QUAL É A ORIGEM DO UNIVERSO?

Qual é a origem do universo? Surgiu espontaneamente? É resultado de uma mega explosão? É fruto de uma evolução de milhões e milhões de anos? Ou foi criado? É evidente que o universo é formado de matéria e energia, e matéria e energia não criam a si mesmas. Também é sabido que o universo é governado por leis e leis não estabelecem a si mesmas. Fica a pergunta: De onde veio a matéria? Quem estabeleceu as leis que governam o universo? O livro de Gênesis nos oferece resposta a estas perguntas.

Destacaremos três verdades preciosas pontuadas no início do livro dos inícios:

Em primeiro lugar, Deus, o Pai é a fonte de todas as coisas (Gn 1.1). “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Este texto deita por terra a ideia de que a matéria é eterna. Também refuta o ateísmo, o panteísmo, o politeísmo e o evolucionismo. O universo teve um começo, porque antes do começo só Deus existia. Só Deus é eterno. O universo não foi criado, no princípio, de matéria preexistente. Deus trouxe à existência o que não existia. Do nada, ele tudo fez. Deus trouxe à existência a terra e os céus. Todos os mundos estelares foram criados. Todo este vasto universo, com mais de noventa e três bilhões de anos-luz de diâmetro tem o próprio Deus como sua única fonte.

Em segundo lugar, Deus, o Espírito Santo é o energizador de todas as coisas (Gn 1.2). “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Há alguns estudiosos que tentam ver neste versículo um hiato de tempo entre a criação original e o aparente caos aqui descrito. Os defensores dessa teoria do hiato tentam encaixar nesse período a queda no mundo angelical. Porém, a teoria do hiato é uma tentativa de conciliar o registro da criação com o evolucionismo, a fim de justificar que a terra é muito mais antiga que a raça humana. O texto, porém, não nos permite essa interpretação. A narrativa da criação em Gênesis 1 fala sobre as etapas pelas quais Deus trouxe forma à terra informe e seres vivos à terra vazia. Não há contradição entre o registro do versículo 2 com a narrativa da criação inicial do versículo 1. A criação inicial (versículo 1 e 2) não estava completa, como se constata no final do sexto dia da criação. Ela foi sendo realizada em etapas. Poderíamos então traduzir os dois primeiros versículos assim: “No princípio Deus criou o espaço e a matéria, e a matéria criada era inicialmente sem forma e inabitada”. O Espírito Santo pairava sobre as águas, energizando a obra criada, trazendo vida à criação de Deus. Isso está de acordo com o que diz a Escritura: “Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra” (Sl 104.30).

23Em terceiro lugar, Deus, o Filho é o revelador de todas as coisas (Gn 1.3). Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Deus criou por meio de sua Palavra. A Palavra é o Verbo e o Verbo fala da ação divina, como diz o apóstolo João: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3). O Deus Filho é o agente da criação. Foi por meio dele que Deus fez o universo (Hb 1.2). O apóstolo Paulo diz: “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Cl 1.16). O mesmo que trouxe luz das trevas, é aquele que resplandece em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo (2Co 4.6). Jesus é o Verbo divino, que se fez carne (Jo 1.1,14). Ele é a luz do mundo (Jo 8.12), em quem não há treva nenhuma (1Jo 1.5). Ele trouxe luz ao universo na criação e traz luz aos que são regenerados para uma vida esperança.

 

Rev. Hernandes Dias Lopes

2 comentários em “QUAL É A ORIGEM DO UNIVERSO?”

  1. Matheus Rodrigues

    Pastor, entendo que explicações baseadas em Gênesis para a origem do Universo são pobres. Primeiro, porque o universo pode sim ter surgido do nada. A teoria da ausência das condições de contorno de Stephen Hawking demonstra, matematicamente, a sua possibilidade. Ainda de acordo com a teoria de Hawking, nos primórdios, tempo e espaço não formavam o mesmo contínuo, pelo que não faria sentido falar em antes do Big Bang. Ainda, há uma teoria de que o nosso Big Bang na verdade foi o Big Crush de outro universo anterior.

    1. Primeiro, o Big Crunch, ou em português, o Grande Colapso, era uma hipótese, já descartada, e Stephen Hawking era um miserável carente da graça. Segundo que, Essa é a inferência de Gênesis 1.1 que diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”.A frase “os céus e a terra” inclui a totalidade do universo, O salmo 33 também nos diz: “Mediante a palavra do SENHOR foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca […] Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu” (Sl 33.6,9). No NT encontramos uma afirmação de caráter universal no começo do evangelho de João: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito” (Jo 1.3). A expressão “todas as coisas” é mais bem entendida como referindo-se à totalidade do universo (cf.At 17.24; Hb 11.3). Paulo é totalmente explícito em Colossenses 1 quando especifica todas as partes do universo, tanto as visíveis como as invisíveis: “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele” (Cl 1.16). Portanto um cristão genuíno crê pela fé (assim como nosso amado pastro), e confirmandoHebreus 11.3 diz: “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível”. Essa tradução reflete de modo exato o texto grego. Embora o texto não ensine realmente a doutrina da criação ex nihilo , ele chega próximo de fazer isso, visto que diz que Deus não criou o universo de nada que é visível. A idéia um tanto estranha de que o universo poderia ter sido criado de alguma coisa que era invisível provavelmente não estivesse na mente do autor. Ele está contestando a idéia de a criação ter vindo de alguma matéria preexistente, e para esse propósito o versículo é inteiramente claro.

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