Batismo com fogo

Referência: Lucas 3.16

INTRODUÇÃO

1.O grande avivalista Edwin Orr, certa feita, pregava à uma grande multidão. Para espanto dos presentes, chamou um pastor imersionista e outro aspersionista e perguntou: Qual de vocês usa mais água no batismo? Antes que o constrangimento se instalasse, ele disse: Não importa a quantidade de água. A água só lava o interior. É preciso receber o batismo com fogo, porque o fogo queima e purifica o interior. Terminada essas palavras, ele voltou-se para a multidão e disse, vocês precisam ser batizados com fogo.

2.Deus sempre se revelou através do fogo. Ele selou sua aliança com Abraão no meio do fogo. Ele revelou-se a Moisés através do fogo. Ele conduziu o povo pelo deserto por uma coluna de fogo. O fogo do altar não podia apagar-se. Quando Moisés consagrou o templo, o Senhor respondeu com fogo. Elias foi levado para o céu numa carruagem de fogo. Deus é como uma coluna de fogo ao redor do seu povo. Deus é fogo. O trono é fogo. Sua Palavra é fogo. Ele faz dos seus ministros labaredas de fogo. Jesus batiza com fogo. O Espírito Santo desceu sobre a igreja em labaredas como de fogo. Nós precisamos desse batismo de fogo.

3.Jesus falou-nos de vida abundante. Deus promete-nos a suprema grandeza do seu poder. A Bíblia fala de sermos tomados de toda a plenitude de Deus. Não basta falar de poder. Precisamos ser possuídos por esse poder. O Reino de Deus consiste não de palavras, mas de poder. O Espírito que recebemos é espírito de poder.

4.Quais são as implicações do batismo com fogo?

I. O FOGO ILUMINA

1.Aquele é batizado com fogo anda na luz – Jo 8:12

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida”. Viver em trevas é longe de Jesus. Aquele que vive longe de Jesus é como Pedro na noite de traição, envolve-se nas trevas, caminha nas trevas, segue a Jesus de longe e nega a Jesus.

Quem é batizado com fogo não vive se escondendo atrás de máscaras; ao contrário, vive vida limpa, pura, santa.

2.Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com Deus – 1 Jo 1:6

Aquele que é batizado com fogo tem prazer em Deus, deleita-se em Deus e anda face a face com Deus. Não tem mais prazer no pecado. Abomina o pecado e não apenas suas consequências. Quem é batizado com fogo tem fome de Deus, tem sede Deus, tem saudade de Deus, tem pressa para estar a sós com Deus.

É impossível ter comunhão com Deus e andar nas trevas. É impossível andar com Deus e andar em pecado ao mesmo tempo. Quem acaricia o pecado não tem intimidade com Deus.

Enquanto abrigarmos práticas pecaminosas em nossa vida, desejos lascivos no coração e alimentarmos nossos olhos com a cobiça não poderemos ser batizados com fogo.

3.Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com os irmãos – 1 Jo 1:7

Onde há relacionamentos quebrados, mágoas, ressentimentos, falta de perdão não pode haver avivamento. Onde há divisões, brigas, contendas, ciúmes, discórdias não há revestimento de poder. Onde o ressentimento queima, as chamas do Espírito se apagam.

Ilustração: Minha experiência na IPB de Ermelino Matarazzo e as duas líderes que se perdoaram.

Em Kwa Sizabantu, os crentes saíram do culto para acertarem suas vidas uns com os outros. Três meses depois, veio sobre eles, um poderoso avivamento.

A experiência de Jonathan Gofforth em Xangai, ao ler o livro de Finney. Ao perdoar o seu ofensor, o Espírito foi derramado e ele foi revestido com o poder do Espírito

II. O FOGO PURIFICA

Muitas vezes choramos e gememos em oração, pedindo: “Senhor, batiza-nos com fogo. Enche-nos do teu Espírito”, mas nada acontece. Os céus continuam fechados. É que a nossa vida ainda está entupida de pecado. Não podemos ser cheios do Espírito, se já estamos cheios de pecado. Exemplo: somos como os poços de Isaque. Tem água, água boa. Mas ela não jorra por causa do entulho dos filisteus.

A igreja precisa de purificação. Jesus disse que quem nele crer não vai ter mais sede. Mas há muitos crentes com sede de pecar. Jesus disse que quem nele cresse rios de águas vivas iriam fluir. Mas, esses rios estão sendo estacandos pelo entulho do pecado.

A cidade de Campo Verde sem água. Um rato morto ficou encalhado no cano que levava a água para a caixa da cidadezinha. Se existirem ratos mortos em nossa vida, essas torrentes de Deus não vão passar.

Precisamos do batismo de fogo para purificar nossa língua, nossa mente, nossos pensamentos, nossos desejos, nossos sentimentos. Precisamos como os filhos de Jacó, limpar nossas mãos e tirar de nós as vestes sujas.

ÀS vezes estamos como Naamã: somos heróis lá fora, mas na intimidade somos cheios de lepra. Perdemos a batalha na nossa vida íntima. Agasalhamos pecados na privacidade. É preciso tirar a máscara, a armadura. É preciso buscar vida limpa, chorar pelo pecado, clamar como Davi: “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração…”. Precisamos clamar como Josué: “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.

III. O FOGO AQUECE

Hoje há um exército de crentes frios, apáticos, sem entusiasmo, sem calor. Empolgam-se com futebol, com política, com cinema, com negócios, com dinheiro, mas não com Jesus. São crentes, mas mentem. São crentes, mas são impuros. São crentes, mas são desonestos. São crentes, mas são amigos do mundo. São crentes, mas não batizados com fogo.

1.Falta fervor na igreja. Fervor na oração, fervor da adoração, fervor da evangelização. Os crentes estão como Geazi, carregam o bordão profético, mas estão frios, sem calor. Os mortos não ressuscitam por meio deles. Eliseu não apenas carrega o bordão, ele tinha poder: Ele levou o menino para o seu quarto. Ele se envolveu. Ele se identificou. Ele agonizou. O menino levantou vivo!

2.A Palavra de Deus precisa ser verdade em nossa boca como era na boca de Elias. Hoje não temos equilibrio entre ortodoxia e ortopraxia. Uns são ortodoxos, mas não têm poder. Outros querem o poder, mas não são ortodoxos. Muitos têm medo de irem além, mas não de ficarem aquém das Escrituras.

3.Não há limitação em Deus. Enquanto tiver vazilhas vazias o azeite não pára de jorrar. O clube santo na Inglaterra, aquecido pelo fogo do Espírito começou a orar. João Wesley foi incendiado. George Withefield tornou-se uma tocha viva.

4.Wesley dizia: Ponha fogo no seu sermão ou ponha o seu sermão no fogo.

5.Moody e as mulheres metodistas. Sua experiência na Wall Street.

6.A experiência de Evan Roberts no País de Gales.

V. O FOGO SE ALASTRA

1.O fogo ou propaga ou apaga. Muitos crentes fazem ACERO para que o fogo do Espírito não chegue à sua vida.

2.Quando você se torna um graveto seco a pegar fogo, até lenha verde começa a arder. O que espalha as chamas do fogo é o vento. O vento e o fogo são símbolos do Espírito. O vento e fogo se uniram no Pentecoste. Aquele fogo se alastou de maneira poderosa. Um crente incendiado incendia outros. Não somos chamados a ser uma geladeira a conservar nosso religiosismo, mas uma fogueira a espalhar o fogo de Deus.

3.Perguntaram a Moody: Como começar um avivamento? Acenda uma fogueira no púlpito, ele respondeu.

4.Os Morávios foram incendiados por Deus e começaram uma reunião de oração que durou cem anos. Eles enviaram mais missionários para o mundo em 25 anos do que toda a igreja tinha feito até então.

5.Avivamento não emocionalismo. Não é fuga. Não é novidade. Não é desvio. Avivamento é volta para Deus. É santidade. É oração fervorosa. É amor à Palavra. É evangelização regada por lágrimas. É fogo do céu. Quando o fogo de Deus cai sobre o altar, os pecadores caem de joelho. Quando a igreja perde o fogo de Deus, os pecadores perecem no fogo do inferno.

6.A igreja na Koréia: nasceu no berço do avivamento e não se desviou até hoje. São 10 milhões de presbiterianos. Simonton clamou em seu diário: Senhor batiza-me com fogo!

7.A experiência do Antonio Carlos. O fogo está se alastrando.

8.O avivamento do País de Gales, de Kwa Sizabantu.

CONCLUSÃO

A igreja que pegou fogo. E o ateu disse: “… mas também é a primeira vez que essa igreja pega fogo”.

Você quer hoje esse batismo com fogo?

74 Comentários

  • Rute Marinho Posted 20 de março de 2011 15:02

    Pastor, que Deus abençoe seu ministério para que o sr. continue falando de sua Palavra de forma clara e ao mesmo tempo profunda. É exatamente disso que a igreja atual necessita.

  • antonio Posted 29 de março de 2011 23:33


    ev. genes:

    pastor eu espero que esse batismo com fogo de que o senhor etá falando não seja o mesmo de mateus 3.11. perdoe a ousadia, mas achei estranho.

    concordo com o irmao batismo com fogo e para as arvores que nao dao bons frutos esse batismo nao e para os cristao de de rever esse batismo ai viu , e outra elias nao subiu numa caruagem de fogo nao ta foi num redemoinho

    • Pr Fábio da Paz Posted 16 de dezembro de 2012 0:15

      Meu amado, é bem verdade que ele subiu num Redemoinho, mais veio uma carruagem de fogo. leia o texto 2 Reis 2.11 E sucedeu que indo eles andando e falando eis que uma carruagem de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro e Elias subiu ao céu num redemoinho. Pronto ele subiu num Redemoinho Junto com a carruagem de fogo. o fogo associado ao carro e aos cavalos indica a presença do Senhor, Assim como os anjos dessa mesma natureza, os quais Isaías contemplou ao Redor do Trono(Is 6.2)

  • bruno Posted 12 de maio de 2011 17:55

    Todos os relatos do evangelho incluem algum comentário feito por João sobre o poder superior de Jesus (Mateus 3:11-12; Marcos 1:7-8; Lucas 3:15-17; João 1:32-34). Os relatos de Mateus e Lucas são os mais completos, e basicamente idênticos. “…disse João a todos: Eu, na verdade vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível” (Lucas 3:16-17).
    No contexto imediato (Lucas 3:17; Mateus 3:12), João explica que o fogo representa castigo em fogo inextinguível. Alguns de seus ouvintes seriam batizados com o Espírito Santo, e outros deles seriam imersos no fogo do castigo eterno

  • um jovem Posted 19 de maio de 2011 0:32

    temos que ser batizados com fogo e com o Espirito Santo, pois Deus diz: derramarei sobre toda a carne. Eu pedi muito a Deus pra ser batizado a muito tempo e de repente a alguns dias aconteceu. é surpreendente, nunca esmureça continue lutando persevere por isso , Deus realmente nos ouve, abra o coração ore e peça a Deus e fique ligado no trono da graça.

  • Marcos Posted 23 de julho de 2011 9:49

    Muito bom o seu artigo Pastor, mas fiquei em dúvida sobre uma questão. Creio que o batismo com fogo veio justamente para nos dar uma armadura especial, e nos purificar do pecado , nos dar mais resistência e lutar contra práticas pecaminosas. Ora, mas no artigo você disse que é impossível sermos batizados com fogo em tal situação, pois o batismo com fogo iria exigir de nós estar vivendo uma conduta de santidade . Batismo com fogo não é especial para nos purificar do pecado ? Porque então temos que estar em uma condição de santidade especial para recebê-lo, se ele veio dentre outras coisas, justamente para nos fortalecer . Seria uma coisa meio incoerente, devo buscar o batismo com fogo para me fortalecer, ser purificado do pecado, ser mais resistente às ciladas do inimigo, por outro lado devido a minha condição de pecado , e talvez não estar vivendo uma vida nos padrões de DEUS, estar passando por lutas espirituais , não posso alcança-lo .Estou com um pouco de dúvida, se você puder me esclarecer , agradeço. A paz do nosso Senhor Jesus.

  • Rafael Posted 30 de julho de 2011 14:43

    O asssunto causa divisoes em meio aos telologos, porém, se olhar-mos no contexto eu fico com a opinião do irmão Bruno. obrigado!!

  • pr. romilsonv viana Posted 13 de agosto de 2011 1:13

    Pastor a minha visão enquanto a isso e muito diferente .
    Eu oenço que o batismo com fogo e para os inpios e ten mais a ver com juizo do quer com avivamento para outros fims .

  • Frederico Filho do Senhor Jesus Posted 18 de setembro de 2011 17:34

    Amado irmão,

    O Senhor me batizou com fogo e queimou todas as coisas que não prestavam dentro de mim, foi a experiência mais viva da minha vida pois eu senti a vida de Deus dentro de mim…
    O Gloria Eterna Jesus seja eternamente gloriifcado e louvado Amém e Amém!

  • Arthur Posted 30 de setembro de 2011 22:14

    Glória a Deus! Creio que esses incrédulos quanto ao batismo com fogo, só falam isso pois ainda não experimentaram do poder de Deus!!
    Irmãos eu pedi Deus e Ele ouviu o meu clamor, creia no poder de Jesus Cristo, eu creio em milagres, eu creio no Deus do impossível que opera maravilhas.
    Pastos que Deus continue ungindo a tua cabeça e os teus pés em nome de Jesus!!

  • Alex Posted 20 de março de 2012 13:34

    Rev. Hernandes Dias Lopes, admiro-o muito pela pregação e estudos expositivos teológicos da Pavra de Deus. Contudo, quero deixar aqui minha observação quanto ao Batismo no Fogo. “Porque nada podemos contra a verdade, porém a favor da verdade” 2Cor. 13.8, o próprio contexto do texto explica de que fogo João Batista estava falando, em nenhum momento aquele Batismo seria para um cristão e sim para os não cristãos. Batismo com Espírito Santo é para trigo. Batismo com Fogo é para palha. Alí havia cristãos e também as “Raças de Víboras”. Estes sim receberiam o batismo com Fogo. Graça e Paz de Cristo!

  • Percilia Posted 29 de março de 2012 22:55

    Muito grata por esta explicação. Tirei mi-
    nhas dúvidas. Batismo com fogo,no meu
    entender, símboliza queimar todas as nos-
    sas imperfeições. No fogo , ficará os que
    duvidam da vinda do Christo. Que pecam
    contra o Espírito Santo.

  • Percilia Posted 29 de março de 2012 23:08

    Muitos já foram batizados nas águas,
    mas ainda não estão cheios do Espírito
    Santo. Precisam amar, perdoar, e acima de
    tudo; acabarem com essa guerra religiosa,
    que só serve para causar divisão. A sal-
    vação não está na religião escolhida, e,sim:
    Crer no Senhor Jesus. Congregar com
    consciência espiritual,e não mecanicamente.

  • Percilia Posted 29 de março de 2012 23:11

    Não entendo o que é moderação?

  • Neto Carvalho Posted 17 de maio de 2012 17:26

    Eu conheci esse tal batismo com fogo e não vi nenhuma mudança real no meu caráter muito pelo contrario vi foi inconstância e imaturidade completa quanto a ser cristão, hoje depois de orações ao Senhor dos senhores pedindo que se não algo bom da parte d’Ele que não acontecesse mais e adivinhem cessou e sei que alguns vão dizer que foi minha incredulidade q fez cessar. Só me importo que hoje vivo a verdade e o que chamam hoje em dia de Espírito Santo não tem nada d’Ele pois o Espírito testifica na Palavra ! Paz seja com todos os irmãos em Cristo Jesus! Amém.

  • bruna Posted 1 de novembro de 2013 13:55

    pastor tudo que o senhor falou eu concordo,eu fui batizada com fogo a dois meses,e na hora de receber eu pediperdao a deus e prometi a deus largar um erro que eu ainda cometio e o senhor me mostrou ,,,a presença de deus é muito forte,,,e inexplicavel,esses que nao crrem geralmente sao dessas igrejas mundanas,que nao estao ligados totalmente no trono de deus e nao crreem nas coisas supremas de deus deus abençoe pastor

  • leandro da paixão Posted 22 de novembro de 2013 13:32

    Pastor esse é o meu maior sonho , ser batizado com espírito santo e todas as igrejas que eu vou DEUS levanta alguém pra dizer que eu tenho um chamado na pregação de sua palavra , mais não entendo se já estou algum tempo na presença do SENHOR e parece que nada acontece , estou até fazendo campanha no monte … me ajuda será que há algo de errado comigo ? As vezes me sinto desanimado por isso . podem me ajudar ? A PAZ DO SENHOR

  • Marcelo Posted 8 de maio de 2014 23:04

    Pastor antes de receber o batismo com fogo; suportei varias aflições mas mesmo assim nunca larguei a minha fé, entrei em uma comunhão ao Senhor Jesus e ele me batizou com fogo e percebi que fiquei mais forte contra o pecado e a esse mundo sujo; Uma paixão tremenda sinto por Jesus, pois minha alma sabe muito bem como andava; tenho uma vontade grande em ganhar muitas almas para o Reino de Deus. nunca pensei que iria sentir isso dentro de mim; Sinto uma Paz muito grande e desejo um dia servir ao nosso Senhor como gratidão o que ele tem feito por mim. Todos os dias ele não se deixa de mostrar que ele é o único Senhor da minha vida!

  • Suelen Posted 21 de agosto de 2014 8:19

    A paz aos irmaos da parte do Senhor Jesus Cristo,amem. pastor,desejo muito ser batizada pelo Senhor Jesus, seja com Fogo ou Espirito Santo. nao preciso entender como acontece nem para que acontece, quero experiencias sobrenaturais com Deus, por que Ele existe e me ama, foi me buscar no mundo. nao precisamos ver nem entender irmaos, precisamos e crer! um grande abraco a todos.

  • Pr Tiago André de Lima Posted 12 de janeiro de 2016 11:46

    Parabéns Pr Hernandes, sempre fui seu fã assistindo seus programas. Mas esse artigo me fez o admirar ainda mais Deus seja louvado por sua vida e ministério. que Deus te recompense.

  • Kleber Posted 3 de fevereiro de 2016 21:08

    ” Quem tem ouvidos, ouça!
    Coerência, equilíbrio e lucidez, são características que admiro em um Pregador!

  • #22Diacono Alex Mauro Posted 6 de março de 2016 16:31

    Esse assunto e muito complexo, pois sabemos que Jesus fez uma nova aliança com nosco e quando lemos Mateus 3:11 e tudo o seu contex vemos que aviam dois grupos um de pecadores arrependidos e outro de dos fariseus e saduceus, e João quando prega ele é bem claro quando fala do batismo com o Espírito Santo e com fogo e todo o vi resto fala de árvores que são bons feito e maus frutos e aí podemos concluir q se existe dois grupos, dois tipos de frutos então a dois tipos de batismo um para salvação que é o do Espírito e outro para condenação que é o fogo e tem mais Jesus sempre disse que iria aí Pa i é rotária a ele que mandasse o Consolador o Espírito da verdade João 14:16.17 e veja que no pentecoste foi derramado o Espírito Santo e não fogo Atos 2:1,4-38, veja também Atos 10:44.47 que o que desceu sobre o sentido ao e sua família foi o Espirito e Pedro reconheceu e não os negou a água, e até onde sei Sodoma e Gomorra foram destruídas por fogo que Vê o do céu, Elias rogou e caiu fogo para consumir os soldados e aí percebemos que o fogo e pra consumir os pecadores ou os pecados e enredo que não é um batimis diguino de um servo de Deus. Mais o batismo do Espírito Santo e verdadeiro batismo que salva e o fogo do da condenação isso nítido na interpretação da palavra…graça e paz a todos.

  • Alfredo Boaventura Posted 15 de abril de 2016 14:38

    Muito desafioso

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *