aliança

O ARCO-IRIS DE DEUS

            O arco-íris é um símbolo da aliança de Deus, de que não destruiria novamente a terra por intermédio de um dilúvio. Esse sinal era visível, notável, colocado nas nuvens para todos verem. Nas Escrituras há três momentos em que esse sinal é visto. Vamos destacar aqui esses três momentos e extrair algumas lições para …

O ARCO-IRIS DE DEUS Leia mais »

UM PROJETO ARROGANTE, UM JUÍZO CERTO (Gênesis 11.1-9)

A torre de Babel é um emblema da arrogância humana e do juízo divino. Ninrode edificou um império e fundou cidades-estados (Gn 10.8-12). Essa geração ímpia, quis tornar o seu nome célebre e inverter o propósito de Deus de repovoar a terra (Compare Gn 9.1 com Gn 11.4). Desse episódio podemos tirar duas lições: Em …

UM PROJETO ARROGANTE, UM JUÍZO CERTO (Gênesis 11.1-9) Leia mais »

OS PILARES DA NOSSA SALVAÇÃO

“Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo…” (1Pe 1.2). O apóstolo Pedro endereça sua primeira epístola aos forasteiros da dispersão que estavam enfrentando o fogo ardente do sofrimento. Inobstante às circunstâncias hostis, mostra àqueles crentes, exilados da eternidade, que podiam …

OS PILARES DA NOSSA SALVAÇÃO Leia mais »

OS PRIVILÉGIOS DAQUELES QUE TEMEM AO SENHOR (Sl 25.12-14)

            Temer ao Senhor é o primeiro passo rumo à sabedoria. O temor do Senhor é o portal da felicidade. O texto supra trata de cinco privilégios daqueles que temem ao Senhor. Vejamos: Em primeiro lugar, aqueles que temem ao Senhor são instruídos por ele a tomar as decisões certas na vida (Sl 25.12). Não …

OS PRIVILÉGIOS DAQUELES QUE TEMEM AO SENHOR (Sl 25.12-14) Leia mais »

Reforma espiritual: uma aliança com Deus

Referência: Neemias 9.38 e 10.1-39 INTRODUÇÃO 1. Uma reforma estrutural – Jerusalém passara por uma grande reforma física, econômica, social e espiritual. Os muros foram reconstruídos, as portas queimadas foram levantadas. Os ricos devolveram as terras e casas que haviam tomado dos pobres. Os sacerdotes voltaram a cuidar da Casa de Deus. 2. Uma reforma …

Reforma espiritual: uma aliança com Deus Leia mais »

Aliança perigosa

Referência: Josué 9.1-27 – O diabo é mais perigoso em sua astúcia do que em sua fúria. Ele é mais perigoso em suas ciladas do que em sua força. Ele é mais perigoso quando trabalha em surdina do que quando nos enfrenta cara a cara.