O CRISTO VENCEDOR E A AFRONTA NO CARNAVAL

A Escola de Samba, “Gaviões da Fiel”, de São Paulo, fez uma grotesca apresentação no carnaval 2019, mostrando Jesus sendo espancado e pisado por Satanás. Essa cena de vilipêndio percorreu o mundo, chocando, como era propósito confesso do autor do enredo, cristãos de todos os recantos da terra. A cena blasfema afronta a Constituição Federal (artigo 208 do código penal), atenta contra o povo cristão e constrange as pessoas que têm um mínimo de respeito à religião cristã.

Mas, é preciso dizer em alto e bom tom, nesse momento de revolta de uns e de constrangimento de outros que, isso em nada abala o Cristianismo. A verdade nunca se curva ao escárnio dos que tentam ridicularizar a fé cristã. Jesus, o Cristo de Deus, é a pessoa central da História. Ele é o criador do universo, a semente da mulher que esmagará a cabeça da serpente, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele é o Cordeiro que foi morto, mas ressuscitou, está vivo pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno. Ele é aquele que foi exaltado sobremaneira e recebeu o nome que está acima de todo nome. Diante dele se dobra todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra. Ele já triunfou sobre o diabo e suas hostes no Calvário. Ele mesmo lançará Satanás no lago de fogo para ser atormentado pelos séculos sem fim.

A cena ocorrida nas ruas de São Paulo é de uma irrealidade gritante. Essa ficção jamais se tornará realidade. O Cristo que foi surrado e pisado pelo diabo no enredo da escola de samba “Gaviões da Fiel” só existe nos devaneios daqueles que tentam inverter, sem sucesso, a realidade dos fatos. Daqui a pouco, ninguém mais falará desse episódio, mas Jesus continuará sendo amado, adorado e proclamado como o Cristo vencedor, no Brasil e no mundo.

Foram muitas as tentativas para se derrotar o Cristo de Deus e bani-lo do coração de seus fiéis ao longo da história: Perseguições crudelíssimas, torturas desumanas e fogueiras ardentes. Mas, quanto mais se atacou a fé cristã, mais ela cresceu. Quanto mais sangue foi derramado, mais a semente do evangelho frutificou. Ninguém pode lutar contra Deus e prevalecer. Ninguém pode zombar de Deus e pensar que isso o abala. Ninguém pode afrontar o Cristo de Deus e pensar que isso abalará a fé dos que o amam. A igreja cristã continuará sua marcha sobranceira. O evangelho continuará desfraldando sua bandeira vitoriosa. A verdade não cobre sua cara de vergonha nem recua acovardada diante das afrontas. O evangelho não perde seu poder, nem recua enfraquecido, diante das blasfêmias daqueles que se julgando sábios tornaram-se insensatos.

A postura dos cristãos à afronta daqueles que tentaram ridicularizar a nossa fé deve ser a mesma daquela demonstrada por Jesus no Calvário: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.

 

Rev. Hernandes Dias Lopes

22 Comentários

  • Eber Posted 7 de março de 2019 15:31

    Que maravilhosa compreensão do Senhorio de Cristo, em meio ao devaneio humano viripendiando mais uma vez o nome de Cristo. Meu sentimento é de inquietação face ao quadro real de nossa sociedade, mas encontro encorajamento em suas palavras, prezado reverendo, para orar como fez Jesus. Obrigado.

    • Marta Posted 7 de março de 2019 20:11

      Que benção!
      Estava esperando uma análise tão clara e correta deste fato, a luz das escrituras.
      Deus abençoe pastor Hernandes!

  • Rodrigo Anchieta Posted 7 de março de 2019 15:32

    Caro pastor, seu texto é a resposta que precisamos. Principalmente na orientação a nossa postura como cristaos: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. É disso que a igreja precisa. Muitos têm requerido vingança, justiça, etc. E tudo isso vem de Deus, a nós cabe clamar por misericórdia e perdão, como em 2 crônicas 7:14. Muito obrigado!

  • Luciana Posted 7 de março de 2019 15:39

    Quando vi isto me lembrei dist
    A postura dos cristãos à afronta daqueles que tentaram ridicularizar a nossa fé deve ser a mesma daquela demonstrada por Jesus no Calvário: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
    Não vejo como uma grande conquista que estas pessoas moram,mais que entregue sua vida a cristo,isto seria a grande conquista,pessoa vendo errado o que traria gozo de verdade.

  • Maria Ediene Posted 7 de março de 2019 17:15

    Fiquei tão emocionada!! Como gostaria que cada cristão lesse esse texto.

  • Jordan Posted 7 de março de 2019 17:39

    É triste ver pessoas se passando para isso.
    Se acharam que isso iria nos causar revolta, estão perdendo o tempo.
    Cristo já venceu Satanás há muito tempo e esse teatro nada me impressiona, pois o que se espera dos filhos das trevas é isso.
    A verdade é que isso só mostra o quanto Deus se aproxima para julgar firmemente essa terra e que a palavra dEle é verdadeira.

  • Sandro X. Posted 7 de março de 2019 18:10

    A cada dia que passa (e mais ainda neste Brasil de loucuras evangélicas), nós, protestantes, passamos atestado de ignorância e falta de misericórdia (coisa que nosso Senhor Jesus Cristo, o próprio Deus, veio nos ensinar, pedindo perdão até mesmo àqueles que o mataram). O enredo da escola falava da história de Santo Antão, quem a conhece entende a encenação. Não, o diabo não venceu na encenação… no fim dela, um anjo crava uma espada no diabo. Nossa capacidade de julgar condenando sem nem ao menos conhecer a história toda é assustadora e diametralmente oposta ao que Jesus fez conosco, acolhendo-nos e perdoando-nos, mesmo sem merecermos… Miserere Nobis!

    • Darci Posted 8 de março de 2019 8:33

      A Palavra do Rev. Hernandes, como sempre, é valiosa demais e vem direto do Senhor pra nós. Porque ainda que a encenação terminasse com a derrota de Jesus, dando lugar a mais uma mentira de satanás, a Palavra do Rev. Hernandes traria a majestade e soberania de Cristo à nossa memória. Mas o seu comentário é muito pertinente! É preciso ver o contexto. Fizeram com esse episódio o mesmo que fazem com a Bíblia sagrada: usam os textos fora do seu contexto!!!!

  • Celia Posted 7 de março de 2019 18:37

    Seguimos com fé naquEle que reina sobre tudo e todos! Nada pode abalar a nossa fé e nada nos separará desse amor que transborda!!!!

  • Vera Rodrigues Posted 7 de março de 2019 19:00

    Na verdade a afronta foi ao presidente Bolsonaro e sua esposa e ainda a todos os eleitores dele. Essas pessoas desrespitosas e atrevidas acham que estão dando o troco aos cristãos. Coitados! Os atos deles são tão grotescos que só conseguiram confirmar a Palavra de Deus e ainda mais o repúdio e repulsa daqueles que amam a Deus e conhecem o evangelho que diz que nos últimos tempos os homens seriam arrogantes e blasfemos: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, arrogantes, amantes de si mesmo e blasfemos …” (2 Rnaldo 3)

  • Lilian Posted 7 de março de 2019 19:16

    Belas palavras Reverendo. Fiquei indignada com tamanha blasfêmia, mas tinha esquecido de como devemos nos portar sendo conhecedores das palavras de Deus.

  • Leila Posted 7 de março de 2019 20:33

    Por isso que admiro cada dia mais sua postura…suas pregações..sua sabedoria do céu que vem do coração de Deus para o meu..para o nosso coração através da sua vida querido Reverendo!🙌🙏
    Sábias palavras e colocações perfeitas👏👏
    É seguimos com fé e sempre pedindo ao nosso Pai maior que perdoe aqueles que não o conhecem 🙏

  • Naiale Posted 7 de março de 2019 20:36

    Perfeito, pastor! Glória a Jesus, eternamente!

  • Viviane Oliveira Posted 7 de março de 2019 21:29

    Aleluia, louvado seja o nosso Cristo vencedor

  • Carmi Lopes Bezerra Posted 7 de março de 2019 22:47

    Jesus! Senhor dos Senhores! Rei dos Reis! Nosso Senhor,Nosso Salvador! Que VEIO ao mundo Salvar! Nós te Adoramos Senhor Jesus!

  • Braulio Posted 7 de março de 2019 23:31

    Boa reflexão, como sempre. Há de ser ressaltado, por necessário, que ninguém e nada é capaz de ofender a Deus. Deus é Santo, incompreensível e insondável. Infinito amor e justiça.
    O grande problema é que muitos “cristãos” acreditam que os envolvidos na dinâmica do enredo são mais indignos do que nós. Temos esquecido, enquanto corpo, que outrora andávamos mortos em nossos delitos e pecados, porém fomos trazidos das trevas para a luz.
    Concordo que nossa missão é orar e clamar para que aqueles que perseguem tenham um encontro na estrada para Damasco.

  • Joab Augusto Posted 8 de março de 2019 1:02

    Que texto maravilhoso repleto das veracidades Biblicas sobre o nosso Salvador refutando com imensa propriedade os desvaneios dos zombadores destituídos da maravilhosa Graça.
    A fé cristã jamais se abalará por tais investidas malignas e sim cumprira cabalmente o que ja foi revelado e estabelecido pelos séculos dos séculos.

  • Cláudia Viola Posted 8 de março de 2019 9:45

    Texto maravilhoso ZX como sempre um homem usado por Deus!!!! Que Deus continuando usando o pastor falando a verdade da palavra de Deus.

  • Cláudia Viola Posted 8 de março de 2019 9:48

    Texto maravilhoso como sempre um homem usado por Deus!!!! Que Deus continue usando o pastor falando a verdade da palavra de Deus.

  • Simone Posted 8 de março de 2019 20:55

    Palavras sábias,já havia respondido a uma amiga que Deus é soberano na pessoa de Jesus e está no controle de tudo.Otimo texto ,como sobre pastor Hernandes.

  • Jhonn Posted 9 de março de 2019 8:16

    Sou cristão, ao vê seu texto busquei uma análise total da peça como uma toda e não só em defesa dos cristãos. Existe uma luta q não vemos entre inferno e céu. Vi que muito se encheram de ódio ao vê a peça, percebo que muitos ainda não estão preparados pra amar seus “inimigos” teve gente desejando a morte do intérprete. Afinal somos diferentes se odiamos aqueles que nós ofende? Se fosse um teste a nossa fé, vc passou?

  • LILIANE LIMA FACANHA Posted 22 de março de 2019 11:04

    Maravilhoso texto! Eu não me escandalizei quando vi, pq o carnaval em si já é uma afronta, só devemos mesmo pedir para que o Pai os perdoe e traga salvação pra esse povo.

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *