria vida. Vocacionado para ser o libertador do seu povo, tornou-se cativo. Porque desprezou os princípios de Deus, o nome de Deus foi insultado num templo pagão por sua causa.

A vida de Sansão é um brado de alerta para a nossa geração. Há muitos jovens, que à semelhança de Sansão, não escutam seus pais. Muitos jovens, mesmo sendo consagrados a Deus, filhos da promessa, vivem flertando com o mundo, amando o mundo, sendo amigos do mundo e conformando-se com o mundo, procurando mel na caveira de leão morto. Muitos crentes têm perdido a coragem de ser diferentes. Imitam o mundo em vez de serem luz nas trevas. Fazem suas festas como o costumam fazer aqueles que não conhecem a Deus. Transigem com os absolutos de Deus e entregam-se às aventuras, buscando uma satisfação imediata de seus desejos. Esse caminho, embora cheio de aventuras e prazeres, é um caminho de escuridão, escravidão e morte. O pecado é um embuste. Promete prazer e traz tormento. Promete liberdade e escraviza. Promete vida e mata. O pecado levará você mais longe do que gostaria de ir; reterá você mais tempo do que gostaria de ficar e, custará a você um preço mais do alto do que gostaria de pagar.

19 Comentários

  • VOZ Posted 9 de abril de 2012 20:05

    E reverendo,o sr ja notou,e claro que sim,que o evangelho da cruz,do negar-se a si mesmo,foi tirado do cenario,e incrivel parece que estes ensinos de JESUS sumiram,na verdade JESUS sumiu desta igrejas empresas,hoje tudo pode,e oque vale e ser feliz,sera que da pra ficar mais humanista que isto?Tem horas que da vontade de correr correr correr….e nao parar..parece um pesadelo que nao tem fim.estamos em epocas escuras,haja força pra tanta luta interna…e o povo parece que esta anestesiado.satanas fez um plantio a muitos anos atras e agora arvore esta grande mas muito grande mesmo e seus frutos,sao terriveis e podres.so O SENHOR mesmo nao ha nada que o homem possa fazer so DEUS.

  • VOZ Posted 9 de abril de 2012 20:10

    E o que mais assusta nao e a obra do mal mas sim o julgamento de DEUS,a grande maioria parece achar que ELE nao vai fazer nada,como estao enganados,esta se formando uma grande tempestade,que tem todo peso do pecado e iniquidade do homem,principalmente daqueles que se dizem enviados por ELE,quando esta tempestade vier vai ser grande o estrago,a terra vai tremer,e a limpeza vai começar na casa DELE.nossa reverendo como estes”lideres”estao provocando a DEUS,estao tao afogados em suas proprias sabedorias que realmente se tornaram loucos.que DEUS nos fortaleça.

    • Carlos Posted 14 de setembro de 2018 21:06

      Palavra bonita e forte,Só lembre reverendo q o senhor não proibiu sansao de tocar em nenhum morto ok

      • Arleno Posted 13 de janeiro de 2019 12:47

        No texto não, mas em número 6 fica bem claro que isso fazia parte do nazireado.
        A bíblia explica a bíblia.
        Paz de Cristo

  • Telma Posted 18 de abril de 2012 8:53

    Agradeço a Deus pela sua vida, Reverendo. O mundo precisa de homens como o senhor, que dá testemunho do Cristo Vivo, que veio nos dar vida abundante e vida eterna.
    Deus o abençõe ricamente!

  • Pr. Antonio W. Fernandes Posted 18 de abril de 2012 18:32

    “No fim só a verdade prevalecerá”

  • Leonardo Corrêa Posted 2 de maio de 2012 12:46

    Graça e paz a todos.

    Excelente palavra do Rev. Hernandes.

    Serve como incentivo àqueles que são perseguidos por qererem viver uma vida santa, e, como alerta àqueles que andam desanimados.
    Que Deus o abençoe!

  • Madson Daniel Posted 3 de maio de 2012 10:07

    Rev. A paz do Senhor Jesus, dou graças a meu bom DEus pela sua vida, pelo seu ministerio. Fico feliz em saber que existem homens que amam a palavra do Senhor e que de maneira perspicaz a analizam. Acompanho seu ministerio, tenho lido seus livros, o ultimo que li recentemente foi O EVANGELHO DE MARCOS, que abordagem maravilhosa das passagens, assisti tambem um video seu sobre “Paulo o maior lider do cristianismo”, muito boa!. Continue assim pastor, não so para mim,como para muitos jovens aqui onde congrego,o senhor tem se tornado um referencial.
    Pretendo fazer um seminario de estudos sobre a palavra, e quem sabe nós não entramos em contato com o Senhor e o agendamos. Rev. um abraço, a paz do Senhor, aguardo respostas no meu e-mail.

  • jandry barreto Posted 3 de maio de 2012 21:50

    Judas 2, a todos os amados,

    ´Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor´. Romanos 6.23

  • leandro m silva Posted 7 de maio de 2012 13:38

    A história de Sansão,nos mostra que temos tudo que precisamos, força, saúde, amor etc
    e tudo isso Deus nos da de graça, mas as muitas portas no mundo que atrai, ate os escolhidos de Deus para o pecado, pendemos nossa vida tentando achar a felicidade, mas a verdadeira felicidade esta perto de nos, em Deus, devemos meditar sua palavra de dia e de noite, para que as tentacões desse mundo não nos leve a morte eterna, mas amar a Deus nosso criador, para termos vida abundante rumos a vida eterna com Deus.

  • julio cesar Posted 17 de maio de 2012 23:00

    sansão teve as consequências, do erro, quando nós erramos com certeza pagaremos as consequencias. devermos teme ao Senhor sempre.

  • FÁBIO B. EDUARDO Posted 26 de maio de 2012 20:34

    a paz do Senhor rev.e um prazer ler e ouvir as
    mensagens que DEUS tem dado ao amado.
    que a simplicidade de Cristo nunca se aparte do senhor.

  • CARLOS HERNANDES Posted 27 de maio de 2012 20:10

    Caro Pastor Hernandes:
    Acabei de ler o texto acima e gostei demais. É um grito de alerta para todos, no sentido de estarmos vigilantes. O abismo de Sansão começou com algo aparentemente sem maiores consequencias, mas que foi o estopim para seu caos. Que tenhamos sabedoria para evitarmos as armadilhas que se nos apresentam.

  • Trackback: Mel na caveira de um leão morto | Estudos Bíblicos
  • Alexandre Padilha Posted 16 de novembro de 2013 21:26

    Gloria á Deus

  • Renato Posted 18 de maio de 2016 18:59

    E verdade tem muitos irmão que estão procurando prazeres nas podridões do mundo vão todos acabar no abismo se não abrirem os olhos

  • Vinícius Posted 24 de junho de 2018 17:39

    Tem muitos pais como os de Sansão.Participam do ? sem nem pergunta de onde foi tirado,os pais não são obrigados a engolir tudo que os filhos levam pra casa.Pais tem que perguntar ter referência,mas é saboroso,olha brilho o aroma hummm….Dalila não foi o pecado de Sansão, mas consequência por tocar em coisa morta.

  • Carlos Posted 14 de setembro de 2018 21:05

    Palavra bonita e forte,Só lembre reverendo q o senhor não proibiu sansao de tocar em nenhum morto ok

  • Maria Posted 24 de abril de 2019 16:11

    Na bíblia não mostra que Sansão tomou vinho.
    Sobre a jovem filistéia foi Deus que permitiu casar.
    Juízes 14

    3. Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão a seu pai: Toma esta para mim, porque ela muito me agrada.
    4. Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *