Os grandes mitos sobre o dinheiro

INTRODUÇÃO

• Quais são os seus desejos mais fortes? O que você mais aspira na vida? No que você despende suas maiores energias? O que mais ocupa a sua mente? Dinheiro? Sucesso profissional? Prosperidade financeira? Onde está a fonte da sua felicidade? Salomão tentou encontrar a felicidade na bebida, nas riquezas, no prazer e na fama e viu que tudo era vaidade (Ec 2.1-10).

• Não é errado ter desejos. Fomos criados para o prazer e para a felicidade. Muitas pessoas pensam que o cristianismo é a religião da autonegação, da morte do desejo. Muitos pensam que ser crente é não fumar, não beber, não jogar, não ter sexo antes do casamento. Mas há muitas pessoas não crentes que também não fazem essas coisas. Muitos chegam a pensar que ser crente é viver a vida sem qualquer prazer.

• Mas a bíblia não se opõe ao desejo nem ao prazer. Ao contrário, ela diz que os nossos desejos são muito limitados, acanhados e fracos. A bíblia repetidamente nos exorta a buscar a nossa plena felicidade. Deus nos criou para o maior dos prazeres: amá-lo, glorifica-lo e goza-lo para sempre!

NARRAÇÃO

– Por que as pessoas amam tanto o dinheiro? Há duas razões:

1) Eles pensam que se tiverem dinheiro poderão comprar itens e ter influência sobre outras pessoas. E isso os conduzirá à felicidade.

2) Eles pensam que se tiverem dinheiro, se sentirão seguros. São dois grandes mitos sobre o dinheiro: 1) O dinheiro traz felicidade; 2) o dinheiro oferece segurança.

3) Olavo Bilac retratou num poema imortal a vida de FERNÃO DIAS PAES LEME

Foi em Março ao findar das chuvas…
Sete anos! Combatendo índios, febres, paludes,
Feras, répteis – contendo só sertanejos rudes,
Dominando o furor da amotinada escoita…
Sete anos! E ei-los, enfim, com o seu tesouro!
Com que amor, contra o peito, a sacola de couro
Aperta, a transbordar de pedras preciosas!… Volta…

E o delírio começa. A mão, que a febre agita.
Ergue-se, treme no ar, sobe, descamba aflita,
Crispa os dedos, e sonda a terra e escarva o chão,
Sangra as unhas, revolve as raízes, acerta
Agarra a sacola, e apalpa-a e contra o peito a aperta,
Como para a enterrar dentro do coração.

Ah! Mísero demente! O teu tesouro é falso!
Tu caminhaste em vão, por sete anos, no encalço
De uma nuvem falaz, de um sonho malfazejo!
Enganou-te a ambição! Mais pobre que um mendigo.
Agonizas, sem luz, sem amor, sem amigo
Sem ter quem te conceda a extrema unção de um beijo.

4) Ilustração: os onze maiores investidores livro SATISFATION.

I. PRIMEIRO MITO: O DINHEIRO TRAZ FELICIDADE – V. 3-12

Muitas pessoas pensam: ah, se eu morasse no bairro tal, no apartamento tal; se eu trabalhasse na empresa tal, e tivesse o carro tal eu seria feliz! Muitos pensam que a felicidade está em coisas. Pensam que a felicidade está no ter. Assim, só preocupam com as coisas terrenas e vivem correndo atrás de ilusões.

O que a Palavra de Deus tem a dizer?

No verso 5 Paulo diz que a piedade com contentamento e não o dinheiro é fonte de lucro. O dinheiro não produz contentamento. A palavra contentamento significa uma suficiência interior que nos guarda em paz a despeito das circunstâncias externas.

O verdadeiro contentamento vem da piedade no coração e não do dinheiro na mão. Os falsos mestres que estavam fazendo da religião um meio de enriquecimento são combatidos por Paulo. Ele não diz que a piedade é lucro, mas fonte do maior lucro: as riquezas espirituais. A piedade leva você ao maior ganho e à maior alegria (v. 6).

Nos versos 7-10 Paulo usa três argumentos para refutar esse mito de que o dinheiro traz felicidade:

1.Você está destinado à eternidade e o dinheiro é apenas temporal – v. 7

“Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele” (6.7).

O dinheiro tem vida curta. Ele não dura para sempre. Ele está fadado a morrer. Quando uma pessoa morre, ela deixa tudo. O seu dinheiro não pode ser levado para o outro mundo. Não tem carro de mudança em funeral. Você não trouxe nem vai levar nada deste mundo. O quanto você viverá neste mundo? Quanto você viverá depois que partir deste mundo? Qual é a importância dos tesouros que você busca acumular aqui em relação à vida porvir?

ILUSTRAÇÃO – Ray Stedman conta a história de um jovem que lhe disse que gostaria de ser igual a seu avô. E por que? Por que ele morreu milionário. Você está enganado, respondeu Stedman. Ele era milionário até fechar os olhos nesta vida. Ao morrer, perdeu todo seu dinheiro. Ele não levou um centavo.

2.Você não precisa de riqueza para ser feliz agora – v. 8

“Tento sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” (6.8).

Nossas necessidades básicas são facilmente supridas. A felicidade não está no TER, mas em ser um crente feliz e contente. Jesus disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade do meu Pai, que me enviou” (Jo 4.34).

Hebreus 13.5 diz: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

O apóstolo Paulo testemunha em Filipenses 4.11-13: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação [tudo posso naquele que me fortalece]”.

A felicidade não está no ajuntar dinheiro, mas no deleitar-se em Deus. Ele é a fonte da felicidade e não o dinheiro. Quando você busca o dinheiro há um vazio na alma que o dinheiro jamais preenche, mas Deus satisfaz.

3.O desejo por riqueza pode destruir você – v. 9,10

“Ora,o que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (6.9,10).

a)Conduz você à tentação

Paulo afirma o argumento no verso 9 e o explana no verso 10. O desejo pela riqueza conduz as pessoas à tentação. Em que tentação? Vejamos isso à luz dos dois maiores mandamentos segundo Jesus:

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem a lei e os profetas” (Mt 22.37-40).

Quando você deseja ser rico, esse deseja o domina e o controla. O dinheiro tona-se seu senhor e seu deus. Então você passa a buscar o dinheiro mais do que a Deus e a procurar a sua felicidade mais do que o bem do seu próximo. Desta maneira, o amor do dinheiro leva você a violar os dois principais mandamentos da lei de Deus.

b)Põe ciladas no seu caminho

O amor ao dinheiro coloca laços e ciladas no seu caminho. Constitui-se numa armadilha para a sua vida. Que armadilha é essa? Eclesiastes 5.10 responde:

“Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda”.

Qual é a natureza dessa cilada? Quando você deseja pegar um animal, o que você faz? Coloca uma armadilha. Você coloca algo atraente que ele gosta para atraí-lo. Mas por trás daquela oferta atrativa, gostosa, está a morte.

Ilustração: O advogado do diabo: A proposta de muitas vantagens levou sua mulher à morte e ele ao fracasso.

Quanto mais você tem, mais quer ter. Você nunca se satisfaz. Essa é a cilada: insatisfação permanente. O dinheiro é um deus, é Mamom. Muitos trocam o Deus vivo por esse ídolo. Muitos trocam Deus, a família e a própria alma por esse ídolo.

c)Atormenta você com muitas dores

Há determinados sofrimentos que os ricos têm. Eles são inquietos, inseguros, medrosos. Vivem perturbados. O rico tem duas grandes perturbações: ganhar, ganhar e ganhar e medo de perder, de perder, de perder.

O dinheiro nunca foi um elo de união familiar. As famílias mais desunidas são as mais ricas. O dinheiro não possui liga.

O apóstolo Paulo diz que o amor ao dinheiro é raiz e não a raiz de todos os males. Há outras raízes que traz males, como a raiz de amargura. O amor ao dinheiro fez o jovem rico se afastar de Cristo. O amor ao dinheiro fez o rico pensar apenas em seus banquetes e desprezar Lázaro em sua porta. O amor ao dinheiro fez Judas trair Jesus e suicidar. O amor ao dinheiro fez Ananias e Safira mentirem ao Espírito Santo. O amor ao dinheiro fez os ricos reterem com fraude o salário do trabalhador. O amor ao dinheiro é a causa de muitas fraudes, casamentos, divórcios, perjúrios, roubos, seqüestros, assassinatos, guerras.

d)Leva você não apenas à ruína temporal, mas também eterna

No verso 9, Paulo diz o desejo de ficar rico afoga os homens na ruína e perdição.

No verso 10 Paulo diz que alguns nessa cobiça, desviaram da fé.

O amor ao dinheiro leva à apostasia, esfria o coração, afasta a pessoa de Deus, anestesia a alma, calcifica o coração, entenebrece a mente e lança a alma no abismo.

Essa é a cilada do dinheiro: por trás do seu brilho, esconde-se o inferno!

Nos versos 11 a 16, Paulo mostra como podemos viver como cristãos, em vez de sermos amantes do dinheiro:

1.Fuja do amor ao dinheiro – v. 11

Um homem feliz é conhecido por aquilo de que ele foge. Há momentos que fugir é sinal de covardia. Neemias respondeu para seus inimigos: Um homem como eu fugiria? (Ne 6.11). Mas em outras ocasiões fugir é sinônimo de sabedoria e prudência. José do Egito fugiu (Gn 39.12). Davi fugiu quando o rei Saul queria mata-lo (1 Sm 19.10).

“Tu, porém, ó homem de Deus foge destas cousa…”.

Se você se encontra perguntando: ah, se eu tivesse isso ou aquilo, se eu tivesse uma casa melhor, um carro mais novo eu seria mais feliz… FUJA!

Se você se encontrar olhando para a prosperidade do ímpio e dizendo: ah, se tivesse o que ele tem eu seria MAIS feliz… FUJA!

Quando você vê uma propaganda, se você pensa: ah se eu pudesse comprar esse produto, eu seria mais feliz… FUJA!

Sua felicidade não está nas coisas, mas em Deus. As pessoas mais felizes chegam em casa cheias de graxa.

2.Segue o caminho da virtude – v. 11

Um homem feliz é conhecido por aquilo que ele segue. Não basta apenas separar-se do que é errado, é preciso seguir o que é certo.

Há seis virtudes que precisamos buscar mais do que o ouro e a prata: A JUSTIÇA, A PIEDADE, A FÉ, O AMOR, A CONSTANCIA, E A MANSIDÃO.

3.Combate o bom combate da fé – v. 12

Um homem feliz é conhecido por aquilo pelo qual ele luta.

O termo combater aqui é um termo do atletismo. A palavra é aqui é a mesma para agonizar. Ponha toda a sua energia em andar com Deus e fazer sua obra. Você pode vencer a tentação (1 Co 10.13). Você pode andar em santidade. Você desfrutar de uma alegria indizível e cheia de glória. Ponha sua força numa causa de conseqüência eterna.

4.Toma posse da vida eterna – v. 12

Um homem feliz é conhecido por aquilo de que ele se apropria como maior tesouro da sua vida.

Você já tem a vida eterna. Toma posse dela. Usufrua-a. Tudo ao seu redor é temporal, um dia vai acabar. Mas você já tem a vida eterna. Você vive para a eternidade. Você tem uma riqueza e uma herança que nem ferrugem, nem traça, nem ladrão pode roubar. Viva à luz da eternidade! Toma posse da sua verdadeira felicidade!

II. O MITO DE QUE O DINHEIRO PODE DAR SEGURANÇA – v. 16-19

Se você pode dizer SIM, você é rico comparando-se com a maioria das pessoas do mundo:

1)Você tem casa com dois e mais quartos?

2)Você tem carro?

3)Você tem banheiro privativo?

4)Você tem água encanada?

5)Você tem chuveiro quente?

6)Você tem dinheiro para comprar alimento?

Então, você é rico! Jesus disse, ao considerar a vida do jovem rico: “Quão dificilmente um rico entra no Reino do céu” (Mt 19.23).

COMO PODEMOS SER RICOS E FELIZES?

1.Vivendo na luz de quem Deus é – v. 17

Há dois mandamentos negativos:

1.1.Não sejam orgulhosos – v. 17

SE o dinheiro faz uma pessoa orgulhosa, ela não entendeu nem a si mesma nem o dinheiro. Não pensem alto de vocês mesmos. Por que os ricos são tentados a serem orgulhosos? Por duas razões:

a)São tentados a pensar que merecem o que têm – Eles são levados a pensar que os que não têm não são tão inteligentes quanto eles. Mas a Bíblia diz que é Deus quem nos dá força para adquirirmos riquezas (1 Cr 29.10). A riqueza não é nossa. Ela vem de Deus, é de Deus e vai voltar para Deus. Não somos donos, somos apenas mordomos.

b)São tentados a pensar que a riqueza concede poder – A riqueza dá uma ilusão de poder. Mas à luz do verso 16, só Jesus tem poder permanente e só ele é soberano. Nabucodonosor pensou que seu dinheiro lhe dava poder. Deus o tirou do trono e fez virar um bicho.

1.2. Não depositem sua esperança na instabilidade da riqueza – v. 17

O dinheiro não dá nem felicidade nem segurança. Paulo ridiculariza essa idéia de que o dinheiro possa dar segurança. Ele diz que a riqueza é instável. Veja o que diz Provérbios 23.5:

Porventura fitarás os teus olhos naquilo que não é nada? Pois certamente a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.

Jesus falou do rico insensato que disse para sua alma: “Agora come, bebe e regala-te ó alma por longos anos”. Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e que tens preparado para quem será?” (Lc 12.13-21).

ILUSTRAÇÃO

Em seu livro SATISFACTION Joseph Aldrich narra uma história dramática:

Suponhamos que você tivesse chegado ao topo, com dez dos mais bem sucedidos empresários do mundo que se reuniram no Edgewater Beach Hotel de Chicago em 1923. A guisa de ilustração, imagine-se invisível: o número 11 dessa reunião histórica. Você está ao lado de gigantes do mundo dos negócios. Olhando à sua volta, você vê naquele elegante salão:

O presidente de uma grande companhia de aço; 2) O presidente da National City Bank; 3) O presidente de uma grande companhia de aparelhos elétricos; 4) O presidente de uma companhia de gás; 5) O presidente do New York Stock Exchange; 6) Um grande especulador de trigo; 7) Um membro do gabinete do presidente; 8) O diretor do maior monopólio do mundo; 9) O líder da Wall Strett; 10) O presidente do Bank of International Settlement… e você!

A conversa casual gira em torno de iates, férias exóticas, casas, propriedades, clubes e assombrosas transações financeiras. Esses homens acharam a mina! São donos do mundo! Eles não precisam procurar coisa alguma. Têm tudo e muito mais.

O que aconteceu com esses dez homens que chegaram ao topo da carreira, 25 anos mais tarde?

O presidente da Companhia de Aparelhos Elétricos morreu como fugitivo da justiça, sem dinheiro e em terra estrangeira.

O presidente da Companhia de Gás ficou completamente louco.

O presidente do New York Stock Exchange foi solto da penitenciária de Sing-Sing.

O membro do gabinete do presidente teve sua pena comutada para que pudesse morrer em casa.

O grande especulador de trigo morreu no estrangeiro falido.

O líder da Wall Street suicidou-se.

O diretor do maior monopólio do mundo morreu… também suicidou.

O presidente do Bank of International Settlement teve o mesmo fim, suicidou.

Todos esses dados são verídicos. Irônico, não? JESUS disse: “A vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui’.

Em vez de pôr sua confiança na instabilidade da riqueza, Paulo diz que você deve pô-la em Deus (v. 17).

2.Tornando-se um imitador de Deus – v. 18

Paulo dá quatro conselhos sobre como lidar com o dinheiro sem perder a alegria de viver:

1.1.Pratique o bem – Não deixe o dinheiro dominar você, domine-o. Não deixe o dinheiro ser seu patrão, faça-o um servo. Não acumule só para você, faça-o instrumento de ajuda para os outros.

1.2.Seja rico de boas obras – Os reformadores falavam do mistério do pobre e do ministério do rico. Abra seus celeiros. Seja um Barnabé. Qual foi a última vez que você fez algo que trouxe glória ao nome de Deus e alegria para as pessoas. A igreja da Macedônia doou-se e doou.

1.3.Seja generoso em dar – Deus lhe deu mais do que você precisa não apenas para ser guardado. Deus quer que você abra o seu coração, suas mãos, seu bolso para dar. Mais bem-aventurado é dar que receber. Deus vai multiplicar sua sementeira. A semente que multiplica não é que você come, mas a que você semeia. Deus amou e deu seu Filho. O que você tem dado? Quanto você tem dado? Com que freqüência você tem dado?

1.4.Seja pronto a repartir – A alma generosa prosperará, mas o que retém mais do que é justo, isso será pura perda. Dai e dar-se-vos-á, boa medida, recalcada, sacudida, transbordante. Quando damos nos tornamos imitadores de Deus!

3. Entesoure riquezas para a vida eterna – v. 19

O que você dá e distribui isso é o que você tem. O que você retém isso você perde. O que você semeia é o que você colhe. Você semeia coisas materiais e colhe dividendos espirituais. Você semeia coisas temporais e colhe bênçãos eternas.

O homem rico da parábola de Jesus, não cuidou de Lázaro que estava com fome e chagado. No inferno lembrou-se de Lázaro, mas era tarde.

CONCLUSÃO

Jesus disse que a vida de um homem não consiste naquilo que ele possui.

Jesus disse ainda: O que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Jesus ainda disse: Não podeis servir a Deus e às riquezas.

A maneira de lidarmos com o dinheiro reflete quem somos internamente. Nós pertencemos a Deus? Nós confiamos em Deus?

Onde está seu tesouro: em Deus ou no dinheiro? Em quem você confia? Você tem tido alegria em dar? Tem aumentado suas ofertas? Tem pedido a Deus para multiplicar sua sementeira para você ajudar mais pessoas?

2 comentários em “Os grandes mitos sobre o dinheiro”

  1. Prezado pastor Hernandes,quantas pessoas o senhor conhece que realmente querem ajuntar tesouros no céu?Este Evangelho que o senhor prega é genuíno,abnegado,pois é para servir e não para ser servido.Mas nos tempos hodiernos,tornou-se obsoleto.Peço que O Bom Deus o guarde sempre e que o senhor continue tocando a trombeta do Verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *