Você quer ser curado?

Referência: João 5.1-14

INTRODUÇÃO

No meio da festa tem uma multidão sofrendo = Jesus foi para uma festa em Jerusalém. Mas enquanto o povo se alegrava ele foi ao Tanque de Betesda “Casa de Misericórdia” onde havia uma multidão de gente sofrendo. Ali havia gente deformada, amassada emocionalmente, com o coração sangrando por feridas ainda abertas. Hoje, neste culto de celebração tem também muitas pessoas sofrendo, gente ferida, gente enferma no corpo e na alma. Jesus se importa com você. Jesus também visita a sua Casa de Misericórdia.

No meio do sofrimento tem gente esperando por uma cura = Ali no Tanque de Betesda um anjo descia e movia a água e o primeiro que saltava no tanque era curado. Todos estavam ali na esperança de dar o mergulho da cura. Mas, um dia Jesus foi esse lugar e uma cura maravilhosa aconteceu. Jesus está visitando a sua Bestesda também nesta noite.

No meio de tantos gemidos ecoa-se uma retumbante pergunta = Quando Jesus viu aquele homem enfermo há 38 anos, fez-lhe uma pergunta: “Você quer ser curado?” Esta mesma pergunta é feita a você nesta noite: “Você quer ser curado?” Você que já tem esperado tanto tempo, você quer ser curado? Você que já tem buscado solução para a sua vida em tantas outras alternativas, você quer ser curado? Você que já viu tanta gente ser curada à sua volta e ainda está doente, você quer ser curado? Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, você quer ser curado?

I. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE O MÉDICO DOS MÉDICOS ESTÁ INTERESSADO NA SUA VIDA – V. 5-6

1.Seu divino conhecimento – v. 6

Jesus distinguiu esse enfermo no meio da multidão. Aquele homem era a maquete da desesperança. Ele já não tinha mais sonhos para sonhar. Sua causa estava totalmente perdida. Não foi ele quem viu a Jesus, mas foi Jesus quem o viu. Jesus viu o seu passado, a sua condição e o seu futuro. Jesus viu que a causa da sua tragédia era o pecado da sua juventude. Jesus viu que ele estava colhendo o que havia plantado.

Jesus viu uma triste história de pecado (v. 14). Aquele homem não estava apenas preso à sua cama, mas também ao seu passado, à suas memórias amargas, à sua culpa.

Jesus olhou para a mulher samaritana e viu que ela estava vivendo em adultério. Jesus viu Zaqueu na árvore e viu que havia sede de Deus no seu coração. Jesus viu o amor às riquezas no coração do jovem rico. Viu falsidade no beijo de Judas Iscariotes.

Jesus também está vendo a sua vida. Ele vê a sua alma. Ele sonda o seu coração. Ele sabe qual é a sua doença. Nada pode ficar oculto aos olhos dele. Caim tentou fugir de Deus. Acã tentou encobrir o seu roubo. Davi tentou esconder o seu adultério. Mas o Senhor estava vendo. Jesus conhece os segredos do seu coração. Jesus sabia que aquele homem estava enfermo há 38 anos. Sabia a causa do seu sofrimento. Jesus conhece a sua dor, a sua angústia, o seu vazio, a sua crise. Ele tem nas mãos o diagnóstico da sua vida.

2.Sua divina compaixão – v. 6

A doença desse homem era uma causa perdida = Por isso, Jesus foi ao encontro dele. Jesus tomou a iniciativa. Jesus o abordou. Jesus abriu para ele a porta da esperança. Jesus sentiu sua dor, seu drama. Talvez você já não tenha mais forças para clamar. Talvez você já desistiu de esperar uma cura. Talvez até aqui você só tem encontrado imcompreensões e luta sozinho para uma cura que não acontece. Mas Jesus está aqui. Ele se importa com você e se compadece de você.

Quando os nossos recursos acabam, somos fortes candidados para um milagre de Jesus – v. 7-8 = Aquele homem estava só. Não tinha ninguém por ele. Não tinha saúde. Não tinha paz. A solidão era a marca da sua vida. Ele havia chegado ao fim da linha, ao fundo do poço. Mas quando se viu desamparado, Jesus lhe estendeu a mão.

a)Se você se sente só, Jesus está perto de você. Ele pode preencher o vazio da sua alma. Todos o abandonam. Todos o acusam. Todos o discriminam, mas Jesus investe em você.

b)Se você se sente desamparado, Jesus levanta você. Jesus põe você de pé. Você caiu, fracassou, não tem forças para se levantar. As pessoas lhe rejeitaram. Mas Jesus ama você e toma você pela mão e lhe dá dignidade para continuar a viver.

c)Se você se sente desencorajado,, Jesus acende uma chama de esperança no seu coração. Jesus gera expectativa no seu coração: “Você quer ser curado?”

d)Se você se sente manco, aleijado, deformado em seus sentimentos, Jesus cura você. Ele limpa a sua vida. Ele restaura o seu nome. Ele perdoa você.

e)Se você se sente fraco, derrotado e já tentou várias vezes e fracassou, Jesus restaura você. Jesus cura você. Levanta você. Restaura você e o devolve à sua família com dignidade!

II. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE JESUS DIAGNOSTICA METICULOSAMENTE A SUA DOENÇA – V. 5-7

1.Aprendendo a reconhecer nossas próprias doenças – v. 5-6

Para você ser curado, você precisa entender qual é o seu problema. Você precisa identificar as áreas da sua vida que precisam de cura. Muitas pessoas não querem se apresentar como fracas. Querem fazer de conta que não existe nada. Mas todos nós somos feridos. Temos feridas emocionais. Ninguém vem de uma família perfeita. Todos nós temos feridas que precisam ser curadas: na área da família, dos relacionamentos, das perdas significativas.

Feridas emocionais quando não saram de forma apropriada, são como as feridas físicas. São como farpas no coração, se não forem tiradas produzem “pus emocional”. Tem muita gente que tem medo de tirar as farpas. Tem medo de enfrentar a doença. Tem medo de voltar ao passado. Mas as cicatrizes da cura são cicatrizes de vitória – como as cicatrizes das mãos e dos pés de Jesus.

Aquele enfermo precisava lidar com os dramas da sua consciência (pecado v. 14), abandono da família, solidão, amargura, rejeição. Disse ele; “Eu não tenho ninguém.” Quais são as suas doenças que precisam ser curadas: mágoas, rejeição, abuso sexual, ingratidão, falta de perdão, soltar o passado, sarar perdas importantes (luto, divórcio), culpa?

Passos necessários para a cura: 1) Admita que você foi ferido e que há uma ferida no seu coração; 2) Identifique a ferida; 3) Perdoe as pessoas envolvidas nas suas feridas; 4) Entregue agora sua causa a Jesus.

Jesus sabia qual era a doença daquele homem. Jesus queria curá-lo, mas antes de fazê-lo Jesus o fez consciente da sua doença.

2.Aprendendo a remover as farpas do coração – v. 7

Quando Jesus perguntou ao homem do tanque de Betesda se ele queria ser curado, este homem lhe respondeu com uma desculpa: “Sim, mas…” (v. 7). Ele poderia ter dito simplesmente sim ou não. Se a cura traz tantos benefícios, por que as pessoas apresentam tantas tantas descupas para serem curadas? Existem muitas razões:

2.1.Eu não tenho ninguém. Sou vítima do esquecimento, abandono e ingratidão da família e dos amigos – Aquele homem de Bestesda despeja a sua mágoa diante de Jesus. Além de doente do corpo estava também com a alma enferma. Ele atribuia a sua falta de cura às pessoas. Os outros eram os responsáveis. Dizia ele: “Eu não fui curado porque não tenho ninguém que se interesse realmente por mim”.

2.2.Tenho medo. Será muito doloroso remexer o passado. O que passou, passou – O processo da cura dói. Muitas vezes significa olhar para trás e reparar danos, recordar experiências dolorosas: um abuso sexual, a falta de amor do pai ou da mãe, as cenas de violência, o abandono. Cada pessoa tem farpas que causam dor e para sarar é preciso recordar. Não adianta tapar uma ferida. É preciso limpá-la.

2.3.Perdoar? Mas eu fui a vítima!” – O perdão nos liberta, nos cura. A mágoa adoece. A falta de perdoa torna a vida um inferno. Quem não perdoa não tem paz. Quem não perdoa não ora, não adora, não é perdoado. Quem não perdoa adoece. Quem não perdoa é entregue aos verdugos. Não espere a pessoa que lhe feriu mudar. Perdoe essa pessoa. Fique livre!

2.4.Esquecer? Você está louco?” – Deus tem um lugar específico para colocar as nosssas lembranças: o mar do esquecimento (Mq 7:19). Esquecer não significa fazer de conta que nada aconteceu. Significa viver além do que aconteceu. Esquecer é não sofrer nem cobrar mais a dívida da pessoa que lhe feriu.

2.5.Você quer ser curado? – Deus nos chama para viver em sanidade e em santidade. A única diferença entre sanidade e santidade é um “T” que é um símbolo da cruz de Cristo. Se não sararmos, ainda que vamos para o céu (como aleijados emocionais), não viveremos tudo o que Deus tem para nós aqui na terra.

III. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE JESUS TEM O REMÉDIO CERTO PARA A SUA DOENÇA – V. 8

1.Uma pergunta maravilhosa – “Queres ser curado?”

Não importa quanto tempo você está sofrendo. A mulher hemorrágica sofreu 12 anos. A mulher encurvada andou 18 anos corcunda. Esse homem estava doente há 38 anos. Jesus viu um homem cego de nascença. Ele os curou a todos. Ele pode curar você também.

Não importa a causa do seu problema. Jesus é maior do que o seu problema. A sua doença pode ser incurável para os homens, mas não para Jesus. Ele é poderoso para curar você nesta noite. Exemplo: o endemoninhado Gadareno.

Não importa a gravidade do seu problema. 38 anos anos de sofrimento. Mas Jesus lhe pergunta: Queres ser curado? Lázaro – Já cheira mal. Mas Jesus ordena: Vem para fora!

Não importa as desastradas consequências do seu problema. Sua saúde acabou, seu nome foi para a lama, sua família está arrebentada. Jesus pode pegar os cacos e fazer tudo de novo. Ele transformou uma prostituta possessa, Maria Madalena e fez dela a primeira missionária da sua ressurreição.

Não importa o quão desesperançado você esteja. Disse o homem: “eu não tenho ninguém”. Mas Jesus está presente com você. Ele pode tudo. Ele é o Senhor das causas perdidas.

Não importa quantas tentativas fracassadas você já teve. Todo ano aquele homem via gente sendo curada e ele mofando em cima da cama. Mas agora Jesus o toma e o cura!

2.Uma ordem maravilhosa – “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.

Jesus dá a ordem e dá o poder para você cumpri-la. A Palavra de Jesus tem poder. A natureza a obedece, os anjos, os demônios, as enfermidades. Ele tem toda autoridade no céu e na terra.

Ele disse ao homem da mão ressequida: estende a tua mão. O que era impossível aconteceu.

Jesus disse para Lázaro: Lázaro vem para fora e o morto o obedeceu!

Jesus está dizendo para você. Levante-se. Não fique mais prostrado. O libertador da sua vida chegou. Não ande mais como um derrotado. Não viva mais encurvado. A cura chegou. Coloque-se de pé de volte para a sua casa curado!

3.Um resultado maravilhoso – “Imediatamente o homem se viu curado…”

O milagre de Jesus é imediato, completo e público. A cura de Jesus não é parcial. Jesus não oferece meias soluções. Jesus não oferece paliativos. Ele não usa artifícios para enganar você. O mesmo Jesus que levantou aquele enfermo está aqui e pode perdoar você, curar você, salvar você e fazer de você uma pessoa completa, feliz e saudável física, emocional e espiritualmente.

CONCLUSÃO

Você quer ser curado? O médico dos médicos está entre nós. Ele é o Filho Deus. Ele conhece você. Ama você. Está intessado na sua vida e pode hoje curar você imediatamente, completamente!

31 Comentários

  • Ivania Ribeiro Fernandes Posted 19 de março de 2010 16:21

    Gostei do sermão da visão do problema que eu enfrentando força para acreditar que DEUS está no controle.

  • Pr. Aldenir Araújo Posted 26 de março de 2010 16:10

    Parabéns reverendo!
    Excelente mensagem.
    A riqueza do texto é impressionante, no mais, traz a palavra da verdade incontestável que são as lições presenteadas por Deus a todos nós.

    Um forte abraço.

  • pastor francisco alves Posted 28 de março de 2010 16:21

    E maravilhoso o poder de Jesus e seu amor pelas almass perdidas.

  • Ana Rosilma Posted 2 de abril de 2010 22:07

    Querido e amado Pastor, estou no serviço neste momento e precisando ouvir Deus falar comigo. Que benção poder ler uma mensagem tão bíblica, ser confortada e confrontada por Deus. Que Deus continue usando-o para Sua Glória!

  • Milena Maganeti Dal Pozzo Posted 4 de abril de 2010 15:34

    Lindo!!!!Maravilhoso!!! Louvado seja o Senhor pelo seu poder e amor incondicional por nós !!! um grande abraço

  • Fátima E. de Amorim Posted 5 de abril de 2010 23:04

    Oh Reverendo Hernandes ! que MARAVILHA !!! Glória Deus Aleluia !! O Tumulo está vazio. É maravilhoso saber que Jesus está controle de TUDO !!!
    Deus lhe abençõe , mais e mais em no e de JESUS.
    Um grande Abraço em Cristo Jesus .

  • Pr. Valdemir de Lima Posted 3 de maio de 2010 19:44

    Uma mensagem do coração de Deus, para o nosso coração. Realmente esta mensagem foi um bálsamo de Deus para a Igreja Brasileira. Acredito piamente que muitas vidas serão sacudidas com esta bela mensagem. Que Deus use mais e mais o Rev. Hernandes Dias Lopes. Um abraço e a Paz do Senhor.

  • ADRIANO DA SILVA Posted 15 de maio de 2010 10:38

    Parabens, reverendo obrigado por essa mensagem. Ela trouxe animo para mim neste momento que terminei um relacionamento totalmente errado. Não ouvi a voz de Deus e acabei pecando. Mas senti que apesar do meu grande pecado Deus ainda se importa comigo. Sou evangélico e me envolvi com uma pessoa não crente, cometi um pecado terrrivel o da fornicação. Ficaram marcas que somente Deus pode curá-las. Luto diariamente com os maus pensamentos. Esta mensagem me deu mais animo e vigor para recomeçar. Que Deus o abençoe querido reverendo Fernandes.

  • lucia correia Posted 17 de maio de 2010 16:46

    Amei e me alecrei muito em ler palavras
    de vidas. que Deus otransborde de Umcaõ.

  • Luciano lopes de aquino Posted 15 de outubro de 2010 10:33

    Suas mensagens edificam nossas vidas, as vezes tenho usado seus sermões. e agradeço por disponibiliza-los a nós.

  • Simone Posted 15 de novembro de 2010 15:40

    Senhor, eu quero ser curada física, emocional e espiritualmente. Vem e restaura o meu ser totalmente a minha família!!
    Para a glória do Seu Nome!! Amém

  • regina celia ferreira guimaraes Posted 30 de novembro de 2010 21:22

    Sabe Reverendo, DEUS me chamou para ler este sermao. Eu estava exatamente como o homem de Betesda e Jesus com seu imenso amor teve misericordia de mim e me deu a SUA mão para eu segura-la. Vou segura-la sim, nunca mais solta-la.E rogando-LHE minha total cura espiritual em nome de Jesus.

  • Eduardo Medeiros Posted 13 de dezembro de 2010 22:02

    Grandioso és Tu Senhor em nossas vidas, Continua abençoando teu servo, podendo assim ele está sempre nos entregando mensagens como esta que nos fortalece e engrandecendo te em Nós!

  • Gelvan Sevidanes Posted 18 de dezembro de 2010 1:57

    Deus é fiél!!! Fico muito feliz por saber que o nosso Jesus nos ama, quer cuidar de nós e ama não apenas aqueles que reconhecem os seus erros, mas principalmente, o seu próprio nome, ama e honra a si mesmo, porque é soberano, glória a Deus!!! Se não fora isto, então, quem poderia ser curado? Ninguém!!! Obrigado Deus pela vida do pastor Hernandes Dias Lopes, pelo presente a nossa igreja, em nossa geração, por tudo que o Senhor tem falado através desse homem de Deus. A Jesus, o nosso louvor, amém!!!!

    Gelvan Sevidanes

  • Savio Sousas Posted 2 de fevereiro de 2011 15:31

    Nao acredito se eu nunca fui curado ja fiz de tdo e nao fui curado entao o que te que fazer?? depois de morto??? porque estou mais de um ano com uma enfermidade e nao sou curado se eu receber cura volto a relatar neste site

  • Edna Posted 18 de março de 2011 18:21

    Minhas palavras são p Savio sousa…..
    Creio que vc não compreendeu a Palavra , pois Deus é poderoso para fazer milagres sim, mas o foco daquele homem era o anjo e as águas e perdeu o foco principal ao lado dele Jesus, o dono da cura… O seu foco e esperança deve ser Jesus, ainda que , apesar de, além de qualquer situação…Vc ainda pode experimentar a visitação de Deus p sua cura..Pesquise no google milagres na nigéria p vc ver o que Deus pode fazer… Deus te abençõe e te toque com poder.

  • Missionária Tica Posted 29 de março de 2011 15:50

    Essa mensagem veio do céu para mim. Que Deus continue abençoando!!!!! Paz.

  • Irene Eler Posted 14 de abril de 2011 15:37

    Pastor, como sentí bem com esta mensagem.
    Deus coloca as nossas lembranças ruins no mar do esquecimento. Glória a Deus.
    Com isto pastor ,não temos a ansiedade, que as lembranças nos provocam. Perdoar é Divino, Faz parte do nosso amor, nossa consagração, nossa humildade. Fiki com Deus

  • Alcyr Augusto Posted 6 de maio de 2011 9:15

    Muitos estão como o paralítico:Esperando que alguém o carregue e por anjos(Pastores)agitarem as águas e por isso,estão frustrados..

  • Danielle Freitas Posted 18 de julho de 2011 18:55

    Pastor, agradeço a Deus por ter encontrado sua mensagem. Estive doente, com sintomas que não se justificavam pois os exames não mostram doença alguma, mas agora ao ler suas palavras recebi de Deus a cura que tanto busquei (física, espiritual e emocional). Louvado e exaltado seja o nome do senhor Jesus Cristo. E que Deus continue usando o senhor como vaso escolhido. Amém e graças a Deus. Escrevi também no intuito de dar meu testemunho de cura e libertação. Amém

  • Paulo antonio Posted 30 de julho de 2011 9:12

    Pastor quando o propósito de nosso coração é realmente continuar sendo abençoado por nosso grande Deus,o maligno fica furioso e sabemos disso tudo mas pela misericordia de Deus até aqui ele tem nos ajudado e queDeus o Pai todo poderoso continue te abençoando para levar avante a GLORIÓSA PALAVRA DE DEUS AMEM?

  • Célia Frade Posted 2 de agosto de 2011 18:37

    Graça e paz!
    Pastor, que mensagem maravilhosa, verdadeira.
    Realmente enquanto não fizermos a nossa parte e enfrentarmos nossos temores, de frente não podemos ser curados totalmente. Não temos o pq não lidarmos com as nossas fraquezas se temos um Deus forte.
    Que possamos diariamente identificar nossas doenças, nossos fracassos, nossos medos, e que possamos aprender a perdoar ecrer que o Senhor Jesus é nosso mestre, e salvador, médicos dos medicos, senhor dos senhores. Ele quer a nossa alegria, salvação e vida em abundancia.
    peço perdão ao Senhor e fortalecimento da minha fé.
    Obrigada pastor, eu precisava ler essa mensagem. Deus continue abençoando sua vida sempre!

  • Thiago Domingues Cardoso Posted 1 de fevereiro de 2012 16:25

    Rev. Hernandes como sempre Deus mais uma vez falou a minha vida através desta mensagem. Louvo a Deus pelo seu ministério. O senhor é alvo de minhas constantes orações. Que Deus lhe guarde de cair em tentações e continue lhe usando em nosso Brasil!

  • Alicia Laila Posted 1 de janeiro de 2013 16:59

    Pastor Hernandes Estou emocionalmente em frangalhos.
    O meu casamento acabou .
    Que mensagem maravilhosa, chorei muito , mas no mesmo tempo conseguia fazer reflexão o que Deus faz na vida do ser humano.

    Pastor Hernandes , Deus é maravilhoso é poderoso para. levantar homens para explanar sua palavra com tanta sabedoria e poder .como essa mensagem. Estarei orando pelo senhor e pelo seu ministério .

  • O CARTAGINES Posted 15 de janeiro de 2013 20:37

    Caro pastor Hernandes , foi muito edificante essa sua palavra inspirada pelo Santo Espírito de DEUS ,
    Eu particularmente creio assim, e a mensagem veio de encontro com meu sentimento ,mas lendo as mensagens enviadas ,ou melhor os imails, posso observar que muita gente quer a cura física sem primeiro ter a cura espiritual,
    JESUS falou, buscai primeiro o reino de DEUS e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas ,eu creio que essa busca deve ser primordial, precisamos primeiro acertar nossas contas de débito, no banco do SENHOR para termos crédito, e ELE nos idultará de nossa divida impagável,! O preço pago foi astronômico muito alto, devido a nossa mente enrugada pelo pecado, não conseguimos na nossa matemática humana, somando, dividindo, ou multiplicando, chegarmos a uma conta EXATA do preço pago na CRUZ por nossas vidas,! E com um detalhe muito importante, DEUS não nos pede nenhuma explicação de nossa vida pregressa,simplesmente nos diz você não deve mais nada, está perdoado ”EU,,paguei tua conta,,,assinado,,,, JESUS CRISTO,,,,,

  • Dilna maria Posted 5 de março de 2013 15:44

    O Pastor Hernandes Dias Lopes e um ungido de Deus e que nos seus sermoes tanto na tv como na internet tem ajudado-me na minha vida espiritual que Deus na sua infinita bondade esteja lhe dando sabedoria para que atraves destes meios de comunicacao esteja alcancando mais pessoas para o Reino de Deus.

  • elias dos santos Posted 17 de março de 2013 16:42

    Caro colega,sou pastor presbiteriano Renovado,mas, prefiro ser presbiteriano do céu.Meu cometário sobre mensagens pregadas pelo pastor,é impressionante. As vezes, direciono meus sermões colhendo alguma coisa dessas mensagens, para não ficar igual. Gostei de uma mensagem sobre a oração. Que mensagem pentecostal. Abraço. Pr. Elias dos santos. Ponte nova-mg

  • Rev.João Souto Filho Posted 13 de agosto de 2013 17:43

    Rev.Hernandes é fantástico como Deus o tem usado. Oramos todos os dias a seu favor para que Ele o conserve com vida e saúde, sob a bênçâo de Deus. O seu trabalho tem ajudado muita gente e muitas Igrejas. Firme-se cada vez mais em Deus, coloque-se nas mãos dEle para que4 Ele o sustente e guarde

  • Magda Posted 22 de novembro de 2013 20:41

    Sim Jesus, eu quero ser curada e libertada, obrigado meu deus!!!!!

  • angela maria campos Posted 15 de maio de 2014 0:51

    maravilhosa esta mensagem me ajudou muito que Deus continue abençoando o seu ministério

  • Alexandre Posted 22 de fevereiro de 2018 23:10

    Homem culto íntegro usado pelo espírito santo cheio de Deus na vida dele . Gostei muito vou aplicar na minha pregação amanhã que Deus possa continuar te abençoando..

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *