Por que a igreja deve orar?

A oração é a maior força que atua na terra. Orar é conectar o altar com o trono, é unir a fraqueza humana à onipotência divina. É entrar na sala do trono e falar com aquele que tem as rédeas da história em suas mãos. Sendo Deus soberano, escolheu agir na história por meio das orações do seu povo. A oração move o braço daquele que governa o universo. Nada é impossível para oração feita a Deus, em nome de Jesus, no poder do Espírito, porque nada é impossível para Deus. Tudo quanto Deus pode fazer, pode ser alcançado pela oração. Uma igreja de joelhos tem mais poder do que um exército. Destacaremos três pontos para nossa reflexão.

Em primeiro lugar, pela oração Deus traz grandes livramentos ao seu povo. Israel estava no cativeiro, debaixo da chibata dos egípcios, com os pés no barro e as costas esfoladas. O povo clamou a Deus e Deus viu, ouviu e desceu para libertá-lo da escravidão. Pedro estava preso, na prisão máxima de Herodes, sob forte vigilância de escolta policial, aguardando o final da Páscoa para ser executado. Havia, porém, oração incessante da igreja em seu favor. Deus enviou seu anjo para despertar Pedro e adormecer os guardas. A situação se inverteu: Pedro foi solto e Herodes foi morto. Quando a igreja ora, os céus se movem, a igreja é fortalecida e os inimigos são desbaratados.

Em segundo lugar, pela oração Deus cura os enfermos. Deus perdoa todas as nossas iniquidades e sara todas as enfermidades. Ele é o Jeová Rafá, o Deus que nos cura. Para ele não há causa demasiadamente difícil. Portanto, a última palavra não é da medicina, mas de Deus. Assim como Jesus, em seu ministério terreno, levantou os paralíticos, curou os cegos e purificou os leprosos, assim também, hoje, ele cura os enfermos em resposta às orações da igreja. Devemos nos aproximar de Deus como o leproso aproximou-se de Jesus: “Senhor, se tu quiseres, tu podes purificar-me”. Deus pode tudo quanto ele quer. Para ele não há doença incurável nem causa perdida. Por isso, os apóstolos oraram pelos enfermos. Os pais da igreja oraram pelos enfermos. Os reformadores oraram pelos enfermos. Os avivalistas oraram pelos enfermos. Nós, também, precisamos orar pelos enfermos, pois a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.

Em terceiro lugar, pela oração Deus fortalece sua igreja com poder. Os grandes reavivamentos espirituais aconteceram em resposta às orações da igreja. O derramamento do Espírito é sempre precedido pela oração e vem em resposta às orações. O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão quando ele estava orando. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando a igreja perseverava unânime em oração. O poder de Deus vem pela oração. Sem oração não há poder. Sem oração a pregação não produz vida. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra. Oração e Palavra precisam caminhar juntas. Precisamos ter luz na mente e fogo no coração. Não basta apenas proferir a Palavra de Deus, é preciso ser boca de Deus. Não basta conhecer a respeito de Deus, é preciso ter intimidade com Deus. Sem oração os púlpitos serão fracos e infrutíferos. A pregação é lógica em fogo. O pregador precisa arder. Precisa pregar no poder do Espírito e em plena convicção. O apóstolo Paulo disse que a sua palavra e a sua pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. Que a igreja se desperte para oração e que por meio da oração humilde, fervorosa e perseverante, as torrentes do Espírito caiam sobre nós, trazendo restauração para a igreja e salvação para os perdidos.

10 Comentários

  • Stanley Uchoa Posted 22 de junho de 2013 23:43

    Que pena que essa arma tão poderosa da igreja está sendo negligenciada. Que o Senhor derrame um Espírito de suplicas sobre o seu povo e haja um despertamento em nosso meio pois sem oração não há vida de Deus em meio a igreja.

  • claudomiro Posted 25 de junho de 2013 21:16

    sem oraçao a igreja nao ver a resposta de DEUS

  • Camila Paes Posted 4 de julho de 2013 18:48

    A oração é o nosso meio de comunicação mais importante com Deus. Vejo a oração como um meio de termos uma maior intimidade com o Pai, uma amizade. Acredito que sem amor não existe oração, não existe relacionamento com Deus. Consequentemente não há intimidade, bençãos, respostas… e por aí corre a lista. A oração e o amor a Deus andam de mãos dadas. Amor esse que é demonstrado através do amor e cuidado com o próximo!

  • Aparecido Posted 3 de agosto de 2013 16:54

    Como pregador da Palavra, Tenho esperimentado a importância da oração tanto para igreja como para mim. Quando vou ao altar sem ter dedicado-me pelo menos uma hora à oração, me sinto como peixe fora d’água. A exegese da palavra se torna um vale de ossos secos, os elogios se tornam uma desmotivação. Sem oração não vale nada que se faz nos púlpitos.

  • Marcelo Tavares Posted 7 de agosto de 2013 14:37

    Devemos nos achegar a Deus através deste recurso tão sublime que Jesus tão bem nos ensinou, diversas vezes o mestre nos deixou o seu ensino e se retirava para orar ao Pai. Se queremos ser seus discípulos devemos seguir os seus ensinamentos de forma simples e direta. Louvado seja o nome do nosso Senhor. Agindo assim a igreja vencerá muitos problemas e passará a ter resultados concretos.

  • Wanderlei Silva Posted 15 de agosto de 2013 7:36

    Que o Senhor me ajude no propósito de orar, pois, infelizmente não tenho conseguido romper essa barreira, mas sei que Deus ouvirá o meu clamor para me tornar um homem de oração cheio do poder de Deus e assim anunciar Jesus com ousadia.

  • Lucas Pires Posted 22 de agosto de 2013 20:53

    oração move o coração de Deus.

  • karin oliveira Posted 26 de agosto de 2013 9:54

    precisamos orar pela mossa nacao,pelos nossos jovens….,infelizmente hj,esta sendo pregado muita “prosperidade” “alegrias” todos pensando no bem proprio,mas estamos nos esquecendo do MAIS precioso,que sao as ALMAS sendo libertas!vamos resgatar o dialogo com o Pai!!!

  • Pr. Nicodemos Lima de Mogi das Cruzes Posted 20 de junho de 2014 19:45

    Rev. Hernandes, o senhor não imagina o quanto eu amo a sua vida. Procuro ler tudo o que o senhor escreve. Aprendo muito e sou abençoado pelas suas palavras. Que Deus o abençoe sempre!

  • Marcelo Posted 21 de junho de 2016 23:16

    Belo sermão em exortação a oração! E realmente como povo de Deus precisamos. Só faltou mesmo os textos pra esclarecer e confirmar nas escrituras. Mais, Deus seja louvado

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *