Que tipo de crente voce é: saul ou davi?

INTRODUÇÃO

1. Semelhanças entre Saul e Davi

• A vida dos dois primeiros reis de Israel tem muitas lições a nos ensinar. Havia diferenças gritantes entre esses dois líderes. Mas vamos ver primeiro suas semelhanças:
a) O nome de ambos tinha forte significado – Davi (amado por Deus); Saul (pedido a Deus).
b) Ambos tinham boa aparência – Davi era ruivo, tinha belos olhos e era formoso. Saul era forte e muito belo, e sobressaía a todos do ombro para cima.
c) Ambos foram ungidos reis por intermédio do profeta Samuel – Ambos reinaram quarenta anos.

2. Diferenças entre Saul e Davi

• Muitas foram as diferenças entre esses dois reis, esses dois líderes. Eles tomaram caminhos diferentes, fizeram coisas diferentes, viveram de forma diferente, colheram resultados diferentes e morreram de forma diferente.
• Nesta mensagem vamos explorar essas diferenças e extrair lições para a nossa vida:

I. A ESCOLHA DIVINA

• Davi foi escolhido por Deus, Saul foi pedido pelos homens, fora da hora e da prioridade de Deus. Saul foi pedido porque o povo rejeitou a Deus; Davi foi escolhido, porque Saul rejeitou a Deus.

1. Saul foi pedido pelos homens
• 1 Samuel 8.4-22 “… atende à voz do povo em tudo quanto diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele… atende a voz do povo e estabelece-lhe um rei”.
• O povo de Israel estava cansado de guerras. O povo pensou que se tivesse um rei, estaria seguro e poderia enfrentar vitoriosamente os inimigos. Deus lembrou-lhes que um rei poderia transformá-los em servos e esse rei poderia se transformar num líder tirano, injusto e cruel. Mas os israelitas queriam um rei a quem pudesse ver. Queriam ser como as outras nações. Rejeitaram o cuidado de Deus e Deus atendeu o desejo do povoe lhes deu Saul. Saul não foi uma escolha do coração de Deus, mas fruto de um pedido do povo.

2. Davi, uma escolha do coração de Deus
• 1 Samuel 16.1,12 “…levanta-te e unge-o, pois este é ele”.
• Davi era um pastor de ovelhas que confiava em Deus, deleitava-se nele e refugiava-se nele como seu escudo e vitória. Era um homem humilde, corajoso, que enfrentava as feras para proteger suas ovelhas e entoava canções ao Senhor.
• Samuel pensou que o ungido de Deus fosse Eliabe. Mas Deus vê o coração e disse-lhe: “não atentes para a sua aparência, pois Deus não vê como vê o homem; o homem vê a aparência, mas Deus vê o coração”.
• O propósito de Deus era agradar a Deus. Deus viu isso em Davi e o escolheu. Nosso coração anseia por Deus? Ele se deleita em Deus? Tem prazer em agradar a Deus?

II. A DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER A DEUS

1. Saul persistente na desobediência
a) 1 Samuel 13.13,14 “Então disse Samuel a Saul: procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Já não subsistirá o teu reino”.
• Saul não obedeceu. Não esperou o profeta Samuel chegar. Ele mesmo, pressionado pelos soldados, ofereceu o sacrifício. Ele usurpou a autoridade do profeta e desobedeceu as ordens de Deus.

2. 1 Samuel 15.9 – Saul desobedece mais uma vez. Deus deu uma ordem para ele destruir tudo dos amalequitas, mas ele não cumpriu a ordem de Deus.
• Vejamos o que Deus disse dessa atitude de Saul: 1 Samuel 15.10-23:
a) Arrependendo-me de ter constituído Saul como rei porque deixou de me seguir e cumprir as minhas palavras;
b) A rebelião é como o pecado da feitiçaria;
c) Visto que rejeitaste as palavras do Senhor, ele também te rejeitou a ti para que não seja rei.

3. Davi tinha um coração obediente
• 1 Reis 15.5 “Porquanto Davi fez o que era reto perante o Senhor e não se desviou de tudo quanto lhe ordenara, em todos os dias da sua vida, senão no caso de Urias, o heteu”.
• O sonho de Davi não era se exaltar nem se gloriar. Pelo contrário, ele queria honrar a Deus, construindo-lhe uma casa.

Clique aqui para ler o texto na íntegra

Rev. Hernandes Dias Lopes

3 Comentários

  • Leila Esper Martinello Posted 7 de maio de 2010 22:49

    É muito bom ler um texto deste, sendo que poucos dias atras estava meditando sobre o comportamento dos Reis, Davi e Saul, exatamente neste apecto.
    Quando li cheguei a ficar euforica: alguém escreveu meus pensamentos.
    Deus continue a abençoar e dar condiçoes ao Pastor Hernandes, a quem tenho muita admiração e respeito.

    “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.” At 2.44

  • janderson Torres Posted 24 de setembro de 2014 11:49

    muito interessante tirei as minhas dúvidas obrigado

    • Suenia Santos Posted 23 de abril de 2019 1:41

      Saul foi escolhido por Deus, e Saul era obediente ao seu pai e humilde . 1 Samuel 10 fala sobre a escolha de Deus e os requisitos, sim o povo pediu um rei e isso não agradou a Deus, mas Deus não escolheria um desobediente para liderar o seu povo, Deus jamais iria mandar um profeta ungir um desobediente, ao contrário quando Samuel ungiu Saul no versículo 24 E Samuel disse a todos: “Vocês vêem o homem que o Senhor escolheu? E quando Samuel fala com Saul no versículo 10 O Espírito de Deus se apossou dele, e ele profetizou no meio deles. Agora Saul decidiu desobedecer e continuar no pecado tornando-se um iníquo, diferente de Davi que também pecou, mas se arrependeu e buscou o perdão de Deus, a maioria dos pregadores falam como se fosse o povo que escolheu e ungiu Saul e na verdade o povo nem sabia quem Deus tinha escolhido.

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *