Uma coisa ainda te falta

Referência: MARCOS 10.17-23

Esse texto tem uma mensagem profunda e um aviso solene para o seu coração nesta hora.

A) PONTOS DE DESTAQUE NA VIDA DESTE HOMEM

I. Era jovem – Mt 19.20 = Tinha saúde, vigor, vida, força, amigos.
II. Era riquíssimo – Lc 18.23 = Possuía tudo que este mundo podia lhe oferecer: Casa, bens, conforto, luxo, fausto, banquetes, festa, jóias, propriedades, diversão, dinheiro.
III. Era proeminente – Lc 18.18 = Era um homem de posição. Possuía status. Fama. Glória. Apesar de ser jovem, já era rico, era um prodígio. Era um fen”6meno. Era líder, famoso, influente. Talvez oficial da sinagoga. Moço de elevada reputação e grande prestígio social.
IV. Era ético – Mc 10.20; Mt 19.20 = Ele era portador de excelentes predicados morais. Bom comportamento. Fina educação. Moço sincero. Sem jaça. Íntegro. Não vivia nas orgias. Não era adúltero nem desonesto. Vivia um vida honrada, pura, dentro dos mais rígidos padrões morais. Possuía um excelente conduta exterior. Era um homem virtuoso.
V. Era insatisfeito com a sua vida – Mt 19.20 = “…Que me falta ainda?” = Tinha tudo para ser feliz. Possuía tudo que o mundo podia lhe oferecer, mas seu coração continuava vazio. “Deus pôs a eternidade no coração do homem…”. Seu dinheiro, sua posição não preenchem o vazio da sua alma. Ele estava cansado daquela vida. Nada satisfazia seus anseios. Sua vida era uma busca constante. Ser correto não basta, ser religioso não é suficiente.
VI. Era sedento de salvação – Mc 10.17 = Aquele moço tinha sede de Deus. Tinha sede de vida eterna. Estava ansioso. Ele sabia que ainda não possuía vida eterna. Ele não queria enganar a si mesmo. Ele queria ser salvo.
VII. Ele foi à fonte certa, à pessoa certa: JESUS – Mc 10.17 = Ele foi a Jesus. Ele buscou o único que pode salvar. Ele já tinha ouvido falar de Jesus. Sabia que Ele já salvara tantas pessoas. Sabia que Jesus era a salvação para a sua vida, a resposta para o seu vazio. Ele não busca atalhos. Ele vai direto a Jesus.
VIII. Ele foi a Jesus com pressa – Mc 10.17 = Muitos querem ser salvos, mas deixam para amanhã. Protelam, adiam. E vão para o inferno. Esse moço corre. Ele tem pressa. Ele não agüenta mais esperar.
IX. Ele foi a Jesus de forma reverente – Mc 10.17 = Ele se humilhou. Se ajoelhou. Se quebrantou. Ele foi com a atitude certa.
X. Ele foi amado por Jesus – Mc 10.21 = Jesus o amou. Jesus viu o conflito do seu coração. Jesus diagnosticou o seu vazio. Jesus viu a sua sede de salvação. Jesus viu o seu desespero existencial. Jesus se importou com ele. Jesus também ama você.

B) ENGANOS FATAIS DESSE HOMEM

I. Ver a Jesus apenas como Mestre e não como Deus – Mc 10.17,18 = Para ser salvo não basta apenas seguir os ensinos de um mestre, é preciso se curvar diante de Deus. É preciso saber que Jesus é Deus.
II. Ver a salvação como mérito e não como presente da graça de Deus – Mc 10.17 = Seu desejo de ter a vida eterna era sincero, mas estava enganado quanto à maneira de alcançá-la: queria obter a salvação através da obediência externa aos mandamentos. Todas as religiões do mundo ensinam que o homem precisa merecer a salvação. Exemplo: Na Índia multidões no desejo de ser salvos deitam sobre camas de prego ao sol escaldante; balançam-se sobre um fogo baixo; sustentam uma mão erguida até se tornar imóvel; fazem longas caminhadas de joelhos.
III. Não tem consciência de que é pecador – Mc 10.20 = a) Não amou a Deus sobre todas as coisas = Era idólatra. Seu deus era o dinheiro. Fez-se escravo dos seus bens. Amava mais seu dinheiro que a vida eterna. Seu pecado não era ser rico, possuir muito dinheiro, mas ser possuído pelo dinheiro; b) Não amou ao próximo como a si mesmo = Vivia egoísticamente para si. Amava mais as coisas do que as pessoas. Ele era um míope espiritual. Tinha um alto conceito de si mesmo. Era respeitável por não fazer coisas erradas.
IV. O jovem rejeita a Jesus, renuncia a vida eterna e sai triste – Mc 10.21,22 = Ele queria a vida eterna, mas amava mais o seu dinheiro. Prefere ir para o inferno que abrir mão do seu dinheiro. Mas que insensatez, ele não pode levar um centavo para o inferno. Ele rejeita Jesus e as suas exigências. Rejeita confiar em Jesus. Rejeita seguir a Jesus. Rejeita a alegria eterna da salvação, sai triste com sua riqueza. Entre o dinheiro e Cristo escolheu o dinheiro e rejeitou Cristo.

CONCLUSÃO

1. Há pessoas que desejam salvar as suas almas e não conseguem.
2. Um ídolo entronizado no coração pode levar você a perder a sua alma para sempre. Você deseja mesmo ser salvo? Já renunciou tudo o que o impede de se render a Cristo?

Rev. Hernandes Dias Lopes.

3 Comentários

  • David Reis Posted 15 de janeiro de 2012 8:44

    Realmente as pessoas estão cegas quanto ao caminho da vida eterna, querem recebe-la, mas não querem perder nada. Aqueles que querem seguir a Jesus, precisam renunciar, perderem alguns privilégios, precisam se humilhar. Paz seja com todos.

  • claudiomar crispim de lima Posted 14 de agosto de 2013 16:12

    muito pregam prosperidade financeira por ai,e estao esquecendo da salvaçao que foi o verdeiro proposito de jesus na terra como ele nos mostra nesta passagen

  • João Batista C Dias Posted 21 de setembro de 2014 15:41

    Excelente! Estava ruminando essa história para a pregação dessa noite e seu artigo muito me ajudou! Obrigado

Responder

Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *