O CRISTO VENCEDOR E A AFRONTA NO CARNAVAL

A Escola de Samba, “Gaviões da Fiel”, de São Paulo, fez uma grotesca apresentação no carnaval 2019, mostrando Jesus sendo espancado e pisado por Satanás. Essa cena de vilipêndio percorreu o mundo, chocando, como era propósito confesso do autor do enredo, cristãos de todos os recantos da terra. A cena blasfema afronta a Constituição Federal (artigo 208 do código penal), atenta contra o povo cristão e constrange as pessoas que têm um mínimo de respeito à religião cristã.

Mas, é preciso dizer em alto e bom tom, nesse momento de revolta de uns e de constrangimento de outros que, isso em nada abala o Cristianismo. A verdade nunca se curva ao escárnio dos que tentam ridicularizar a fé cristã. Jesus, o Cristo de Deus, é a pessoa central da História. Ele é o criador do universo, a semente da mulher que esmagará a cabeça da serpente, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Ele é o Cordeiro que foi morto, mas ressuscitou, está vivo pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno. Ele é aquele que foi exaltado sobremaneira e recebeu o nome que está acima de todo nome. Diante dele se dobra todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra. Ele já triunfou sobre o diabo e suas hostes no Calvário. Ele mesmo lançará Satanás no lago de fogo para ser atormentado pelos séculos sem fim.

A cena ocorrida nas ruas de São Paulo é de uma irrealidade gritante. Essa ficção jamais se tornará realidade. O Cristo que foi surrado e pisado pelo diabo no enredo da escola de samba “Gaviões da Fiel” só existe nos devaneios daqueles que tentam inverter, sem sucesso, a realidade dos fatos. Daqui a pouco, ninguém mais falará desse episódio, mas Jesus continuará sendo amado, adorado e proclamado como o Cristo vencedor, no Brasil e no mundo.

Foram muitas as tentativas para se derrotar o Cristo de Deus e bani-lo do coração de seus fiéis ao longo da história: Perseguições crudelíssimas, torturas desumanas e fogueiras ardentes. Mas, quanto mais se atacou a fé cristã, mais ela cresceu. Quanto mais sangue foi derramado, mais a semente do evangelho frutificou. Ninguém pode lutar contra Deus e prevalecer. Ninguém pode zombar de Deus e pensar que isso o abala. Ninguém pode afrontar o Cristo de Deus e pensar que isso abalará a fé dos que o amam. A igreja cristã continuará sua marcha sobranceira. O evangelho continuará desfraldando sua bandeira vitoriosa. A verdade não cobre sua cara de vergonha nem recua acovardada diante das afrontas. O evangelho não perde seu poder, nem recua enfraquecido, diante das blasfêmias daqueles que se julgando sábios tornaram-se insensatos.

A postura dos cristãos à afronta daqueles que tentaram ridicularizar a nossa fé deve ser a mesma daquela demonstrada por Jesus no Calvário: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.

 

Rev. Hernandes Dias Lopes

22 comentários em “O CRISTO VENCEDOR E A AFRONTA NO CARNAVAL”

  1. Que maravilhosa compreensão do Senhorio de Cristo, em meio ao devaneio humano viripendiando mais uma vez o nome de Cristo. Meu sentimento é de inquietação face ao quadro real de nossa sociedade, mas encontro encorajamento em suas palavras, prezado reverendo, para orar como fez Jesus. Obrigado.

  2. Rodrigo Anchieta

    Caro pastor, seu texto é a resposta que precisamos. Principalmente na orientação a nossa postura como cristaos: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. É disso que a igreja precisa. Muitos têm requerido vingança, justiça, etc. E tudo isso vem de Deus, a nós cabe clamar por misericórdia e perdão, como em 2 crônicas 7:14. Muito obrigado!

  3. Quando vi isto me lembrei dist
    A postura dos cristãos à afronta daqueles que tentaram ridicularizar a nossa fé deve ser a mesma daquela demonstrada por Jesus no Calvário: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.
    Não vejo como uma grande conquista que estas pessoas moram,mais que entregue sua vida a cristo,isto seria a grande conquista,pessoa vendo errado o que traria gozo de verdade.

  4. É triste ver pessoas se passando para isso.
    Se acharam que isso iria nos causar revolta, estão perdendo o tempo.
    Cristo já venceu Satanás há muito tempo e esse teatro nada me impressiona, pois o que se espera dos filhos das trevas é isso.
    A verdade é que isso só mostra o quanto Deus se aproxima para julgar firmemente essa terra e que a palavra dEle é verdadeira.

  5. A cada dia que passa (e mais ainda neste Brasil de loucuras evangélicas), nós, protestantes, passamos atestado de ignorância e falta de misericórdia (coisa que nosso Senhor Jesus Cristo, o próprio Deus, veio nos ensinar, pedindo perdão até mesmo àqueles que o mataram). O enredo da escola falava da história de Santo Antão, quem a conhece entende a encenação. Não, o diabo não venceu na encenação… no fim dela, um anjo crava uma espada no diabo. Nossa capacidade de julgar condenando sem nem ao menos conhecer a história toda é assustadora e diametralmente oposta ao que Jesus fez conosco, acolhendo-nos e perdoando-nos, mesmo sem merecermos… Miserere Nobis!

    1. A Palavra do Rev. Hernandes, como sempre, é valiosa demais e vem direto do Senhor pra nós. Porque ainda que a encenação terminasse com a derrota de Jesus, dando lugar a mais uma mentira de satanás, a Palavra do Rev. Hernandes traria a majestade e soberania de Cristo à nossa memória. Mas o seu comentário é muito pertinente! É preciso ver o contexto. Fizeram com esse episódio o mesmo que fazem com a Bíblia sagrada: usam os textos fora do seu contexto!!!!

  6. Na verdade a afronta foi ao presidente Bolsonaro e sua esposa e ainda a todos os eleitores dele. Essas pessoas desrespitosas e atrevidas acham que estão dando o troco aos cristãos. Coitados! Os atos deles são tão grotescos que só conseguiram confirmar a Palavra de Deus e ainda mais o repúdio e repulsa daqueles que amam a Deus e conhecem o evangelho que diz que nos últimos tempos os homens seriam arrogantes e blasfemos: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, arrogantes, amantes de si mesmo e blasfemos …” (2 Rnaldo 3)

  7. Belas palavras Reverendo. Fiquei indignada com tamanha blasfêmia, mas tinha esquecido de como devemos nos portar sendo conhecedores das palavras de Deus.

  8. Por isso que admiro cada dia mais sua postura…suas pregações..sua sabedoria do céu que vem do coração de Deus para o meu..para o nosso coração através da sua vida querido Reverendo!🙌🙏
    Sábias palavras e colocações perfeitas👏👏
    É seguimos com fé e sempre pedindo ao nosso Pai maior que perdoe aqueles que não o conhecem 🙏

  9. Carmi Lopes Bezerra

    Jesus! Senhor dos Senhores! Rei dos Reis! Nosso Senhor,Nosso Salvador! Que VEIO ao mundo Salvar! Nós te Adoramos Senhor Jesus!

  10. Boa reflexão, como sempre. Há de ser ressaltado, por necessário, que ninguém e nada é capaz de ofender a Deus. Deus é Santo, incompreensível e insondável. Infinito amor e justiça.
    O grande problema é que muitos “cristãos” acreditam que os envolvidos na dinâmica do enredo são mais indignos do que nós. Temos esquecido, enquanto corpo, que outrora andávamos mortos em nossos delitos e pecados, porém fomos trazidos das trevas para a luz.
    Concordo que nossa missão é orar e clamar para que aqueles que perseguem tenham um encontro na estrada para Damasco.

  11. Que texto maravilhoso repleto das veracidades Biblicas sobre o nosso Salvador refutando com imensa propriedade os desvaneios dos zombadores destituídos da maravilhosa Graça.
    A fé cristã jamais se abalará por tais investidas malignas e sim cumprira cabalmente o que ja foi revelado e estabelecido pelos séculos dos séculos.

  12. Texto maravilhoso ZX como sempre um homem usado por Deus!!!! Que Deus continuando usando o pastor falando a verdade da palavra de Deus.

  13. Texto maravilhoso como sempre um homem usado por Deus!!!! Que Deus continue usando o pastor falando a verdade da palavra de Deus.

  14. Palavras sábias,já havia respondido a uma amiga que Deus é soberano na pessoa de Jesus e está no controle de tudo.Otimo texto ,como sobre pastor Hernandes.

  15. Sou cristão, ao vê seu texto busquei uma análise total da peça como uma toda e não só em defesa dos cristãos. Existe uma luta q não vemos entre inferno e céu. Vi que muito se encheram de ódio ao vê a peça, percebo que muitos ainda não estão preparados pra amar seus “inimigos” teve gente desejando a morte do intérprete. Afinal somos diferentes se odiamos aqueles que nós ofende? Se fosse um teste a nossa fé, vc passou?

  16. LILIANE LIMA FACANHA

    Maravilhoso texto! Eu não me escandalizei quando vi, pq o carnaval em si já é uma afronta, só devemos mesmo pedir para que o Pai os perdoe e traga salvação pra esse povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *