O consolo de Deus na hora do luto

De todas as dores da vida, a dor do luto parece ser a mais aguda. É uma dor que lateja na alma e assola nossa vida. Todos nós, num dado momento da vida, teremos que enfrentar essa dor. Não existe nenhuma família que escape desse drama. Não é fácil ser privado do convívio de alguém que amamos. Não é fácil enterrar um ente querido ou um amigo do peito. Não é fácil lidar com o luto. Já passei várias vezes por esse vale de dor e sombras. Já perdi meus pais, três irmãos e sobrinhos. Sofri amargamente. Passei noites sem dormir e madrugas insones. Molhei meu travesseiro e solucei na solidão do meu quarto. A dor do luto dói na alma, aperta o peito, esmaga o coração e arranca lágrimas dos nossos olhos. Jesus chorou no túmulo de Lázaro e os servos de Deus pranteavam seus mortos. Porém, há consolo para os que choram. Aqueles que estão em Cristo têm uma viva esperança, pois sabem que Jesus já venceu a morte. Ele matou a morte e arrancou seu aguilhão. Agora a morte não tem mais a última palavra. Jesus é a ressurreição e a vida. Aqueles que nele creem nunca morrerão eternamente. Agora, choramos a dor da saudade, mas não o sentimento da perda. Perdemos quem que não sabemos onde está. Quando enterramos nossos mortos, sabemos onde eles estão. Eles estão no céu com Jesus. Para os filhos de Deus, que nasceram de novo, morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor. É partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Os que morrem no Senhor são bem-aventurados!

O fato de termos esperança não significa que deixamos de sofrer. A vida não é indolor. Nossa caminhada neste mundo é marcada por dissabores, decepções, fraquezas, angústias, sofrimento e morte. Aqui cruzamos desertos tórridos, descemos a vales profundos, atravessamos pântanos perigosos. Nossos pés são feridos, nosso coração afligido e nossa alma geme de dor. Não estamos, porém, caminhando rumo a um entardecer cheio de incertezas. O fim da nossa jornada não é um túmulo gelado, mas a bem-aventurança eterna. Entraremos na cidade celestial com vestes alvas e com palmas em nossas mãos. Celebraremos um cântico de vitória e daremos glória pelos séculos sem fim, ao Cordeiro de Deus, que morreu por nós, ressuscitou, retornou ao céu e voltará em glória para buscar sua igreja. Teremos um corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso e celestial, semelhante ao corpo da glória de Cristo. Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima. As lembranças do sofrimento ficarão para trás. Na Nova Jerusalém, na Cidade Santa, no Paraíso de Deus, na Casa do Pai, não haverá mais luto nem pranto nem dor. Ali reinaremos com Cristo e desfrutaremos das venturas benditas que ele preparou para nós. Nossa tribulação aqui, por mais severa, será apenas leve e momentânea, se comparada com as glórias por vir a serem reveladas em nós. O nosso choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria virá pela manhã!

Três verdades essenciais do Cristianismo formam as colunas de sustentação da nossa viva esperança. A primeira delas é que Jesus ressuscitou dentre os mortos e triunfou sobre a morte. Agora, a morte não tem mais a última palavra. A morte foi tragada pela vitória! A segunda verdade é que Jesus voltou ao céu e enviou o Espírito Santo, o Consolador, para estar para sempre conosco. Não estamos órfãos. Não caminhamos sozinhos pelos vales escuros da vida. O Espírito Santo consolador está em nós e intercede por nós ao Deus que está sobre nós. A terceira verdade é que Jesus vai voltar gloriosamente para buscar sua igreja. Naquele glorioso dia, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor. Essas verdades enchem o nosso peito de doçura e abrem para nós uma eterna fonte de consolação!

18 Comentários

  • Eliana s medrado Posted 2 de abril de 2012 22:15

    louvo a Deus por sua vida, pois as mensagem que tens trazido ao programa tem me edificado muito. e hoje estive em um funeral de um amigo irmão em cristo, dia 9 faz 5 meses que osenhor recolheu meu pai,dia 29, faz 7 meses que meu cunhado irmão foi morar com Deus e dia 2 fez 7 meses que perdi um amigo. sei que todos estão com o senhor mais dói muito , pois eramos muito ligado a nós . o dor doida parece que não sara , sua palavras me ajudam a esperar , o dia que em fim , não teremos mais separação nem choro, pois a morte estará dominada por Cristo Jesus. continue sempre assim abençoando os nossos lares com essas mensagemns que vem de Deus para os nossos corações. Deus te abençõe.

  • Anailta Lopes M. de Almeida Posted 9 de abril de 2012 14:37

    Reverendo eu amo as suas pregações.

  • Maria Aparecida Rocha Neto Posted 10 de abril de 2012 13:46

    Eu dou graças a Deus por essas mensagens que tem servido para o nosso fortalecimento espiritual; que o nosso Deus continue abençoando esse programa.
    Cidinha do Institudo Bíblico Eduardo Lene (IBEL).

  • Maria Aparecida Rocha Neto Posted 10 de abril de 2012 13:54

    A Palavra de Deus tem sido ministrada de forma poderosa na vida de muitas pessoas; a minha oração é que Deus através de seu Santo Espírito possa continuar usando o rev. Hernandes para a glória dele. Fique na paz!

  • João de Cassio Souza Posted 12 de abril de 2012 10:58

    já fez 4 anos em fevereiro, que um câncer violento tirou a minha esposa de mim, tinhamos 38 anos de casados, ela foi minha primeira namorada, em agosto próximo, vai fazer 2 anos que um acidente ceifou a vida da minha filha, ela tinha trinta anos, juntamente com o meu genro, vivo chorando dia e noite, mas tenho certeza da vitória em Cristo Jesus, que elas estão salvas, é o unico consolo que tenho, no mais é só sofrimento, agradeço a Deus pelo seu ministério, que tem sido uma bênção para muitas pessoas que tem que enfrentar os vales de dores nesta vida, assim como eu.
    que o Senhor continui te abençoando.
    um grande abraço.
    Graça e Paz

  • Trackback: O consolo de Deus na hora do luto | Pela Fé Tudo Podemos!
  • luciana negreiros Posted 27 de abril de 2012 18:03

    parabéns rev. suas pregaçõe vem do trono de Deus, pãezinhos quentes, oh glórias

  • LIEGE CARVALHO CARDOSO Posted 14 de maio de 2012 21:58

    Rev. Hernandes suas mensagens são bençãos para minha vida. Oro a DEUS para que seu ministério continue abençoando e ganhando milhares de vidas pra JESUS. Essa semana li várias vezes a mensagem “O Consolo de Deus na Hora do Luto”. Pensei muito em minha mãe que foi para a glória a menos de 1 ano, com 85 anos. Mas, nesse momento só penso em meus queridos irmãos e amigos que estão chorando a dor da perda de um filho querido. Que eles leiam essa mensagem e sintam o conforto em DEUS de que nós deixamos esse mundo para habitarmos no céu.

  • Elaine Cristina Francisco Posted 16 de maio de 2012 2:56

    Faz dois anos e 4 meses que meu pai faleceu, a dor é tão grande e esmagadora, achei que não fosse suportar, porém tenho encontrado consolo em Jesus Cristo. Louvo a Deus por sua vida, suas mensagens têm edificado o meu lar, e tenho certeza que o de muitos irmãos.

  • Fernanda Siqueira Lima Posted 21 de maio de 2012 10:14

    Glorifico a Deus pela tua vida, já tive a oportunidade de vê-lo pregar na Viver em Cristo em Suzano, que humildade, que palavra…Deus o conserve assim…..

  • Trackback: O consolo de Deus na hora do luto | Estudos Bíblicos
  • Horacio Cavelane Posted 28 de julho de 2013 14:45

    Faz 14anos e 7meses que perdi meu querido pai, a dor me aturmenta mas nem tanto assim. Pork na verdade acredito que a vida é um emprestimo ou Divida k Deus de Misercode da aos filhos deles mas kndo chega a hora a gente tenque devolve-la. A paz

  • Horacio Cavelane Posted 28 de julho de 2013 14:48

    Deus acredito que tu existe pai Celestilial. E agradeco pela vida k me das diariamente.

  • Horacio Cavelane Posted 22 de agosto de 2013 1:36

    Deus e vida e e pai celestilial, eu amo o Messias.

  • Horacio Cavelane Posted 22 de agosto de 2013 1:41

    Chorei por nao ter sapatos de marca,mas vi um homem agradecendo a Deus mesmo sem ter pés. Queixo-me por Deus nao ter me dado olhos azuis,mas vi um cego dando graÇas a Deus pela luz que ilumina um novo dia. Fico com raiva quando caminho andando e me canso,mas vejo garotos acelerando felizes nas suas cadeiras de rodas. Ganho preguiÇa de me levantar da cama,enquanto existe pessoas lutando para sair duma cama de hospital. Parei para reflectir e vi que devemos agradecer por cada coisa que temos seja ela nos momentos maus ou bons. Porque existem pessoas passando por maiores dificuldades da vida. Nao permita que esta mensagem termine no seu telefone,por favor, envie quantas poder,para que outros também possam reflectir.
    Paz e Saude! Deus e alegria…

  • Maria Cristina Barbosa Nascimento Silva Posted 10 de abril de 2014 11:33

    Pastor, eu amo as suas mensagens, Deus fala profundamente ao meu coração quando ouço ou leio algo escrito pelo senhor. Quando quero a resposta de Deus para algo consta temente busco algo vindo da parte de Deus através do Senhor

  • Joel Doea Posted 18 de agosto de 2015 19:53

    Fiquei muito feliz de te encontrado esse sua pagina .
    Lindas palavras e muito obrigado
    JD

  • cristiane maria Posted 6 de março de 2016 21:34

    pastor a paz amo suas menssagens sempre falo essas mesmas palavras quando estou no funeral mas quando a pessoa que faleceu sem cristo nao sei o que dizer fico muito triste pois sei que este nao confessou a cristo em vida e nao sei como confortar o coraçao da quela familia com uma palavra e digo apenas Deus cuidara de ti

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *