Por que podemos ter certeza da salvação

Os estudiosos dizem que a Carta de Paulo aos Romanos é a cordilheira do Himalaia de toda a revelação bíblica. Se Romanos é a cordilheira do Himalaia, então, Romanos 8 é o pico do Everest.  Em Romanos 8.29,30 Paulo faz cinco afirmações gloriosas, que são o fundamento da certeza da nossa salvação.

1. Deus nos conhece de antemão (Rm 8.29). Antes de Deus lançar os fundamentos da terra, acender as estrelas no firmamento e chamar à existência as coisas que não existiam, Deus já havia colocado o seu amor em nós, e nos conhecido como seu povo amado. O verbo conhecer tem o mesmo significado de “amar”. O amor de Deus é eterno, imutável e incondicional. Ele nos amou em Cristo, seu Filho amado, desde toda a eternidade.

2. Deus nos predestina para a salvação (Rm 8.30). Não fomos nós que escolhemos a Deus, foi ele quem nos escolheu. Nós amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. Deus nos predestinou não porque previu que iríamos crer em Cristo, cremos em Cristo porque ele nos predestinou. A fé não é causa da eleição divina, é sua consequência. Eu não fui eleito porque cri, eu cri porque fui eleito. Deus não nos predestinou porque previu que iríamos ser santos. Nós fomos eleitos não por causa da santidade, mas para sermos santos e irrepreensíveis. A santidade não é a causa da eleição, mas seu resultado. Deus não nos elegeu para a salvação porque previu nossas boas obras, mas fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras. As boas obras não são a causa da predestinação, mas sua consequência. A nossa salvação é obra exclusiva de Deus para que toda a glória pertença a Deus.

3. Deus nos chama com santa vocação (Rm 8.30). Aqueles a quem Deus conhece e predestina, a esses também Deus chama e chama eficazmente. Há dois chamados: um externo e outro  interno; um geral e outro específicio; um dirigido aos ouvidos e outro dirigido ao coração. Jesus diz que as suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem. A voz de Deus é poderosa. Os eleitos de Deus podem até resistir a essa voz temporariamente, mas não finalmente. O mesmo Deus que nos elege na eternidade, tira as vendas dos nossos olhos, o tampão dos nossos ouvidos, retira o nosso coração de pedra e nos dá um coração de carne. Ele mesmo opera em nós o querer e o realizar, abrindo nosso coração, dando-nos o arrependimento para a vida e a fé salvadora.

4. Deus nos justifica conforme sua graça (Rm 8.30). Aos que Deus conhece, predestina e chama, também justifica. A justificação é um ato e não um processo. Acontece fora de nós, no tribunal de Deus, e não em nós. A justificação não tem graus, todos os que creem em Cristo estão justificados de igual modo diante do tribunal de Deus, por causa do sacrifício substitutivo de Cristo.  Aqueles que estão justificados estão quites com a justiça de Deus e com as demandas da lei de Deus. Não pesa sobre eles mais nenhuma condenação. Toda a infinita justiça de Cristo é deposita em sua conta.

5. Deus nos glorifica para a bem-aventurança eterna (Rm 8.30). Aqueles que são amados e predestinados na eternidade e salvos no tempo desfrutarão da bem-aventurança eterna. Embora, a  glorificação dos salvos seja um fato futuro, que se dará na segunda vinda de Cristo, na mente de Deus e nos decretos de Deus já é um fato consumado. Aqueles que crêem em Cristo e estão guardados nele têm a garantia do céu. Nada nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo. O apóstolo Paulo diz que aquele que começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus. Que Deus seja louvado por tão grande salvação!

15 comentários em “Por que podemos ter certeza da salvação”

  1. Sobre a predestinação, não compreendi qual sua perspectiva. Do modo como percebo na teologia calvinista encontro contradições que tem como pano de fundo certos conceitos errados inerentes aos dogmas da fé cristã. Por exemplo: salvação apenas para um pós-morte.Portanto, ficou em aberto a reflexão feita pelo senhor. Talvez o senhor possa corrigir o mal entendido.

  2. Reverendo Hernandes. Faço parte de uma ala emergente no pentecostalismo (Clássico) que abraça as doutrinas da graça. Fora frios corredores de um seminário das Assembléias de Deus no vale do paraiba que ouvi pela primeira vez referencias sobre o Pastor Hernandes, nessa época estavamos decepcionados com a superficialidade dos pregadores da nossa denominação, desde então tornei-me um admirador e interssessor. Deus te abençõe homem de Deus..

  3. A paz do senhor, Reverendo Hernandes….

    Linda mensagem, o amor do nosso Deus é imensuravel mesmo! Por isso a que a palavra do senhor esta escrito que devemos conhece-lo dia apos dia, muito obrigada por compartilhar conosco aquilo que o Espirito Santo de Deus te revela , são palavras tão profunda nos faz aprender coisas novas e de uma forma que jamais vimos e ouvimos que o Senhor, Deus continue usando o Senhor assim de forma tão intima e profunda. Nossa esta palavra que somos predestinado, que não fomos nos que escolhemos a Deus mais foi ele que nos escolheu é tão profundo! aleluia! é tão glorioso quando li senti a presença do Senhor tão forte dentro de mim, foi como sentisse o pulsar do coração Senhor Jesus dentro de mim; é tão maravilhoso saber que o Grande El shaday me ama tanto assim, saber que foi escolhida por ele de uma forma tão especial.
    Muito Obrigada por compartilhar conosco de tudo aquilo que o Pai te Revela…

  4. Também a maioria das pessoas pensa que você precisa para passar longos espaços de tempo por semana para obter resultados. Isto é ainda mais na verdade, na verdade tudo que você precisa é 3-4 sessões de 30 minutos de 7 dias. Obviamente sessões tempo mais vai colher mais rapidamente os resultados.

  5. olá!
    quanto a essa menssagem o homem tem o livre arbitrio que ele decide no ato do chamado onde
    a biblia nos fala da eleicao de Deus e da santificao em Espirito Santo. em sendo assim o homem pode escolher nao permanecer no caminho como fez saul que foi eleito chamado e nao permaneceu no processo.
    grato. da silva

    1. Então Amado !!
      Como não sabemos quem são predestinados , nossa obrigação é pregar para todos …
      aqueles q são predestinados recebem a palavra em seus corações para salvação… o contrario condenado ja esta ….

      1. Agora tu entraste em contradição. Para que eu preciso saber quem é predestinado? Se é predestinado não é necessário que se pregue,já é predestinado,ou seja uma hora vem de qualquer maneira. Ai está a contradição dos calvinistas.

  6. Pr. Hernandes tú és uma benção para toda a Igreja Brasileira, temos aprendido muito por meio de seus estudos e pregações, pois tú tens sido boca de Deus para essa nação. E que possamos compreender o real significa da Doutrina da Eleição, que a mesma não nos isenta de pregar o Evangelho, pois a Eleição não anula o Ide do Nosso Senhor Jesus, pois a eleição cabe a ele e a pregação do Evangelo a Nós!

    Deus o Abençoe Poderosamente!

  7. Como é bom entender a soberania de Deus. Saber que somos chamados para glorificar e gozar eternamente o Deus todo poderoso.E diante disso sermos instrumentos nas mãos de Deus para anunciar fielmente a sua palavra. A Deus toda a Glória. Deus continue abençoando poderosamente o teu servo Rev. Hernandes.

  8. Pingback: Por que podemos ter certeza da salvação | Estudos Novo Tempo

  9. Por que podemos ter certeza da salvação é o tema da mensagem, mas isso não quer dizer que podemos sair por aí fazendo coisas que desagrada a Deus, pois a salvação se perde quando deixamos de temê-lo.

  10. Rev.Hernandes Dias Lopes,que a paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo,superabunde em vosso coração.Essa mensagem é muito clara,para aqueles que querem se salvar,basta confessar o nome de Jesus Cristo,como suficiente salvador de sua vida e obedecer os seus ensinamentos,e cumprir rigorosamente a sua palavra da verdade,que é passaport para o céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *