Transformando o caos em cosmos

Neemias foi um líder de qualidades superlativas. Em cinqüenta e dois dias ele restaurou os muros quebrados da cidade de Jerusalém que estavam em ruínas há mais de cem anos. Ele transformou o caos em cosmos. Mas, ele não apenas ergueu muros, mas também restaurou valores e princípios que deram ao povo uma nova perspectiva de vida. Quais foram as características desse líder que transformou o caos em cosmos, os escombros em ordem?

Em primeiro lugar, Neemias foi um homem que teve coragem de fazer perguntas. Ele perguntou ao seu irmão Hanani acerca de Jerusalém e da situação do povo que lá estava. Ao saber da condição de insegurança, pobreza e desprezo em que a cidade e o povo se encontravam se sentiu responsável para ser a resposta de Deus para a solução do problema. Fazer perguntas abre-nos o caminho para informações que podem mudar nossa vida, nossas prioridades e nosso destino. O chamado e a vocação de um homem podem advir do conhecimento de uma necessidade.

Em segundo lugar, Neemias foi um homem que teve empatia com o drama de outras pessoas. Ele era copeiro do rei Artaxerxes, o maior monarca do mundo em seu tempo. Ele vivia uma vida palaciana cercado de honrarias e conforto. Mas, ao saber da triste situação do seu povo chorou, jejuou e orou durante quatro meses, pedindo a Deus uma estratégia para socorrer a cidade dos seus pais. O sofrimento dos outros deve nos levar às lágrimas e à ação. O conhecimento nos responsabiliza. Somente pessoas de coração quebrantado podem transformar o caos em cosmos. Somente pessoas que choram diante de Deus podem se levantar com ousadia diante dos homens para arrancá-las dos escombros.

Em terceiro lugar, Neemias foi um homem de oração e ação. Neemias ao saber do drama do seu povo orou confessando a Deus o seu pecado e o pecado do seu povo. Mas, ele não apenas orou, ele agiu. Ele não apenas buscou os recursos do céu, ele tomou medidas práticas para solucionar o problema. Ele falou com Deus e com o rei. Ele pediu a Deus direção e foi falar ao rei. Ele pediu ajuda aos céus e fez súplicas ao rei para enviá-lo a Jerusalém, dando-lhe recursos e homens para tirar a cidade do sepulcro de seus pais das cinzas. Os líderes mais práticos são aqueles que oram. Os líderes que oram são os homens mais eficazes na liderança.

Em quarto lugar, Neemias foi um homem que liderou pela força e pelo exemplo. Neemias demonstrou sabedoria e firmeza em investigar a situação antes de lançar-se ao trabalho, em encorajar e mobilizar o povo para a obra, em contornar situações domésticas embaraçosas, em enfrentar os truques e ardis dos inimigos, em coordenar o trabalho para que todos pudessem trabalhar com disposição. Mas, o êxito de sua missão só foi alcançado porque Neemias foi um exemplo. Sua vida era irrepreensível, seu caráter impoluto, sua conduta ilibada, seu testemunho um exemplo. A vida do líder é a vida da sua liderança. Sem exemplo, o líder deixa brechas em sua armadura e facilmente torna-se alvo das setas envenenadas dos inimigos.

Em quinto lugar, Neemias foi um homem que fez reformas físicas e também espirituais. Neemias  precisou apenas de cinqüenta e dois dias para levantar os muros caídos da cidade de Jerusalém, mas precisou de vários anos para levantar a vida espiritual do povo. As reformas físicas são mais fáceis do que as reformas espirituais. Lidar com pedras é mais fácil do que lidar com pessoas. Para levantar muros e assentar portas bastam apenas os recursos da terra, mas para reconstruir vidas é imperativo os recursos do céu. Não basta ter reformas físicas sem a restauração da vida espiritual. Não é suficiente levantar os muros e reparar as portas da nossa Jerusalém se não colocarmos também nossa vida certa com Deus. Neemias liderou o povo numa profunda reforma espiritual. Então, os inimigos foram envergonhados e o povo de Deus celebrou festa ao Senhor. O caos foi transformado em cosmos. A ordem levantou-se dos escombros e o nome de Deus foi glorificado.

Rev. Hernandes Dias Lopes

1 Comentário

  • Rebeh Posted 16 de abril de 2010 9:15

    Que texto maravilhoso, bem redigido, impressionante! Porém, para muitos fica difícil localizar na Bíblia o que foi redigido. Sei que a “Palavra da verdade” foi a base para o assunto supra, no entanto, muitos leigos e analfabetos na Palavra encontram limitações diante deste texto. É apenas uma sugestão, que na minha opinião ampliaria a visão do leitor. Neemias realmente deve nos inspirar a fazer a obra de Deus avançar, e avançar rápido!
    Que Jeová de bentiga hoje e sempre!

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *